10 Sinais de que o computador está prestes a bloquear

Acha que aquele estanho barulho pode significar que o seu computador está prestes a morrer? Talvez tenha razão. Aqui ficam 10 sinais a que deve prestar atenção e soluções...

Acha que aquele estanho barulho pode significar que o seu computador está prestes a morrer? Talvez tenha razão. Aqui ficam 10 sinais a que deve prestar atenção e soluções para cada um.

[divider]

Cliques e sons de triturar

Os cliques indicam a existência de secções más no disco rígido, algo que acontece quando o disco começa a falhar. Partes do disco tornam-se inacessíveis à medida que o PC reconhece que não são viáveis. Os sons vindos do computador que mais parecem de uma trituradora são mais sérios. Estes significam que o disco rígido está prestes a “morrer”, e que devia começar a procurar um substituto.

O que deve fazer

Se tem uma rede doméstica ou uma unidade de armazenamento anexado à rede para onde possa fazer o backup, faça-o imediatamente. Copie tudo das pastas do disco rígido para uma unidade de armazenamento externa ou grave-as num DVD ou CD.
Se o disco em fim de vida é o principal do seu computador, também vai precisar de guardar as aplicações e definições, assim como os seus dados. O melhor é criar uma imagem ISO do computador, o que vai criar uma cópia fiel das suas definições no novo disco rígido. Para criar a imagem ISO insira um DVD em branco e seleccione a opção ‘Criar uma imagem ISO do seu computador’. Em alternativa, vá ao Painel de Controlo e sob ‘Sistema e Segurança’ clique em ‘Fazer cópia de segurança do computador’ e depois na coluna do lado direito escolha ‘Criar uma imagem do sistema’.

PCGuia

Quando o sistema pedir, insira o DVD.

Caso o disco se encontre dividido em partições ou se tiver mais do que um disco rígido instalado no computador, assegure-se de que também guarda uma cópia destes. Afinal de contas, se o disco rígido principal falhar, o Windows não vai carregar e não será capaz de aceder ao que está nos outros discos. No caso de um disco particionado, uma falha numa das partições também vai afectar as outras, por isso deve tratá-las como uma entidade única.

[divider]

Ventoinha barulhenta

Se a ventoinha do seu computador estiver a fazer mais barulho do que é costume, provavelmente está a trabalhar mais do que devia. Um PC ou portátil em sobreaquecimento eventualmente acaba por se desligar de modo a proteger os seus componentes de entrarem em curto-circuito.

O que deve fazer

Guarde o seu trabalho e desligue o computador. Abra as portas e janelas para permitir que o ar circule livremente. Mova o PC para longe da parede e garanta que não existe nada atrás a bloquear a grelha da ventoinha. Desligue o computador da parede e livre-se da sua electricidade estática. Agora use um aspirador para se livrar de todo o pó preso na grelha da ventoinha. Se é um computador de secretária também pode aspirar o interior. Desligue a tampa lateral e aspire o interior da torre gentilmente. Assegure-se que não toca nos componentes, para não os danificar. Nunca utilize água ou panos molhados para limpar o PC ou portátil.

[divider]

Ruídos de metálicos

Ruídos de metal podem indicar uma unidade mal encaixada. Isto não deverá levar o computador a deixar de funcionar, mas vale a pena verificar se está alguma coisa solta.

O que deve fazer

Desligue o computador e retire a ficha da tomada. Livre-se da sua electricidade estática e deslize a lateral da caixa. Aperte os parafusos enquanto mantém a unidade no sítio certo. Também pode inserir pequenos anéis de borracha de cada lado para impedi-la de chocalhar contra as peças de metal.

[divider]

Zumbidos e apitos

Ouvir zumbidos pode indicar que o seu disco rígido está a trabalhar com mais esforço do que o normal, possivelmente porque o Windows está a ter problemas para aceder ou guardar ficheiros no disco. Os apitos são provenientes da BIOS e podem ser causados por electricidade estática – que resulta da fricção de partes do disco rígido que depois acabam por se colar.

