DicasGuia completoNotícias

Recupere facilmente ficheiros apagados

A última versão de Wise Data Recovery permite-lhe procurar vários tipos de ficheiros como JPG e PNG ao mesmo tempo. Pode procurar ficheiros apagados em drives inteiras, externas ou internas, cartões de memória, pen drives ou partições.
Os resultados das buscas podem ser filtrados por data ou tipo.
Vamos ver então como funciona.


Atenção!

Se quiser recuperar ficheiros da sua drive de arranque (drive C: no Windows), onde também são instaladas as aplicações por defeito, não deve instalar a aplicação de recuperação nessa mesma drive visto que o facto de alterar o seu conteúdo diminui bastante as hipóteses de recuperar quaisquer ficheiros apagados.

Neste caso deve usar a aplicação a partir de uma pen USB ou de um DVD. De preferência que permita o arranque do computador.


 

Vai precisar de:
Wise Data Recovery
Computador com Windows XP, Vista, 7, 8 ou 8.1

PCGuia

1. Clique aqui para aceder à página de download e clique no botão de download para descarregar o programa para o seu computador. Dê dois cliques no ícone do ficheiro que descarregou e siga as instruções de instalação. O programa instala mais dois programas extra que pode remover facilmente depois de acabar o processo de instalação usando o painel de controlo Adicionar/Remover Programas.

PCGuia

2. Depois de acabado o processo de instalação dê dois cliques no ícone do programa. Para começar a procurar imagens que tenha apagado clique no menu ‘Categoria’ e escolha ‘Imagens’. Depois clique no menu ‘Drive’ e escolha a drive onde estavam gravadas as imagens, no nosso caso é um cartão de memória; depois clique em ‘Analisar’. Depois de algum tempo aparece uma lista dos ficheiros de imagem que foram apagados do cartão de memória. A coluna mais à direita indica a probabilidade de recuperação total dos ficheiros. A menos que indique «Pobre» ou «Perdido» os ficheiros quase de certeza que podem ser recuperados.

PCGuia

3. Devido ao facto de o Wise Data Recovery não permitir ver antevisões dos ficheiros terá de identificar as fotos através dos nomes dos ficheiros. Se os nomes não lhe disserem nada, pode sempre usar a funcionalidade ‘Última Modificação’, que ordena a lista pela data de apagamento. Escolha as que quer recuperar clique no botão ‘Recuperar’, escolha o sítio onde quer guardar os ficheiros e depois clique em ‘OK’. Clique outra vez em ‘OK’ depois de terminado o processo de recuperação para abrir a pasta onde os ficheiros foram guardados.

PCGuia

4. O Wise File Recovery também permite filtrar os resultados da busca por tipo de ficheiro. Por isso, se quiser apenas encontrar ficheiros .JPG, clique na barra de busca e escreva «*.jpg». Se quiser adicionar mais um tipo de ficheiro coloque um «|» e adicione-o. Se quiser mudar o local de busca clique no menu ‘Drive’ e escolha outra drive. No final clique em ‘Analisar’. Clique no «X» no menu ‘Categoria’ para ver o resultado da busca em todos os tipos de ficheiros.

PCGuia

5. Também se pode filtrar o resultado da busca por pasta ou outras localizações específicas. Assegure-se de que a caixa está vazia, escolha uma drive do menu e depois clique em ‘Analisar’ para ver uma lista de pastas da drive. Dê dois cliques numa pasta para ver os ficheiros descobertos nessa pasta ou clique em ‘All Files’ para ver todos os ficheiros encontrados nessa drive. Pode ordenar a lista por nome, tamanho, caminho ou probabilidade de recuperação clicando no topo da coluna correspondente na lista de ficheiros.

PCGuia

6. Pode usar a caixa de busca para filtrar os resultados por nome de ficheiro. Para filtrar e recuperar vários ficheiros da mesma categoria, mesmo que sejam de tipos diferentes, clique no menu ‘Categoria’ e depois clique numa das opções, por exemplo em ‘Documentos’. Clique com o botão direito em qualquer dos ficheiros e clique em ‘Escolher Tudo’, ‘Recuperar’, escolha o local para onde quer gravar os ficheiros recuperados e depois em ‘OK’ para iniciar o processo de recuperação dos ficheiros. No final clique em ‘OK’ para ver os ficheiros recuperados.

PCGuia

7. Para procurar mensagens de e-mail que tenham sido apagadas clique no menu ‘Categoria’ e depois clique em ‘Emails’. O programa só encontrará ficheiros de e-mail automaticamente se usar a pasta de e-mail por defeito do Windows na drive C:. Para procurar ficheiros comprimidos escolha ‘Compressed Files’. Para ver se existem actualizações ao programa clique no ícone de menu e depois em ‘Verificar Actualizações’.

 

PCGuia

5 comentários

  • Bom dia Pedro

    Penso que esta aplicação tem um pequeno senão. Se o que pretendo é recuperar ficheiros perdidos, quando instalo esta aplicação não corro o risco de destruir algumas das hipóteses de recuperar os meus dados? No meu entender, este tipo de aplicações deverá ser stand-alone, sem qualquer instalação.

    Cpts

    • Olá António,
      Sim claro! Este guia é mais apropriado para quem quer recuperar dados de cartões de memória ou drives externas. No nosso guia de ferramentas que deve ter sempre na drive USB falamos da Recuva, uma aplicação de recuperação de dados que não tem instalação que pode ser usada para recuperar dados de qualquer drive incluindo a de arranque.
      Vou corrigir o guia.
      Obrigado!

  • Pois, eu também uso o Recuva!
    O programa que sugerem tem algumas vantagens mais evidentes em relação a este último?

  • Muito bom artigo.
    Eu tive que recuperar dados de um disco com problemas mecânicos, porque infelizmente o software não chegou.
    Recorri a http://www.hd-rescue.com/ , penso que sejam especialistas neste tipo de recuperação.

Os comentários estão encerrados.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×