Actualize o software do seu PC num fechar de olhos

Sempre que sai uma actualização para um programa que tem instalado no seu PC com Windows, lá temos nós que fazer o download da nova versão e instalá-la para que tudo funcione sem problemas. Com o Ninite, vamos ensinar-lhe a simplificar este processo.

Vai precisar de

Windows XP ou superior; Linux
Um browser para aceder a ninite.com
Pen USB (opcional)

O melhor desta solução é que o primeiro passo é feito on-line. O site ninite.com tem uma lista de aplicações para que escolha aquelas que tem instaladas no computador. Pode fazê-lo para Windows e para Linux, mas em ambas está limitado às opções que este site lhe oferece. Este é o único contra deste serviço. Porém, o software mais comum está lá todo: Skype, Chrome, Firefox, Steam, iTunes, Thunderbird, GIMP ou Open Office. De fora ficam, por exemplo, os programas da Microsoft (Office) e os de edição da Adobe. Outra da vantagens é que o instalador criado deixa de fora aqueles extras que ninguém quer ver no seu sistema operativo, como as barras de ferramentas para os browsers ou extensões que só servem para encher o disco rígido de spam.

Ninite
1. Entre no site ninite.com e veja quais as apps que tem instaladas no seu PC. Recomendamos que escolha todas as que puder, pois assim fica com um instalador que faz todas as instalações de uma vez. Mais acima, vai poder ver um feed que mostra as últimas aplicações que tiveram updates. Além de escolher os programas para actualizar, pode também escolher programas para instalar de raiz. Se houver uma app que lhe faz falta e estiver nesta lista, seleccione-a também.

Ninite
2. Quando tiver a sua escolha terminada (se tiver Linux, escolha essa opção do menu de topo), faça scroll para baixo e clique em Get Installer. Isto vai gerar um ficheiro de instalação que será transferido para o seu computador. Assim que o tiver do seu lado dê-lhe um duplo clique para que comece a fazer as instalações ou actualizações. Para ir acompanhado a evolução com mais detalhe, carregue em ‘Show details’ na janela da barra do instalador.

Ninite

3. De futuro, sempre que quiser fazer o update deste conjunto de programas não precisa de ir outra vez ao site do Ninite e repetir o processo todo, salvo se entretanto instalar novas apps. Se não for esse o caso, volte a usar o instalador que criou. Guarde este ficheiro numa pasta de fácil acesso ou numa pen onde tenha os seus programas favoritos, para que possa usar este truque noutros computadores.