Como editar grupos de imagens de uma só vez

Às vezes a fotos de férias resultam em pastas cheias de imagens que têm de ser editadas porque estão escuras ou de pernas para o ar. Para as corrigir...

Às vezes a fotos de férias resultam em pastas cheias de imagens que têm de ser editadas porque estão escuras ou de pernas para o ar. Para as corrigir tem duas hipóteses: ou as edita uma a uma ou segue este passo-a-passo, que o ensina a editar várias imagens de uma só vez.

[toggles]
[toggle title=”Vai precisar de“]

FastStone Image Viewer, que pode descarregar a partir daqui.

Windows XP, Vista, 7, 8 ou 8.1[/toggle]
[/toggles]

Rodar um grupo de imagens que estão de pernas para o ar, converter uma pasta cheia de imagens de um formato para outro, mudar o nome de 100 fotografias são tarefas repetitivas que demoram séculos. Para resolver este problema pode usar um programa gratuito chamado FastStone Image Viewer, que permite editar rapidamente conjuntos de imagens.

PCGuia

  1. Descarregue o programa usando o link que está na caixa “Vai precisar de:” Depois de acabar o download dê dois cliques no ícone do programa e depois em ‘Next’, ‘I Agree’, ‘Install’ e por fim ‘Finish’ para activar o programa. Feche a página que aparece a pedir um donativo. Abra o FastStone Image Viewer clicando no ícone que aparece no Ambiente de Trabalho. Aparece uma janela que mostra a estrutura de pastas do seu PC e outra de antevisão. Pode alterar o tamanho das janelas levando o rato até às divisórias entre cada janela e, sem largar o botão esquerdo, arrastar o rato de um lado para o outro. Na janela que mostra a estrutura de pastas procure a que contém as imagens que quer alterar.

Ecra2

  1. Em primeiro lugar vamos rodar um conjunto de imagens que foram gravadas de pernas para o ar. Para o fazer prima a tecla ‘CTRL’ no teclado e sem a largar clique em todas as imagens que quer rodar. Clique com o botão direito em cima de uma qualquer das imagens que escolheu, aparece um menu, arraste o rato para cima da opção ‘Ferramentas’ e depois escolha ‘Rodar as imagens selecionadas em JPEG sem perdas’ e ‘Rodar p/a esquerda’ para rodar as imagens para a direita ou ‘Rodar p/a direita’ para rodar as imagens para a direita. Também pode escolher ‘Inverter Horizontalmente’ ou ‘Inverter Verticalmente’ para rodar as imagens 180 graus na horizontal ou na vertical. Clique em ‘Não mostrar este diálogo de novo’ e depois em ‘OK’ para aplicar a rotação que escolheu.

PCGuia

  1. Também pode converter um conjunto de imagens de um formato para outro. Esta funcionalidade é particularmente útil se quiser usar imagens num determinado dispositivo que apenas suporta alguns tipos de ficheiros específicos. Para converter as imagens escolha os ficheiros que quer converter, clique em ‘Ferramentas’ e depois em ‘Converter em grupo’. Aparece depois uma janela que contém os ficheiros que escolheu à direita. Se quiser adicionar mais ficheiros da pasta de origem clique na imagem à esquerda e depois clique em ‘Adicionar’ para adicionar mais imagens ao conjunto que vai ser convertido.

PCGuia

  1. Clique no menu ‘Formato de saída’ e escolha o formato de destino para as suas imagens. O formato PNG é bom para imagens de alta qualidade, o formato TIFF é compatível com a grande maioria dos programas de edição. O PDF é óptimo para enviar por e-mail. Clique em ‘Seleccionar’ e escolha uma pasta de destino para os ficheiros convertidos e depois clique em ‘Iniciar’. Vai aparecer uma nova janela que mostra o tamanho da imagem original, o novo tamanho e uma barra de progressão na parte de baixo. Quando acabar abra a pasta que escolheu para gravar os ficheiros convertidos para os ver. Os ficheiros originais não são alterados.

PCGuia

  1. Um problema comum que ocorre com as imagens, especialmente as que são importadas a partir de um dispositivo móvel, é que ficam com nomes de ficheiros estranhos. Para mudar os nomes de todos os ficheiros que estão numa pasta aceda a essa pasta através do navegador do programa e prima a combinação de teclas CTRL+A se usar o Windows em inglês ou CTRL+T se usar o Windows em Português para escolher todos os ficheiros que estão dentro dessa pasta; aceda a ‘Ferramentas’ e escolha ‘Renomear em grupo’. Clique no menu ‘Renomear para’ e escolha o primeiro valor ‘Image####’ se quiser mudar o nome das imagens para Image0001, Image0002 e por aí a diante. Se escolher ‘$Y-$M-$D_#####’ muda o nome dos ficheiros para ano-mês-dia_00001 e por aí a diante. Escolha um dos padrões e depois clique em ‘Iniciar’. Pode mudar o nome a 300 imagens de cada vez.

PCGuia

  1. O FastStone Image Viewer também permite editar imagens individuais. Basta escolher uma imagem na lista da esquerda e depois, clicar na imagem que aparece à direita. Depois clique no ícone de redimensionamento que está na barra de ferramentas (é o que tem a imagem de uma árvore). Depois pode escolher e inserir o tamanho da sua imagem em píxels, percentagem ou tamanho de impressão. Se não quiser pode escolher um tamanho pré-definido. Para reenquadrar uma imagem clique no ícone ‘Crop’, que está na Barra de Ferramentas. Clique no botão esquerdo do rato e, sem largar, desenhe uma caixa em cima da parte da imagem que quer manter. Depois clique em ‘Crop’ no canto inferior direito. Tudo o que estiver fora desta caixa é apagado automaticamente.

PCGuia

  1. Pode também dar mais brilho a imagens que ficaram escuras. Para o fazer clique na imagem que quer editar e depois no botão ‘Adjustar Iluminação’ (o que tem um sol) que está na barra de ferramentas. Aparecem uns cursores que permitem ajustar a intensidade do brilho nas sombras e nas zonas mais claras da imagem, alterar a saturação das cores e o contraste. Se clicar no botão que está no canto inferior direito da imagem pode ver o antes e o depois da edição. Se estiver de acordo com o resultado que quer para a imagem clique em ‘Ok’, dê um novo nome à sua imagem e clique em ‘Gravar’.
Categorias
DicasMultimediaNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link