DicasGuia completoInternetJogosNotícias

Como emitir um jogo para a Internet através do Twitch

Desta vez vamos ensinar-lhe a emitir um jogo para a Internet através do serviço de streaming Twitch e, quem sabe, ajudá-lo a transformar-se numa estrela global.

O Twitch foi lançado há cerca de dois anos e depressa se tornou o serviço de streaming para todos os que querem emitir jogos para a Internet. Este serviço foi criado por Emmet Shear e Justin Kan, o mesmo que fundou a plataforma Justin.TV, já tem 45 milhões de visitas por mês com uma média de 95 minutos vistos por visita.

O Twitch cresceu lado a lado com jogos como o League of Legends, um dos jogos multiplayer gratuitos mais usados em todo o mundo. Mas não é só este: há também o DOTA 2, Hearthstone: Heroes of Warcraft e Counter Strike: Global Offensive.

Tal como acontece no YouTube, no Twitch pode passar horas a procurar vídeos ou, se quiser, pode criar o seu próprio canal para fazer as suas emissões.

Precisa de:

Uma conta no serviço Twitch. É gratuita e pode registar-se em www.twitch.tv.

OBS

Open Broadcasting Software. Trata-se de um programa de emissão do que se está a passar no seu ecrã. Pode obtê-lo em hobsproject.com

Como funciona

O Twitch suporta uma grande quantidade de clientes de streaming e liga directamente com o DOTA 2. Mas a solução mais completa para se lançar nas lides das emissões de jogos para a Internet é através de um programa gratuito chamado OBS ou Open Broadcast Software que é muito fácil de configurar. Mas nem tanto de afinar para obter os melhores resultados possíveis.

Twitch

A primeira coisa a fazer é dar uma vista de olhos ao Twitch. No site vai encontrar vários streams gravados ou em directo de pessoas de todo o mundo. Tal como acontece com o Youtube, não existe uma receita para o sucesso de um vídeo no Twitch, no entanto, se jogar bem é um começo. Jogos como League of Legends atraem muita gente porque os amantes deste título estão sempre à procura de aprender novos truques para derrotar os seus adversários. Por isso, aqui o sucesso também passa muito pela investigação.

Dar uma cara ao “artista” também pode ajudar, por isso neste tutorial vamos também ver como se consegue ligar uma câmara para que se possa mostrar ao mundo. Uma coisa é certa, neste caso tem de saber rir-se da porcaria que fizer no jogo. Nada é pior que o silêncio…

No Twitch um dos marcos a atingir é conseguir 500 seguidores regulares e fazer emissões pelo menos três vezes por semana. Nessa altura vai transformar-se num “Twitch Partner” podendo receber parte dos lucros que o serviço obtiver com os seus vídeos. Pode até ganhar dinheiro através de assinaturas pagas, se quiser fechar o seu canal.

Atrair 500 espectadores regulares pode parecer difícil mas consegue-se principalmente se souber servir-se das redes sociais. Crie uma conta no Twitter com o seu handle do Twitch e siga outros utilizadores do serviço. Se criar um canal no YouTube para publicar os seus “best of” também ajuda. O software OBS também permite apenas gravar os vídeos para edição e upload posterior.

Por falar em edição, se não quiser fazer directos também não faz mal, porque pode sempre fazer upload de vídeos editados, tipo Youtube.

Depois de criar a sua conta de Twitch são-lhe dadas várias opções para a personalizar e configurar. No menu Channel and Videos pode adicionar um banner, tem que ser em formato 16:9, para dar as boas-vindas ao seu canal. Pode também acrescentar uma imagem de fundo, que não deve ser muito escura.

O ecrã Dashboard é onde se alteram as definições de emissão do Twitch. Aqui encontra uma antevisão do seu canal e pode definir o nome da emissão e do jogo que está a jogar. Para além disto existe também um arquivo das suas emissões anteriores e um histórico que serve para lhe dar uma ideia dos conteúdos que atraíram mais pessoas.

A Stream Key é muito importante porque é usada para identificar o seu canal perante programas como o Open Broadcast. É boa ideia mandar esta chave para si próprio por email para não a perder.

Configurar o software de gravação

Para começar as suas emissões para a Internet descarregue o software OBS a partir de https://obsproject.com e dê dois cliques em cima do ícone para o activar. Clique no botão ‘Definições. Adicione um nome de perfil, depois clique no separador Codificação. Clique em ‘Usar CBR’. O bit rate máximo pode variar entre 500 e 3500 Kb/s. Este valores podem ser superiores o que resulta numa melhor imagem mas que por outro lado terá impacto na performance do computador e na ligação à Internet. Para começar coloque 1800 Kb/s.