O que deve fazer

O mais provável é que o computador não “morra” imediatamente, mas a drive pode ter erros, que podem significar que precisa de ser substituída rapidamente. Pode inclusivamente descobrir que já não consegue guardar ou abrir documentos no PC e que o seu disco em breve vai parar de vez.
Faça clique no menu ‘Iniciar’, ‘Computador’ e carregue no botão direito do rato sobre o ícone do disco rígido. Seleccione ‘Propriedades’, ‘Ferramentas’ e por fim em ‘Verificar agora’. Isto lança a ferramenta de verificação do disco, que vai identificar e tentar resolver as secções más da drive, levando-a a apitar. Desfragmentar também pode ajudar, mas pode ser já demasiado tarde.

Imagem 2

Também pode utilizar uma ferramenta de diagnóstico para descobrir se o disco está a começar a falhar. Alguns fabricantes de discos rígidos fornecem ferramentas de diagnóstico, pelo que pode já ter uma boa ferramenta instalada.
Em alternativa, pode usar o programa gratuito da Seagate, o SeaTools para Windows. Isto funciona em todas as versões do Windows, desde o XP ao Windows 8, e não precisa de ter um disco rígido da Seagate para o usar. Feche todos os programas antes de iniciar o software. O SeaTools vai gerar um relatório do estado de saúde do disco rígido. Se encontrar alguma secção com problemas, terá de efectuar uma cópia do disco e preparar-se para o substituir.

Seagate

[divider]

Computador está muito lento

Normalmente há duas coisas que levam o computador a funcionar com lentidão: um programa “comedor de memória”, como um editor de vídeo que ocupa a memória durante a renderização, ou um vírus. Correr muitos programas em simultâneo ou descarregar ficheiros grandes também pode reduzir a velocidade do seu computador, mas é improvável que o leva a avariar.

O que deve fazer

Realize um scan completo de segurança. Permita que primeiro o programa de segurança verifique as definições de vírus porque o novo malware pode não estar na base de dados do programa, razão pela qual o seu computador pode ter sido infectado. Se o scan não detectar nenhum programa malicioso, pressione ‘Ctrl + Alt + Delete’ para abrir o Gestor de Tarefas e procure os programas que estão a correr, mas não deviam estar. Também vale a pena correr o software gratuito CCleaner (www.piriform.com/ccleaner) para desactivar e desinstalar programas indesejados e que não sabe que estão em funcionamento.

PCGuia

[divider]

PC não arranca e mostra um aviso de erro na memória

Os erros de memória podem impedir o computador de iniciar porque este precisa de memória para trabalhar. Se está a utilizar o Windows 7 ou 8 e este sugere que corra a ferramenta de Diagnóstico de Memória do Windows, é provável que exista um problema na memória do seu computador.

O que deve fazer

No Windows 8 digite “Diagnóstico de Memória” na barra no campo de pesquisa; no Windows 7 e anteriores digite o mesmo texto na barra de pesquisa do menu Iniciar. Pode escolher entre reiniciar o computador ou esperar até à próxima vez que o ligar.

IMAGEM 4

Seja qual for a versão do Windows que utilize terá quase de certeza de substituir a RAM. Para descobrir qual a RAM de que precisa, descarregue gratuitamente a ferramenta Belarc Adivisor. Esta identifica a RAM do seu computador e diz-lhe qual modelo de memória que é compatível. Para instalar a nova RAM, desligue o computador e retire a ficha da tomada, solte os suportes que prendem a memória. Deve balançá-la com cuidado para que se comece a soltar. Tenha cuidado, pois existem muitas ligações importantes na parte inferior que não podem ser danificadas. Insira a nova memória e verifique se ficou bem encaixada e depois volte a prendê-la. Depois de voltar a montar o computador verifique se a nova memória é detectada e se o Windows está a correr correctamente.

[divider]

Depois de instalar novos componentes o computador faz barulho quando é desligado

Uma placa de vídeo nova e potente pode esticar a fonte de alimentação mais do que a antiga, o que pode explicar o ruído extra. No entanto, é muito provável que uma placa de vídeo que consome muita energia sobrecarregue a fonte de alimentação quando ligar o computador, podendo impedir que arranque correctamente. Também pode acontecer o Windows mostrar o “ecrã azul da morte” ou desligar-se, quando liga o computador a primeira vez depois de instalar uma nova placa gráfica.

