Programas essenciais que devem estar na sua pen drive de emergência

Quando o seu computador dá problemas como infecções de malware, problemas de disco ou falhas de hardware não há nada como ter à mão uma pendrive ou um CD com...

Quando o seu computador dá problemas como infecções de malware, problemas de disco ou falhas de hardware não há nada como ter à mão uma pendrive ou um CD com um conjunto de ferramentas sob a forma de programas que não necessitem de instalação.

Convencionou-se chamar a um programa que não necessita de instalação “portátil” (traduzido literalmente do inglês Portable) porque pode ser passado para um qualquer meio como uma pen drive ou CD/DVD e ser executado em qualquer computador.

Para além da resolução de problemas, existem muitos outros programas que podem ser usados desta forma, como Skype, o LibreOffice ou o browser Firefox.

Mas estamos aqui para falar de programas que lhe podem dar jeito quando a máquina não arranca.

Limpeza de vírus

Existem algumas ferramentas de limpeza de vírus que não necessitam de instalação, como é o caso do Stinger da McAfee. Ao contrário dos programas antivírus tradicionais, que ficam a funcionar mal arranca o computador, os programas como o Stinger servem para limpar os vírus da máquina se houver suspeita (ou a certeza) de que está infectada.

McAfee

A versão mais recente deste programa inclui novas funcionalidades como a possibilidade de procurar vírus em pastas específicas ou procurar infecções no Registo do Windows. Se o programa encontrar algum ficheiro infectado ou programa de malware pode tentar repará-lo, mandá-lo para uma zona de quarentena ou apagá-lo de todo.

Outro programa portátil que o pode ajudar no caso de infecção de vírus é o Panda Cloud Cleaner. Este programa funciona mais ou menos da mesma forma que o Stinger, mas compara os resultados com os de outros utilizadores na cloud de forma a evitar falsos positivos.

A Trend Micro também tem uma ferramenta deste tipo chamada Hijack This, mas é especializada na busca e resolução de problemas relacionados com alterações feitas ao sistema sem o consentimento do utilizador como acontece muitas vezes com programas e barras instaladas nos browsers de Internet.

Trend Micro

Diagnóstico de problemas de hardware

Depois dos vírus e outro malware, passemos ao diagnóstico de problemas. A versão portátil do programa de diagnósticos CPU-Z, permite descobrir uma grande quantidade de informação acerca do computador, como por exemplo as temperaturas de vários componentes ou a velocidade a que as ventoinhas estão a girar e mesmo o estado em que estão vários drivers necessários ao bom funcionamento do sistema operativo. Pode depois exportar esta informação para um ficheiro de texto para referência futura.
Na página web do CPU-Z clique apenas no botão ‘Download Now!’ roxo porque tudo o resto são anúncios. No ficheiro .zip que vai descarregar estão as duas versões: 32 e 64 bit.

CPU-Z

Outro programa deste tipo é o Speccy que gera relatórios menos completos que os do CPU-Z, mas que são mais legíveis pelos menos experientes tecnicamente.

Como muitos dos problemas de estabilidade dos computadores são causados pela memória, nada como ter um programa de diagnóstico dedicado como o Memtest86, que encontra em www.memtest.org. Este programa existe numa versão de instalação automática para pen drives USB. Na página web do programa clique em ‘Download – Auto-installer for USB Key’. Depois de descarregado dê dois clique no ícone e depois escolha a pen drive onde quer instalá-lo.

Remoção de lixo

Meses de instalações, actualizações e remoções de programas deixam para trás quantidades enormes de lixo electrónico sob a forma de ficheiros que não servem absolutamente para nada e que só ocupam espaço no disco e mesmo configurações no Registo que só servem para atrasar o arranque e o funcionamento do computador.

Piriform

Para resolver este problema existem várias aplicações dedicadas. Talvez a mais conhecida será a CCleaner.

Este programa procura todo este lixo electrónico que pode estar no seu disco, mas não limpa indiscriminadamente, permite ao utilizador guardar ficheiros como cookies que podem ser úteis quando se usam serviços online como o webmail.

Recuperação de ficheiros

Um programa indispensável na “caixa de ferramentas digital” de qualquer utilizador é o Recuva, uma pequena aplicação que serve para recuperar ficheiros que tenham sido apagados sem querer, encontra a versão portátil aqui.

Recuva

Neste caso a versão portátil é especialmente importante porque se quiser recuperar algo de jeito não poderá fazer quaisquer alterações ao disco onde está a informação que perdeu.

Dê dois cliques no ícone do programa para o activar e depois faça uma busca pelos ficheiros que quer recuperar, não se esqueça de que depois de os encontrar não deve gravá-los para o mesmo disco onde estavam porque isso pode inviabilizar a recuperação de outros ficheiros perdidos nessa unidade.

Problemas com áudio e vídeo

Muitas vezes descarrega da Internet ficheiros de áudio e vídeo que depois não tocam. Normalmente isto tema a ver com a falta de pequenos programas de descodificação de áudio e vídeo chamado CODECs. Para saber que CODEC estão instalados na sua máquina e os que são precisos para que certos ficheiros possam ser reproduzidos existe o G-Spot um programa portátil gratuito muito simples de usar que encontra aqui.

GSpot

Como construir programas portáteis

Apesar de muitos programas já terem versões portáteis oficiais existem vários que não as têm, mas nem tudo está perdido.
Comece por procurar uma versão do programa em www.portableapps.com. Se não existir pode usar uma aplicação para transformar um programa que necessita de uma instalação normal num programa portátil.

Cameyo

Aceda a www.cameyo.com para descarregar o Cameyo, uma ferramenta que serve para criar versões portáteis de programas com instalação que depois pode passar para uma pen drive e usar onde quiser.

Para criar uma aplicação portátil basta abrir o Cameyo e escolher que programa quer transformar em portátil e mandar o programa “empacotá-la”, em Inglês, “package”. O resultado é um ficheiro com extensão .exe que pode ser usado em qualquer computador com Windows.

Alguns programas antivírus dizem que o Cameyo é um vírus, no entanto não passa de um falso positivo.
Se tiver dúvidas, o Cameyo também existe na forma de um serviço online que pode ser usado clicando aqui.

Categorias
DicasespecialNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link