PCGuia

Depois aceda a ‘Definições de Transmissão’. Em ‘Modo’, escolha ‘Transmissão ao vivo’, que no serviço está escolhido o Twitch/Justin TV. Escolha o servidor que está mais perto do sítio onde se encontra. Cole a stream Key do Twitch na caixa indicada para ligar o OBS ao Twitch. Escolha a opção Guardar para ficheiro e indique a pasta para onde quer guardar as suas gravações. Não se esqueça que o vídeo ocupa muito espaço no disco, por isso certifique-se de que tem espaço suficiente.

PCGuia

O OBS inclui um sistema de combinações de teclas para fazer arrancar uma emissão mesmo que já esteja a jogar. Pode programar as combinações de teclas que quiser usar, mas certifique-se que a combinação de teclas não é usada no jogo. O mais simples é usar uma combinação de três teclas porque raramente um jogo usa mais que duas para uma qualquer função. No menu vídeo encontra a opção para fazer o downscale do stream de vídeo o que o pode ajudar se estiver com problemas de largura de banda ou se o computador ficar lento enquanto joga. A imagem fica um pouco pior.

O menu Audio é simples. Pode escolher combinações de teclas para o sistema Premir para falar se não quiser ter o microfone ligado em permanência. O Menu Microphone Noise Gate imita o sistema Push-to-Talk ligando apenas o microfone quando o nível da sua voz sob acima de um determinado volume.

No separador ‘Avançadas’ ligue a opção ‘Utilizar optimizações multithread’. Coloque o a prioridade dos processos do programa em ‘Normal’ e escolha um buffer de 400nms. Na compressão de vídeo escolha a opção ‘Very Fast’, a menos que tenha um máquina muito rápida.

PCGuia

Configure o Intervalo de Keyframe para 2 e ligue a opção ‘Usar CFR’. A opção ‘Ligar a interface’ tem que estar em ‘Default’ e o ‘Factor de ajuste de latência’ em 20. Aqui não precisa de mexer em mais nada. Estas são as configurações standard para obter o melhor compromisso entre qualidade de imagem e velocidade.

Para verificar as suas configurações active o League of Legends e coloque o jogo em modo de janela. Mude para o OBS, clique com o botão direito do rato em ‘Scenes’ e escolha ‘Add Scene’, dê-lhe um nome. Clique com o botão direito rato em ‘Sources’ e escolha ‘Add game capture’ e depois escolha ‘League of Legends’ do menu.

Clique em ‘Preview Stream’, deverá aparecer uma janela do League of Legends no OBS que apenas ocupará parte do ecrã. Volte para o jogo e coloque-o em modo de ecrã completo e volte para o OBS, a imagem do League of Legends deve agora ocupar a totalidade da janela de preview do programa. Para adicionar o seu logo clique em ‘Sources’, ‘Add’ e depois em ‘Image’. Procure a imagem que quer usar e adicione-a. Se quiser usar transparência escolha Use color key e escolha a cor que quer tornar transparente. O seu logo aparece por cima da imagem do jogo. Para ajustar a posição escolha ‘Edit Scene’ e arraste-o para o sítio do ecrã onde quer que apareça.

 Adicionar uma webcam e iniciar a primeira emissão

Pode usar o método descrito anteriormente para adicionar uma webcam, escolhendo ‘Video Capture Device’ no menu que aparece em ‘Sources’. Redimensione a janela da webcam e coloque-a num sítio onde não atrapalhe quem está a ver a sua emissão. Pode ainda editar a forma como os vários elementos se sobrepõem no mesmo ecrã ‘Sources’.

Está pronto para fazer a sua primeira emissão para a Internet. Se, no entanto, quiser experimentar, clique em ‘Start Streaming’ e depois em ‘Stop Streaming’, o OBS grava o stream para a localização do disco que especificou no início do tutorial, abra o ficheiro para ver se está tudo de acordo com o que quer.

Quando está a fazer o stream abra o dashboard do Twitch noutro ecrã como por exemplo num smartphone para que consiga ver o que se está a passar com stream em tempo real. Pode ajustar o bitrate e resoluçãoo de forma a tentar melhorar a qualidade da imagem e som sem afectar o jogo.

 

 

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×