Como fazer cópias de segurança facilmente com o AOMEI Backupper

Uma das melhores ferramentas para fazer cópias de segurança totais do seu disco rígido é o AOMEI Backupper, porque permite encriptar, clonar discos, agendar cópias de segurança e até...

Uma das melhores ferramentas para fazer cópias de segurança totais do seu disco rígido é o AOMEI Backupper, porque permite encriptar, clonar discos, agendar cópias de segurança e até criar uma versão de arranque do seu sistema operativo.

Esta ferramenta também é particularmente útil quando quer fazer a migração dos dados de uma máquina antiga para uma máquina nova. Ou restaurar dados perdidos depois de um crash.

[toggles]
[toggle title=”De que precisa”]

Windows XP, Vista, 7, 8 ou 8.1

AOMEI Backupper, que encontra aqui.[/toggle]
[/toggles]

Passo-a-passo –  Como usar o AOMEI Backupper

Passo 1

  1. Faça o download do AOMEI Backupper a partir daqui. Depois de terminado o download instale o programa. Depois de o software estar instalado, crie uma pasta para guardar os ficheiros da cópia de segurança. É recomendável que esta pasta seja criada numa drive externa para que, se houver azar com o disco principal, possa ter os dados a salvo. Uma coisa que tem de ter atenção é se o disco externo tem capacidade para guardar todos os dados que quer salvaguardar. Para o saber, basta aceder a Meu Computador e ver o espaço ocupado no disco C: versus o espaço livre na drive externa que vai usar para a cópia de segurança.

Passo 2

  1. De seguida abra o AOMEI Backupper que está no seu Ambiente de Trabalho e clique em ‘Backup’ e depois em ‘Disk Backup’. Para activar a funcionalidade de compressão de dados clique em ‘Backup Options’ no canto inferior esquerdo, depois clique no separador ‘Compression’ e escolha a opção ‘High’. Se quiser usar esta configuração clique em ‘Would You like to save it to global settings?’. Para encriptar as suas cópias de segurança clique no separador ‘Ecryption’ e ligue a opção ‘Enable encryption for backups’, o programa de seguida vai pedir-lhe uma password. A partir deste momento, todas as cópias de segurança ou restauros de cópias de segurança só serão possíveis se souber a password. Clique em em ‘Would You like to save it to global settings?’ para que esta funcionalidade fique ligada para todas as cópias de segurança. Depois clique em ‘OK’.

3

  1. Dê um nome à sua cópia de segurança, clique em ‘Step 1’, escolha o disco que quer copiar e depois clique em ‘Add’. Pode adicionar ou remover discos à cópia de segurança clicando ‘Add’ ou ‘Delete’. Depois clique em ‘Step 2’, aceda à pasta que criou no passo 1, clique em ‘Open’ e depois em ‘Start Backup’. O primeiro backup demora sempre um pouco mais que os posteriores, por isso faça a cópia de segurança numa altura em que não esteja a usar o PC. Pode até dizer ao programa para desligar a máquina depois de acabar a cópia de segurança clicando em ‘Shutdown computer after completing the operation’. Se não clique em ‘Finish’ quando a barra chegar aos 100%.

Passo 4

  1. Se quiser fazer a cópia de segurança de uma única partição do seu disco, clique em ‘Backup’, ‘Partition Backup’ e depois é só fazer o que está no passo 3. Depois de o processo de cópia acabar ser-lhe-á mostrado um sumário de tudo o que foi copiado. Se quiser agendar esta cópia de segurança, clique no menu ‘Advanced’ no sumário e depois em ‘Schedule Backup’. Clique no separador ‘Weekly’, escolha os dias em que quer que a cópia seja feita clicando em cada um deles. Defina a hora. Pode também definir cópias de segurança diárias ou mensais. Clique em ‘OK’ para acabar.

Passo 5

  1. Para restaurar uma partição que tenha copiado, clique em ‘Restore’ e escolha a partição que quer restaurar. Pode ser uma partição que se tenha corrompido ou uma nova se o PC tiver sido formatado ou for novo. Clique em ‘Next’, depois clique em ‘Yes’ para confirmar a operação. Clique em ‘Edit the size of the partition’ e arraste o cursor para ajustar o tamanho da partição, escolha uma letra do menu à direita para atribuir a essa partição. Clique em ‘OK’ e depois em ‘Start Restore’. Depois de terminar, clique em ‘Finish’.

Passo 6

  1. Pode também clonar drives ou partições. Como o nome indica, este processo cria um cópia exacta do conteúdo de uma drive ou partição noutra drive ou partição que pode estar noutro computador. Este processo é particularmente útil quando quer passar os dados um computador para outro sem ter de estar a instalar o sistema operativo ou software. Para clonar uma drive ou partição clique em ‘Clone’, depois em ‘Partition Clone’, escolha a partição que quer clonar, clique em ‘Next’ e escolha a partição de destino. Clique em ‘Next’ outra vez. Clique em ‘Yes’ para confirmar e depois clique em ‘Start Clone’. Quando acabar, clique em ‘Finish’.

Passo 7

  1. O AOMET Backupper pode criar um disco de arranque do Windows, o que pode ser particularmente útil quando o disco se avaria, impedindo o sistema de arrancar. Para criar este disco de arranque insira um CD ou DVD na drive óptica do seu computador, clique em ‘Utilities’, ‘Create Bootable Media’, escolha ‘Windows PE’, depois clique ‘Next’ várias vezes até chegar à parte ‘Bootable Media’. Escolha ‘Brun to CD/DVD’ e depois clique em ‘Next’. Depois de o processo de gravação acabar, o disco é ejectado automaticamente. Se o seu disco rígido deixar de funcionar, pode fazer arrancar o PC a partir do disco que criou.
Categorias
DicasNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link