DicasGuia completo

Resolva os problemas do computador através de controlo remoto

Tem um amigo que está com um problema no computador e quer ajudá-lo a resolvê-lo mas não consegue explicar como se faz pelo telefone?
A PCGuia mostra-lhe como pode ajudar qualquer um através do controlo remoto de um computador.

De que precisa

Windows XP, Vista, 7, 8 ou 8.1

Mikogo, que encontra aqui.

O Mikogo é um programa gratuito de controlo remoto que permite, como o nome indica, assumir o controlo de um computador através da Internet de forma a resolver problemas de software que possam existir.
Para além disto também permite que os utilizadores em cada uma das máquinas abram sessões de chat para poderem trocar impressões sobre o que está a ser feito nesse momento.
Vamos passar em revista as principais funcionalidades e como as pode usar para resolver um problema numa máquina que pode estar a quilómetros de distância.

1. Para criar uma conta gratuita no serviço aceda a www.mikogo.com com o seu browser e registe-se clicando em ‘Conta Grátis’. Clique no botão ‘Download’ para descarregar o programa.

Instale o programa. Quando activar o programa, clique no botão com as duas rodas dentadas para aceder ao painel de controlo e escolha a língua ‘Português-Portugal’. O programa vai pedir credenciais de acesso, insira as credenciais que usou para se registar no serviço. Não se esqueça de ligar a opção ‘Gravar utilizador e palavra-passe’ para não ter de andar sempre a inserir as credenciais de cada vez que inicia o programa.

2. De seguida vai aparecer um a janela com seis opções. Se clicar na primeira que tem um botão parecido com um botão de energia vai aparecer um menu. Clique nesse menu e escolha a opção ‘Support’, depois em ‘Iniciar Sessão’ e depois em ‘Ver & Controlar’. Por fim clique em ‘OK’ para iniciar a sessão.

De seguida o programa mostra uma nova janela com um número de sessão. A pessoa cujo computador vai ser controlado vai ter de ir a go.mikogo.com através do browser, no site terão de inserir o número de sessão e o nome nos campos respectivos e depois clicar em ‘Juntar-se à Sessão’. De seguida o serviço pergunta se quer o browser ou o programa. Se escolher o browser a sessão passa-se dentro do browser, se escolher programa será descarregado um programa a partir do serviço Mikogo.
3. Os dois computadores ligam-se um ao outro, o nome da outra pessoa aparece num menu. O outro interveniente vai receber uma mensagem a perguntar se quer ser Apresentador, permitindo assim o acesso remoto ao computador. Se responder afirmativamente clicando em ‘Sim’ o seu ecrã vai ficar preto e poderá ver o respectivo Ambiente de Trabalho numa nova janela no seu ecrã.
Se quiser pode ampliar a visualização do Ambiente de Trabalho remoto clicando no botão ‘Zoom’. Pode também redimensionar a janela usando o mesmo processo que usaria para qualquer outra janela de Windows.

4. Se for necessário colocar a sessão em pausa sem a desligar por completo existe um botão de pausa que faz com que deixe de ver o ecrã remoto, mas não desliga a sessão de todo.

Existe também um botão de gravação, que, como o nome indica, permite a gravação de tudo o que se passa no ecrã, botão esse que tem uma bola, o símbolo universal de gravação. Para gravar, basta clicar no botão e escolher a pasta onde vai ser gravado o ficheiro. Enquanto estiver a gravar, a bola que está no botão brilha a vermelho. Se quiser pode adicionar mais um participante à sessão clicando no botão ‘Adicionar’. Se clicar no botão com a imagem de cadeado bloqueia a entrada de outros participantes.

5. Se fechar a janela que contém o Ambiente de Trabalho desliga a sessão automaticamente. Se a ligação for abaixo por qualquer razão terá de iniciar uma nova com um novo ID. Se quiser falar com os outros intervenientes pode usar o sistema de chat embutido.
Para iniciar uma conversação, clique no nome da pessoa, escreva o que quiser na caixa de chat e prima o botão ‘Enviar’. O outro interveniente terá de premir o botão de chat que aparece a brilhar no seu ecrã para que consiga ver e responder à sua mensagem.

6. Os utilizadores podem também desenhar para sublinhar zonas do ecrã. Para o conseguirem fazer têm de clicar no botão ‘Quadro’ e depois escolher a forma que querem usar para desenhar através do menu que é activado através do botão ‘Ferramentas’. Ao lado está o botão que activa e desactiva a paleta de cores que pode ser usada tanto para desenhar como para escrever. Na barra de botões está também o botão ‘Aplicação’, que permite a quem está a mostrar o ecrã esconder aplicações que não queira que os outros vejam. Para o fazer basta clicar no botão ‘Aplicação’ e depois desligar as caixas correspondentes aos programas que não quer que os outros vejam.

7. O Mikogo permite também o envio de ficheiros. Para o fazer clique no botão ‘Transferência de Ficheiros’, clique no botão ‘Adicionar’ e depois clique no botão ‘Enviar’.

PCGuia

1 comentário

  • Quais são as principais vantagens entre o Mikogo e o Teamviewer. Pessoalmente uso o Teamviewer e não tenho razões de queixa.

Os comentários estão encerrados.

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