O que deve fazer

Muitas das placas gráficas mais recentes exigem mais energia do que a que substituiu. Infelizmente, a fonte de alimentação do seu computador pode não ter força suficiente para alimentar a placa gráfica e o processador em simultâneo. Desligue o computador, desligue-o da corrente eléctrica e livre-se da sua energia estática. Retire o painel lateral, desaperte gentilmente os parafusos da nova placa gráfica e retire-a. Volte a instalar a antiga, feche o computador com o painel lateral e volte a ligar a máquina.
Se o computador ligou sem problemas agora deve verificar a potência da fonte de alimentação. Esta informação deverá estar listada numa etiqueta que está colada na parte de trás do computador. Comprara uma nova pode fornecer a energia suficiente para a placa gráfica, pelo que deve instalá-la antes de instalar a nova placa. Tentativas repetidas de utilizar uma placa gráfica que precisa de mais energia do que a fonte de alimentação consegue fornecer, pode danificar o processador principal assim como outros componentes importantes.

[divider]

Disco rígido do Windows 8 está bloqueado

Invés de ser causado por uma falha no computador, é mais provável que este bloqueio esteja relacionado com o bloqueio de disco rígido que a Microsoft introduziu no Windows 8. Se vir uma mensagem semelhante: “A unidade onde o Windows está instalada está bloqueada”, terá dificuldade em voltar a entrar no computador.

O que deve fazer

É provável que o disco esteja bloqueado porque o Windows 8 está configurado para hibernar ou ficar em standby em vez de se desligar, quando o Windows considera que realizou demasiadas tentativas de aceder à sua conta. Precisa de desligar o PC na totalidade, através da opção “Encerrar”. Aguarde alguns minutos e ligue-o novamente. Em princípio deverá aparecer o menu de login do Windows 8.

[divider]

O Windows Update pede para reiniciar

O seu computador deverá reiniciar automaticamente uma vez que o Windows Update tenhas descarregado e aplicado as novas actualizações. A mensagem para reiniciar o computador sugere que uma das actualizações terá causado um conflito e o computador não consegue funcionar correctamente.

O que deve fazer

Faça clique na opção ‘Reiniciar mais tarde’ do Windows Update e clique em ‘Ver históricos de Actualizações’. Tome nota dos nomes das actualizações e depois utilize o Google para pesquisar se mais alguém teve problemas depois de as aplicar. Se sim, aguarde até que a Microsoft resolva o problema, mas se este conselho vem demasiado tarde e o seu computador está pela hora da morte, desinstale o último conjunto de actualizações e reinicie o PC. Para fazer isto, vá ao menu Iniciar, Painel de Controlo, ‘Localizar e corrigir problemas’, ‘Corrigir problemas com o Windows Update’.

Imagem 3

Clique no cabeçalho no topo da coluna para ver as actualizações ordenadas por data, com as mais recentes no topo. Seleccione os arquivos da actualização mais recente e clique em ‘Desinstalar’. Confirme que deseja prosseguir. Uma vez terminada a desinstalação destes ficheiros o computador vai reiniciar.

[divider]

Ficheiros não abrem

Se um ficheiro que criou ou guardou no computador não abre, pode ser apenas porque a extensão do ficheiro está desaparecida. Mas também pode ser um sinal de que uma secção do disco rígido está com problemas – isto levará o seu computador a avariar em breve.

O que deve fazer

Tem de fazer clique no botão Iniciar, Computador e clique com o botão direito do rato sobre o ícone do disco rígido, depois seleccione ‘Propriedades’. Na janela das Propriedades escolha a aba ‘Ferramentas’ e clique em ‘Verificar Agora’. Isto inicia a ferramenta de Verificação do Disco que já referimos na secção “Zumbidos e apitos”. Se encontrar alguma secção do disco rígido com problemas deverá efectuar uma cópia e comprar um novo.

Categorias
DicasHardwareNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link