Como resolver problemas de áudio mais comuns do Windows

Se o seu computador está com problemas na reprodução do som, a PCGuia dá-lhe seis dicas para os tentar resolver. Verificação de problemas básicos de áudio Para perceber por...

Se o seu computador está com problemas na reprodução do som, a PCGuia dá-lhe seis dicas para os tentar resolver.

Verificação de problemas básicos de áudio

Para perceber por que é que o Windows está sem som pode começar por usar a solução que está presente no muito útil site Microsoft Fix It, que pode ver aqui. A ferramenta de diagnóstico do site vai procurar drivers corrompidos e dispositivos de áudio desligados. Em primeiro lugar clique no botão ‘Executar agora’. Na caixa de diálogo que aparece são-lhe dadas duas opções: detecção e correcção automática de problemas, a segunda permite-lhe escolher manualmente o que fazer depois de o diagnóstico estar completo.

Devolva o som ao seu browser

Misturador

Para ver se as suas colunas estão a funcionar como deve ser, clique no ícone do altifalante que está na barra de tarefas e depois em vários locais do cursor que controla o volume. Se tudo estiver a funcionar como deve ser ouvirá um “ding” de cada vez que clica. Se consegue ouvir os sons emitidos pelo controlo de volume, mas não consegue ouvir nada a partir do seu browser, abra o browser, clique no ícone do altifalante na barra de tarefas e depois clique em ‘Misturador’. Esta opção vai fazer aparecer uma janela com vários controlos de volume, incluindo um do browser; aumente volume para o browser até atingir a intensidade que pretende.

Isto funciona para todos os outros programas capazes de reproduzir som.

Fazer com que o Windows detecte o seu dispositivo de reprodução de som

Se o ícone do altifalante tem uma cruz vermelha ao pé é porque o Windows não está a detectar as colunas. Para resolver este problema no Windows 7 clique com o botão direito do rato, clique em ‘Dispositvos de Reprodução’. Se os seus altifalantes forem dados como desligados na caixa que aparece clique em cima deles com o botão direito do rato e escolha ‘Ligar’. Se os altifalantes não aparecerem clique com o botão direito do rato num espaço em branco na janela, depois escolha ‘Mostrar dispositivos desligados’. Os altifalantes desligados deverão aparecer. Clique com o botão direito do rato em cima deles e clique em ‘Ligar’ e depois em ‘OK’.

Mudar a reprodução de som para o seu headset

Headset

Se usar um headset (um conjunto de auscultadores com microfone) para falar com alguém via Skype ou jogar, algumas vezes o som é reproduzido através das colunas em vez dos altifalantes do headset. Para que isto não aconteça, clique com o botão direito do rato em cima do ícone do altifalante e escolha ‘Dispositivos de reprodução’. Na caixa de diálogo seguinte as colunas devem ter uma marca verde ao pé delas, indicando que as colunas são o dispositivo de reprodução por defeito do sistema. O seu headset também deve aparecer na mesma janela. Se não aparecer pode estar desligado. Para o ligar veja a dica sobre a detecção de colunas. Para fazer com que o headset seja o dispositivo de reprodução por defeito clique com o botão direito do rato em cima do respectivo ícone e escolha a opção ‘Definir como dispositivo padrão’. Se desligar fisicamente os auscultadores da máquina, o dispositivo por defeito deve voltar a ser as colunas.

Voltar a ver o ícone de controlo de áudio

 

O ícone do altifalante que está barra de tarefas dá-lhe acesso directo a tudo o que tem que ver com o som do Windows e se desaparecer do sítio onde está habitualmente, o que acontece por vezes, vai fazer com que tenha de andar à procura das configurações de áudio pelos painéis de controlo. O que não dá jeito nenhum.

Para o fazer reaparecer clique com o botão direito do rato em cima do canto inferior direito do ecrã e depois escolha ‘Personalizar Notificações’. Na caixa de diálogo que aparece clique no menu ao pé de ‘Volume’ e escolha ‘Mostrar Sempre’ para ter sempre o ícone à vista na barra de tarefas.

Resolver problemas de distorção ou interferências no som

Entradas de áudio

Muitas vezes estes problemas têm que ver a com a má ligação das colunas, porque estão simplesmente mal ligadas ou porque os cabos estão em mau estado. Muitas placas de som têm entradas para seis ou mais colunas; se tiver por exemplo um sistema 2.1 (duas colunas mais um subwoofer) e o ligar por exemplo à saída para as colunas traseiras ou laterais de um sistema 7.1 (sete colunas mais um subwoofer para os graves), vai ter problemas de distorção ou baixa qualidade de som.

A regra é a seguinte: a entrada verde é sempre para as colunas estéreo. Se ligar a outro lado quase de certeza vai ter som de baixa qualidade ou mesmo nenhum. A entrada rosa é sempre a do microfone. A preta é para as colunas traseiras, a cinza é para as laterais e a laranja para o subwoofer.

Categorias
DicasNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link