DicasNotícias

Opções para remover permanentemente os programas que (já) não usa

Se o seu computador está cheio de software que não usa pode ficar mais lento e demorar mais tempo a arrancar. A PCGuia indica-lhe vários programas que pode usar para remover as aplicações e respectivos ficheiros para sempre e fazer com que fique mais rápido e com mais espaço para o que realmente interessa.

A grande maioria dos utilizadores usam o painel de controlo do Windows quando querem remover programas do computador. Clicam em ‘Remover um Programa’ e esperam que apareça a lista de programas instalados no computador. E muitas vezes têm uma surpresa quando essa lista aparece porque têm muito mais programas instalados que os que usam na realidade e muitas vezes nunca ouviram falar deles.

O painel de controlo de remoção de programas do Windows não é muito eficaz, porque normalmente remove apenas os ficheiros dos programas, deixando para trás muita informação inútil como chaves de Registo, relatórios de erros e muita outra coisa que só serve para ocupar espaço no disco. Outro problema é que este painel de controlo não dá praticamente nenhuma informação sobre o programa que se quer remover.

Que programas remover?

MyUninstaller, é um pequeno programa que não requer instalação que lhe dá toda a informação que o Painel de Controlo do Windows não dá. Quando executa o MyUninstaller ele gera uma lista detalhada de todo o software que está instalado na sua máquina, incluindo elementos que normalmente não estão visíveis como plug-ins, barras de browser e muitos outros. A informações mostradas incluem de que site o programa foi descarregado, em que zona do Registo é que estão as informações do programa, que programa é que foi usado para o instalar e muitas outras coisas. Os detalhes podem ser alterados, adicionar comentários e exportar a lista para um ficheiro de texto.

Nirsoft

Como o MyUninstaller não necessita de instalação pode manter o programa numa pen USB para o poder executar em qualquer computador.

Outro programa deste género é o Advanced Uninstaller Pro, que pode ser encontrado em http://www.advanceduninstaller.com. Este programa também lhe mostra uma lista dos programas que tem instalados na sua máquina, mas para além disso também lhe mostra avaliações a esses programas feitas por utilizadores. Por exemplo, segundo os utilizadores do programa, o plug-in do Silverlight da Microsoft pode removido na grande maioria dos casos. Outras aplicações deste tipo são o Revo Uninstaller e o IObit Unsintaller, que oferecem interfaces de utilização muito simples, para além de serem actualizados regularmente.

As funcionalidades que estes programas oferecem são mais ou menos as mesmas em todos, por isso não vale a pena ter mais que um ou dois.

Neste artigo vamos falar das funcionalidades principais de cada um dos programas para o ajudar a escolher o melhor para as suas necessidades.

Forçando a remoção de um programa

Normalmente os programas que mais precisa de desinstalar são aqueles que são mais difíceis de remover. São os que reaparecem depois de os desinstalar ou que nem aparecem na lista de programas do painel de controlo de remoção de programas do Windows.

Isto não quer dizer que sejam vírus ou qualquer coisa parecida, normalmente quer dizer que é software mal desenhado e escrito. Existem também outros que resistem à desinstalação como forma de se protegerem contra tentativas de remoção por parte de vírus.

Muitos programas de desinstalação incluem uma funcionalidade que serve para forçar a desinstalação de software problemático. Isto pode ser um problema se remover um componente do Windows que seja necessário para o funcionamento do sistema operativo.

O Wise Program Uninstaller, ou WPU, é um pequeno programa que permite forçar a remoção de um qualquer programa instalado sem estragar o Windows.

Winse Uninstaller

Tal como outros programas mencionados neste artigo, o WPU mostra-lhe uma lista de programas que estão instalados e que inclui a data de instalação e espaço que ocupam no disco. O programa até lhe oferece a possibilidade de procurar mais informações acerca do programa através do Google. O que, por exemplo, o pode ajudar a encontrar um programa de desinstalação específico feito pelo editor responsável pelo programa que quer remover. Estes programas são a forma mais segura de remover, por exemplo, antivírus.

Para o usar o WPU para remover um programa ou componente do Windows, clique em cima do nome dele na lista que aparecer na janela do programa e depois no botão ‘Safe Uninstall’. Isto inicia a busca pelos ficheiros e configurações do programa a remover para verificar se se consegue desinstalar sem causar problemas ao sistema operativo ou qualquer outro software no seu computador.

Por outro lado, pode clicar no botão ‘Modify’, que pode estar inactivo em algumas situações. Esta ferramenta repara programas e instalações automaticamente, movendo-os para as pastas certas, por exemplo. Se o WPU detectar que o programa não pode ser removido em segurança, o utilizador pode forçar o programa a removê-lo na mesma clicando em ‘Forced Uninstall’. No entanto tenha em atenção que isto pode danificar o Windows.

