Como criar ficheiros que se autodestroem

Quick Crypt é um programa gratuito ( para ficheiros até 20 MB) que permite encriptar e desencriptar ficheiros rapidamente. Não tem de o instalar no PC, em vez disso...

Quick Crypt é um programa gratuito ( para ficheiros até 20 MB) que permite encriptar e desencriptar ficheiros rapidamente. Não tem de o instalar no PC, em vez disso coloca-o numa pen USB para que possa ser utilizado em qualquer computador.

Para além de encriptar ficheiros impedindo a acesso a pessoas que não tenham a palavra-chave, o Quick Crypt também permite definir uma data de validade, o que significa que estes se autodestroem se não forem desencriptados até ao fim do prazo. Pode usar este programa para manter os documentos privados ou enviá-los por e-mail em segurança.

 

PCGuia

  1. Clique aqui para aceder ao site do Quick Crypt, clique em ‘Quick Crypt 1.0’ no fundo da página. Abra o ficheiro zip descarregado, faça duplo clique no ficheiro, carregue em ‘Executar’, depois ‘Continuar’ e por fim ‘OK’. Uma vez aberto o programa arraste e largue o ficheiro que quer encriptar até ao campo com o nome ‘Target File’ ou carregue no ícone ‘Search’ (lupa), procure o ficheiro e depois clique em ‘Open’. Escreva uma palavra-passe, confirme e digite uma pista para a password (este passo é opcional). Se não quiser guardar o documento original no computador assinale o quadrado à frente de ‘Erase Target File’, no fundo da janela.

PCGuia

 

  1. Carregue no separador ‘Advanced’, use as setas para cima e para baixo no campo com o nome ‘File Expires’ para definir quantos dias quer que o documento dure antes de seautodestruir. Depois de clicar em ‘Encrypt File’ faça clique em ‘Yes’.PCGuia
    Quando vir a mensagem «File encription sucessful» carregue em ‘Close’. O ficheiro que encriptou vai agora ser convertido para o formato .qcf.

PCGuia

  1. Por causa de o Quick Crypt não ter um sistema de instalção, não é criado um atalho no Ambiente de Trabalho do WIndows. Para o abrir vá ao botão Iniciar e pesquise por «quick crypt». Quando aparecerem as opções clique em ‘Quick-Crypt-1.0’ e faça duplo clique no ficheiro executável e em seguida carregue em ‘Run’. Tenha em mente que, se enviar o ficheiro encriptado para alguém, essa pessoa também tem de descarregar o Quick Crypt para desencriptar o documento.
    Paradesencriptar arraste o ficheiro .qcf para o campo ‘Target File’. Seleccione ‘Decrypt File’. Para aceder ao ficheirodesencriptado no seu formato original carregue em ‘Close’ quando surgir a mensagem «File decrypted sucessfully».PCGuia
Categorias
DicasGuia completoNotícias
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link