Como proteger sua conta no Twitter

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Twitter, a famosa plataforma de microblogging fundada em 2006, é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. A sua gama de utilizadores é bem diversa, com celebridades, grandes empresas e pessoas comuns, que além do gosto pela partilha de pequenas mensagens, dividem um costume considerado um factor de risco: a falta de preocupação com a segurança de suas contas – nos primeiros meses de 2013 cerca 250 mil contas foram invadidas, inclusive as de empresas e famosos.

Medidas para proteger a sua conta

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas ainda não demonstram preocupação com a eficiência das suas passwords, e isso é uma porta aberta para utilizadores mal intencionados. Uma senha forte não segue uma lógica, é aleatória, formada por letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres que são misturados aleatoriamente. Nunca utilize a mesma senha em diferentes contas, mesmo que elas sejam senhas fortes e, para não esquecer nenhuma senha, utilize um gerenciador de senha, como o Bitdefender Wallet, LastPass, 1Password e o KeePass.

O próprio Twitter preocupa-se com a segurança de seus utilizadores, por isso, atributos como a verificação na criação da password foi feita. Basta certificar-se de habilitar essa opção nas configurações de sua conta.

O que fazer se a sua conta for invadida?

Se você perceber que seu Twitter sofreu algum tipo de invasão, o primeiro passo é mudar a conta – utilizando as dicas acima – e apagar qualquer vestígio que o invasor pode ter deixado, como mensagens, DMs e, principalmente, links. Limpe as aplicações associadas à sua conta, remova qualquer app que seja desconhecida.

Protegendo o computador

Depois de limpar os vestígios do hacker da sua conta e mudar a password, a dica é fazer uma busca no seu computador e smartphone. Para isso, basta fazer o download de um antivírus e deixar que ele limpe minuciosamente sua máquina.

O Safego, por exemplo, é uma ferramenta desenvolvida pela Bitdefender com o intuito de proteger sua conta nas redes sociais de scams, spam e malwares.

Aproveite, pois o download do APP Safego é gratuito.

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo da PC Guia

Crédito das imagens: Free Digital Photos.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version