Remover vários programas de uma só vez

Muitos programas especializados em remoção de software não incluem funcionalidades de remoção de software por atacado, o que dificulta um pouco se tiver muitos programas para remover. O IObit Uninstaller inclui uma ferramenta chamada Batch Uninstall. Tal como acontece com o WPU, o IObit Uninstaller é um programa que existe em versão portátil que não necessita de instalação. Depois de descarregar o programa, basta dar dois clique no respectivo ícone. Tal como acontece com outros programas deste tipo, a primeira coisa que aparece é uma lista dos programas que estão instalados na sua máquina; clique em ‘Batch Uninstall’ para ligar a funcionalidade de remoção de vários programas de uma só vez. Escolha todos os programas que quer remover e depois clique no botão ‘Uninstall’. Antes do processo de remoção iniciar é-lhe dada a possibilidade de criar um ponto de restauro do sistema para que possa desfazer quaisquer alterações que venha a fazer.

iOBit

O sistema de remoção de vários programas do IObit Uninstaller não funciona automaticamente, o utilizador tem sempre de confirmar a remoção de cada um dos programas.

O IObit Uninstaller inclui uma outra ferramenta que substitui o botão ‘Remover’ do Painel de controlo ‘Remover Programa’. Esta nova funcionalidade remove o programa e quaisquer ficheiros relacionados.

Para agendar a remoção de vários programas ao mesmo tempo existe o dUninstaller. Este programa é um pouco mais complicado de usar que os que foram abordados anteriormente, porque foi pensado para utilização por programadores. Pode ser usado através da linha de comandos do Windows.

Qualquer um destes programas pode “residir” numa pen USB para que esteja sempre disponível.

Remova o lixo

O Revo Uninstaller é o programa que oferece a interface mais simples de todos os que abordamos neste artigo, mas apesar disso é muito poderoso e consegue limpar grande parte do software não desejado do seu computador rápida e facilmente.

Quando o Revo começa a funcionar abre automaticamente a janela Uninstall, onde estão os ícones dos programas que tem instalados na sua máquina. Clique com o botão direito do rato em cima de qualquer um, depois escolha ‘Uninstal’ e depois clique em ‘Yes’ para remover os ficheiros associados. Depois o programa pergunta-lhe a profundidade da limpeza. A opção por defeito é ‘Moderate’, que remove o programa e a maioria dos ficheiros que ficavam para trás. Outras opções incluem ‘Built-in’, que usa o desinstalador do Windows para remover o programa, e ‘Safe’ que é um pouco mais poderoso que o ‘Built-in’ porque inclui também uma busca ao registo do Windows para que não fique nada para trás.

Revo

A opção ‘Advanced’ é a mais poderosa e a ideal para remover programas complicados. Esta opção só deve ser usada pelos utilizadores mais avançados. Qualquer que seja o modo escolhido, o Revo cria sempre um ponto de restauro para que possa retornar ao início se algo correr mal.

Tal como acontece com o Wise Program Uninstaller, o Revo permite-lhe descobrir mais detalhes sobre os seus programas através do Windows através de uma busca no Google.

O Revo Uninstaller é fácil de instalar e não inclui nenhum extra não desejado. Tem de ter atenção porque existem versões pagas e uma versão gratuita.

Pode também usar o GeekUninstaller. É também um programa que não requer instalação. Depois de iniciado, o GeekUninstaller mostra-lhe a inevitável lista de programas. Clique com o botão direito do rato em cima do nome do programa a remover e escolha ‘Force Removal’. Este programa tem de ser usado com cuidado para não remover um qualquer componente do Windows que faça falta.

Verificar se não sobra nada

Se usar o GeekUninstaller ou o Revo em modo Advanced para remover um programa não vai sobrar nada. Outros programas podem deixar alguns ficheiros para trás, mas nunca na mesma quantidade do desinstalador do Windows.

Mas se nunca usou um programa deste tipo pode ter o disco cheio de ficheiros que foram ficando de desinstalações anteriores feitas com o Painel de Controlo do Windows. Por isso, use um programa como o CCleaner para limpar os ficheiros desnecessários que possam ter ficado depois de remoções de ficheiros feitas através do Windows.

Depois de instalar, abra o programa e aceda a ‘Options’, ‘Settings’ e escolha ‘Run CCleaner when the computer starts’ para que o programa procure e apague ficheiros não desejados quando liga o computador.

Desta forma pode ter sempre a sua máquina a funcionar à velocidade máxima e o disco rígido livre de lixo.

PCGuia

2 comentários

Os comentários estão encerrados.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×