Como encontrar tudo rapidamente no seu computador com o Listary

Às vezes precisa de encontrar um ficheiro que sabe que está no seu computador mas que não faz ideia onde se encontra? A PCGuia mostra-lhe como usar uma pequena...

Às vezes precisa de encontrar um ficheiro que sabe que está no seu computador mas que não faz ideia onde se encontra? A PCGuia mostra-lhe como usar uma pequena aplicação que lhe permite encontrar de tudo sem perder tempo.

[toggles behavior=”accordion”]
[toggle title=”De que precisa”]

Windows XP, Vista, 7, 8 ou 8.1

O programa gratuito Listary, que encontra em Listary.com[/toggle]
[/toggles]
O Listary é um programa gratuito que lhe oferece a forma mais fácil e eficiente para procurar ficheiros, pastas ou programas no seu computador. Depois de instalar o programa basta escrever uma palavra ou frase onde quer que esteja no seu computador para que o programa procure todos os conteúdos da sua máquina em busca dos termos que escreveu. Em alternativa pode procurar dentro de pastas ou conjuntos de objectos. Para além de lhe explicar como se configura e como funciona o programa ainda lhe mostramos como pode criar as suas combinações de teclas para usar rapidamente o Listary.

 

Para descarregar o programa aceda a www.listary.com, clique em ‘Download latest version’ e siga os passos que lhe são pedidos para completar a instalação. Depois de o programa estar instalado, clique em qualquer área que esteja livre no ecrã e escreva o que quiser procurar. Vai aparecer uma janela com os resultados da sua busca. O listary mostra-lhe todos os objectos que contenham a sequência de palavras que escreveu. Por exemplo, se escrever “ão” vão aparecer todas as palavras que contenham estas duas letras, como cão, vão, etc.

Esta funcionalidade não está disponível no sistema de buscas do Windows.

PCGuia

Usando as teclas das setas aceda ao objecto que quer usar e prima a tecla Enter para o abrir. Também pode cortar, copiar ou mover o objecto para outra localização se premir a tecla da seta para a direita em vez de premir o Enter. Ser-lhe-á mostrada uma lista de acções que pode fazer como ‘Open Folder’ para abrir a pasta, ‘Copy’ (Copiar) ou ‘Move to current folder’ (Mover para a pasta actual). Se mover um objecto fará a cópia desse objecto para outra localização, mas apaga o original. Se escolher ‘Copy to current location’ fará uma duplicação do objecto de uma pasta para outra. Se premir a seta para a esquerda no teclado vai regressar aos resultados da busca.

PCGuia

O Listary permite-lhe criar uma pasta Project com uma abreviação. Pode usar esta abreviação para procurar rapidamente algo que esteja dentro dessa pasta. Para mostrar como isto se faz vamos criar um Project a partir de uma pasta onde está o conteúdo do DVD da PCGuia. Em primeiro lugar acedemos à pasta com a cópia de segurança. Clique em cima da pasta e escreva “proj” (sem as aspas) seguido da abreviação que quiser atribuir a essa pasta. Neste caso escrevemos “proj dvd” (sem aspas). Depois clique na opção ‘Add Current Folder as Project’. Para procurar algo dentro dessa pasta escreva “back” seguido do termo que quer procurar. Por exemplo, se escrever “dvd doc”, o sistema vai procurar todos os ficheiros que tenham as letras doc dentro da pasta ‘doc’.

PCGuia

Pode também pode definir itens como favoritos para fazer com que sejam mais fáceis de encontrar. Para o fazer, escreva o nome do item que quer descobrir enquanto está no Ambiente de Trabalho para fazer aparecer a janela do Listary. Mova o apontador do rato para cima do objecto que quer tornar favorito e clique no ícone do coração que aparece junto a ele. Da próxima vez que quiser encontrar esse objecto basta clicar no ícone dos Favoritos. Para remover um item da lista de favoritos, clique no ícone do coração que aparece junto ao objecto. Se clicar no ícone do relógio verá uma lista de todas as buscas que fez em todas as pastas e ficheiros.

PCGuia

Para aceder rapidamente ao menu do Listary, dê dois cliques em qualquer espaço livre no Ambiente de Trabalho do seu computador. Verá também os seus favoritos. Coloque o cursor do rato em cima de ‘Recent’ para ver uma lista das suas buscas recentes. Existem também opções para ver as pastas que estão abertas nesse momento e também a opção ‘Commands’, que lhe permite explorar a pasta onde se encontra ou inibir as buscas na pasta onde se encontra nesse momento.

Listary6

Para afinar a configuração do Listary dê dois cliques em qualquer local livre do seu Ambiente de Trabalho, aceda a Options depois clique em ‘General’ e depois em ‘Options’ e depois em ‘Check for new beta versions’ para que consiga ver as novas funcionalidades que estão a ser testadas. Clique em ‘Apply’ e depois em ‘OK’. Em ‘Menus’ vai poder adicionar opções ao seu menu Listary. Uma das mais úteis é a ‘Up One Level’, que lhe permite subir um nível na hierarquia das pastas dos seu computador. Para adicionar clique no sinal de mais verde e depois clique em ‘Up One Level’.

PCGuia

Por defeito, pode clicar e qualquer lado no seu Ambiente de Trabalho e começar a escrever para fazer uma busca usando o Listary, mas, se preferir, pode criar uma combinação de teclas para fazer aparecer a caixa de buscas do programa. No menu ‘Options’, clique em ‘Hotkeys’, clique na cruz que está ao lado de ‘Show Listary toolbar’ e prima uma das teclas modificadores do teclado (Shift, CTRL; Windows ou Alt) em conjunto com a letra que quiser, como por exemplo CTRL+F. Clique em ‘Show popup menu’ e escolha outra combinação de teclas como, o CTRL+K. Clique em ‘Apply’ e depois em ‘OK’. Experimente ambas as combinações de teclas no seu teclado. A primeira vai abrir o separador de busca do Listary e a segunda mostra o menu do programa. Se quiser apagar o histórico de buscas do Listary, clique em ‘History’ e depois no botão ‘Clean History’.

Categorias
DicasNotíciasSoftware

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link