DicasGuia completoMobilidadeMultimediaNotícias

Converta filmes para ver no smartphone ou tablet com o HandBrake

Se gosta de ver filmes onde quer que esteja pode usar um portátil, mas se quer mobilidade a sério só com um tablet ou smartphone. Se os filmes estiverem em formato MKV estão fora do alcance de grande parte dos leitores de vídeo standard destes dispositivos móveis. Nós vamos ajudá-lo a resolver este problema.

Vai precisar de
Windows XP ou superior
Mac OS X
Handbrake

Além da maioria do tablets e smartphones não reconhecerem o formato MKV sem a ajuda de uma app especifica, estes ficheiros são demasiado grandes e ocupam espaço precioso na memória de armazenamento – alguns chegam mesmo a ter mais de 10 GB, mais que a armazenagem base de muitos dispositivos. Os MKV ripados de um DVD ou descarregados da Internet não têm vídeo nem áudio muito comprimido, sendo por esta razão que ficamos com ficheiros de média tão grandes. Ao comprimir estes ficheiros para um formato mais amigável dos dispositivos móveis vamos ficar com um filme onde se nota pouco a perda de qualidade de imagem. Além disso, não precisamos de ter som 5.1 para usar no tablet ou no smartphone.

Filmes em 720p poupam 40% de espaço em relação ao 1080p

Os programas que fazem a conversão estão cheios de opções onde pode ajustar a qualidade final à sua medida, mas preferimos que não se perca nas dezenas de filtros existentes para o fazer – ao contrário disso, vamos dar-lhe uma solução mais eficaz e rápida para converter os ficheiros de vídeo MKV. A primeira sugestão que lhe damos é optar pela resolução 720p. Apesar de já haver terminais com ecrãs 1080p, a diferença de qualidade não justifica optar pelo Full HD, que acaba por nos dar um ficheiro mais “pesado”. A poupança em termos de espaço pode chegar a 40%, se escolhermos 720p em vez dos 1080.

PCGuia
1 – O programa que vamos usar para fazer a conversão chama-se HandBrake. Pode fazer o download gratuito em handbrake.fr. Este software combina funcionalidades básicas com as mais avançadas, ou seja, os tais filtros de que já falámos. Instale o programa para iniciar o carregamento de filmes para a conversão.

PCGuia
2 – Não se assuste com a quantidade de opções que a interface do HandBrake lhe mostra! Prometemos que vamos manter a conversão simplificada e vamos cumprir. Comece por clicar em ‘Source’ e ‘Open File’. Escolha o ficheiro MKV que quer transformar num filme para tablets e smartphones. Carregue em ‘Open’ para passar o ficheiro para o programa.

PCGuia

3 – No lado direito da interface do HandBrake vai ver uma lista com uma série de dispositivos móveis. Aqui tem de escolher qual o que melhor identifica o destino do filme convertido: desde o iPhone a tablets Android, passando pela Apple TV, iPod e até um formato universal compatível com grande parte de outros terminais. Ao fazer esta escolha, o programa ajusta todas as definições de forma automática para criar um ficheiro optimizado.

PCGuia

4 – Ainda antes de dar início à conversão, vamos apenas ajustar algumas definições de qualidade no separador ‘Video’, à esquerda. Aqui, repare no slider ‘Constant Quality’. Por defeito deve estar com o valor 20, mas vamos reduzir um pouco para termos um ficheiro mais pequeno sem que a qualidade de vídeo final seja muito afectada. Mova o ponteiro para a esquerda para obter valores maiores. Aqui, a medida funciona ao contrário: quanto mais alto o valor, menor será a qualidade. Vamos apontar para 40.

PCGuia

5 – Lembra-se de lhe dizermos que a qualidade de som não precisa de ser 5.1? Então vamos confirmar que não ficamos com um ficheiro de vídeo com este tipo de áudio. Entre na tab com este nome, à direita de ‘Video’, e verifique que em ‘Mixdown’ não está escolhida a opção 5.1 – em vez disso, opte por ‘Stereo’. Para baixar um pouco mais o tamanho do ficheiro, escolha um ‘Bitrate’ mais baixo que o valor apresentado. Experimente 96.

PCGuia

6 – Acabados os ajustes, está na altura de converter o nosso ficheiro. Em ‘Destination’ escolha a pasta para onde quer que seja enviado o vídeo final e dê-lhe um nome. Depois disto, clique no botão verde ‘Start’. O vídeo vai levar alguns minutos a ficar pronto, agora num formato muito mais amigo da mobilidade, o MP4. Finalmente, tem agora de o transferir para o seu dispositivo móvel. Para isso, recomendamos duas apps: VLC para iOS e MX Player para Android.

PCGuia
Pedro Tróia
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link