Partilhe conteúdos multimédia com o Windows Media Player

Por: Marcia Campana
Tempo de leitura: 8 min

Partilhar música e vídeo é um dos grandes benefícios de utilizar uma rede doméstica. Ajuda-o a evitar múltiplas cópias de ficheiros de media que ocupam espaço precioso no disco rígido, o que quando se trata de vídeo não corresponde a assim tão pouco espaço.

Utilizar o Windows Media Player para partilhar conteúdos de media também lhe dá controlo sobre o que outras pessoas do seu agregado doméstico podem ver. Pode até aceder aos seus ficheiros guardados em casa através da Internet, como por exemplo, do computador do trabalho.

1 – Para partilhar música e vídeos do seu computador abra o Windows Media Player. Na barra de ferramentas carregue em ‘Transmissão em Fluxo’ e seleccione ‘Activar transmissão em sequência de multimédia’. Clique ‘Sim’ na janela de controlo de utilizador e depois em ‘Activar transmissão em sequência de multimédia’.
Em ‘Mostrar dispositivos em’, escolha ‘Rede Local’ e depois carregue em ‘Permitido’ na caixa abaixo. Por baixo da caixa verá a mensagem ‘Todos os dispositivos têm permissão para aceder aos ficheiros de multimédia partilhados’; faça clique em ‘OK’. À medida que outros dispositivos se ligarem à sua rede serão adicionados a esta lista para que possa aplicar regras de transmissão diferentes para computadores diferentes.

2 – Se quiser aceder através de outro computador deve ligar o Windows Media Player no segundo computador. Se não estiver visível pressione ‘Ctrl+1’ para abrir a sua biblioteca. Qualquer dispositivo que o Windows Media Player encontre na sua rede será apresentado no final da coluna da esquerda. Faça clique na seta à esquerda de um dos dispositivos para ver os ficheiros de media que tem armazenados.


Escolha uma biblioteca, navegue nela e toque a música tal como se estivesse guardada no seu computador. Também pode adicioná-la às listas de reprodução do seu computador.

3 – Pode definir restrições para os vídeos partilhados com outros computadores da sua rede, em particular com o PC de uma criança, através de controlo parental. Para restringir o acesso a vídeos, por exemplo, clique em vídeos na coluna do lado esquerdo, depois na seta para baixo que se encontra à esquerda da barra de pesquisa e selecione ‘Detalhes’.

Pode precisar de reorganizar as colunas para que consiga ver a coluna de ‘Classificação Parental’. Faça clique com o botão direito na linha de um vídeo e clique em ‘Editar’. Escreva uma classificação para o vídeo, por exemplo, “restrito” e pressione ‘Enter’.

4 – Para impedir que os ficheiros assinalados como restritos sejam partilhados com um computador, clique em ‘Transmissão em Fluxo’ na barra de ferramentas e depois em ‘Mais opções de transmissão em sequência’. Escolha ‘Personalizar…’ na linha abaixo de ‘Mostrar dispositivos em’. Na nova janela retire a selecção da opção ‘Utilizar predefinições’ e na secção ‘Seleccionar classificações parentais’ marque ‘Apenas’.

Na lista abaixo retire o marcador das categorias a que não quer que outros computadores acedam, neste caso “Vídeo: Restrito”. Faça clique em ‘OK’ para guardar as alterações. Verá que a descrição na barra central mudou para ‘Permitido o acesso através de preferências personalizadas’.

5 – Pode utilizar o Windows Media Player para tocar música remotamente noutro computador. Em ‘Transmissão em Fluxo’ clique em ‘Permitir controlo remoto do meu Player’ e em seguida carregue em ‘Permitir controlo remoto nesta rede’.

Para começar a tocar música noutro computador carregue no separador ‘Play’ e adicione música à lista de reprodução. Depois, no ícone do lado superior esquerdo, que tem uma seta verde, clique no nome do computador em que quer que a música toque. A partir de agora já pode controlar a reprodução através de outro computador.

6 – Também pode partilhar música a partir do seu computador para outro através da Internet, o que lhe permite ouvir no trabalho a música que tem em casa, por exemplo. Carregue em Transmissão em Fluxo e depois em ‘Permitir acesso ao multimédia doméstico via Internet’. Clique em ‘Ligar um ID Online’ e depois em ‘Adicionar um fornecedor de IDs online’.

Faça o download e instale o ‘Assistente de Início de Sessão do Windows Live ID’. Regresse à janela ‘Ligar um ID Online’ e clique em ‘Ligar um ID Online’ na secção ‘WindowsLiveID’. Faça o login com uma conta Windows. Regresse ao Windows Media Player e volte a clicar em ‘Permitir acesso ao multimédia doméstico via Internet’.

7 – Se quer usar a música que tem no computador de casa noutro local com computador clique em ‘Transmissão em Fluxo’, depois em ‘Permitir acesso ao multimédia doméstico via Internet’ e, por fim, em ‘Ligar um ID Online’. Repita o processo de login e faça clique em ‘Permitir acesso ao multimédia doméstico via Internet’ e depois em ‘OK’. A sua biblioteca vai aparecer na secção ‘Outras Bibliotecas’, à esquerda. Pode navegar por elas como se estivesse no computador de casa. Mantenha-se atento à segurança e privacidade quando partilhar vídeos pela Internet.

8 – Pode editar as entradas na secção ‘Outras Bibliotecas’. Faça clique em ‘Organizar’, dentro da Biblioteca, depois ‘Personalizar painel de navegação’. Seleccione ‘Outras Bibliotecas’ no menu que surge e vai aparecer uma lista das bibliotecas disponíveis. Retire o marcador das que não quer ver e clique em ‘OK’.

9 – Para partilhar música com o Windows Media Center nos computadores em rede do trabalho precisa de partilhar a pasta que contém a música. Faça clique no botão Iniciar, depois ‘Computador’ e carregue em ‘Bibliotecas’ na coluna do lado esquerdo. Com o botão direito do rato clique sobre ‘Música’, ‘Partilhar com’ e escolha ‘Grupo Doméstico (Leitura/Escrita)’. Repita este processo para os vídeos e imagens.
Se lhe preocupa a possibilidade de outros utilizadores do Grupo Doméstico alterarem os seus ficheiros ou bibliotecas, selecione ‘Grupo Doméstico (Leitura)’.

10 – Em seguida adicione estas pastas ao Windows Media Center. Inicie o Windows Media Center e faça scroll através do menu até às ‘Tarefas’. Seleccione ‘Definições’ e carregue no ‘Enter’. Vá até ‘Bibliotecas de Multimédia’ e prima ‘Enter’. Escolha o tipo de media e clique em ‘Seguinte’. Depois de escolher ‘Adicionar pastas à biblioteca’, clique novamente em ‘Seguinte’.

Na janela seguinte escolha ‘Adicionar pastas à biblioteca’ e carregue mais uma vez em ‘Seguinte’.
Por fim carregue em ‘Noutro Computador’ e em ‘Seguinte’. Escolha quais as pastas que quer adicionar, clique em ‘Seguinte’ e na janela a seguir escolha ‘Sim, utilizar estas localizações’.

Finalize o processo carregando em ‘Concluir’.

Vai aparecer uma mensagem a dizer que as bibliotecas estão a ser actualizadas e que quando acabar a actualização ficarão disponíveis no Windows Media Center.

Exit mobile version