Recupere ficheiros perdidos usando apenas o Windows

Toda a gente já apagou ficheiros sem querer. Mas isso não é a única coisa que pode correr mal, especialmente quando estamos com pressa. É também bastante fácil alterar um documento e guardá-lo e, mais tarde, arrependermo-nos da alteração. Mas o Windows 7 vem com a funcionalidade Versões Anteriores, que pode ajudar a limitar esses problemas, fazendo imagens do disco rígido automaticamente, de forma a voltar aos ficheiros de uma versão anterior. Ou para recuperar ficheiros apagados por acidente. É muito fácil começar a trabalhar com a ferramenta Versões Anteriores, e pode sempre ser de grande utilidade mais tarde.

Versões anteriores
Pode aceder ao separador Versões anteriores clicando com o botão direito do rato num ficheiro ou pasta e seleccionando a opção apropriada no menu de contexto, ou então abra Propriedades e vá ao separador Versões anteriores.

Versões dos ficheiros
O Windows guarda um histórico das versões das pastas e dos ficheiros, de modo que pode escolher a que deseja restaurar. Pode navegar pela lista para encontrar a que procura.

Restaurar os dados
Depois de identificar uma versão anterior do ficheiro, use este botão para o colocar no local original, substituindo a versão que existe actualmente.

Crie uma cópia
Pode desejar passar uma cópia do ficheiro ou da pasta que está a restaurar para um local novo, por questão de segurança. Evita o risco de acidentalmente escrever por cima de ficheiros de que pode vir a precisar mais tarde.

[divider]

Proteja o seu trabalho

Use as versões anteriores para recuperar ficheiros apagados acidentalmente ou alterados no Windows 7

1. Active a protecção do sistema

PCGuia

Clique na esfera Iniciar e depois no atalho Painel de controlo. Clique no ícone Sistema, seguindo-se o link Protecção do sistema. Na secção Definições de Protecção, no centro do diálogo, clique a linha da drive C: e clique no botão Configurar.

2. Configure as opções de restauro

PCGuia

Seleccione a opção Restaurar, as definições do sistema e versões anteriores dos ficheiros. Use o cursor de deslize ao fundo do diálogo para definir quanto espaço será reservado no disco para as versões anteriores dos ficheiros e das cópias de segurança do sistema.

3.Crie um ponto de restauro

PCGuia

O Windows começa automaticamente a criar pontos de restauro e a guardar diversas versões dos ficheiros. Arranque o processo clicando no botão Criar no separador Propriedades do sistema. Atribua um nome ao primeiro ponto de restauro e prima Criar. O ponto de restauro terá no nome a data e a hora da sua criação.

4.Complete o ponto de restauro

PCGuia

A criação do ponto de restauro pode levar algum tempo, dependendo dos dados armazenados no disco rígido. Concluído o processo, clique no botão Fechar que termina o processo de cópia. Agora pode fechar a janela das propriedades do sistema e o painel de controlo.

5.Acesso às versões anteriores

PCGuia

Se tiver guardado alterações num documento indesejadas, clique-lhe com o botão direito do rato e clique na opção Restaurar versões anteriores. Ou então clique com o botão direito do rato num ficheiro e seleccione a opção Propriedades e vá ao separador Versões anteriores.

6.Verifique o conteúdo

PCGuia

Terá uma lista das versões anteriores do ficheiro seleccionado. Pode escolher com qual deseja trabalhar. Clique no botão Abrir para ver o conteúdo de um dado documento. Vá andando pela lista até encontrar a versão que deseja restaurar.

7.Restaure a versão anterior

PCGuia

Decidido qual o ficheiro que deseja recuperar, clique no botão Restaurar. Cuidado com a mensagem que aparece, avisando que vai escrever por cima do ficheiro existente se continuar. Clique no botão Restaurar se quiser continuar. Quando estiver terminado, clique em Ok.

8.Crie uma cópia

PCGuia

Se não quiser escrever por cima do ficheiro corrente, um problema se por acaso estiver a recuperar o ficheiro errado, vale a pena criar uma cópia da versão anterior. Clique no botão Copiar e vá até à pasta onde deseja guardar a cópia. Clique Copiar outra vez.

9.Restaure os ficheiros eliminados

PCGuia

Se tiver apagado um ficheiro por acidente, clique com o botão direito do rato na pasta onde estava armazenado e seleccione a opção Restaurar versão anterior no menu que aparece. Clique duas vezes numa das versões anteriores da pasta e crie uma cópia do ficheiro que quer recuperar.

10.Trabalhe em paz

PCGuia

Pode então continuar a trabalhar nos seus documentos como se nada tivesse acontecido. Tenha feito uma alteração errada no CV ou eliminado um par de fotografias, as Versões Anteriores ajudam-no a evitar sarilhos e estafas.

[divider]

Windows 8/8.1

O Histórico de Ficheiros só faz cópias de segurança dos ficheiros nas pastas Documentos, Música, Imagens, Vídeos e Ambiente de Trabalho e dos OneDrive ficheiros disponíveis no seu PC. Se tiver ficheiros ou pastas noutro local dos quais pretenda fazer uma cópia de segurança, poderá adicioná-los a uma destas pastas.

Para configurar uma unidade para o Histórico de Ficheiros

Se for apresentada uma notificação a pedir se quer configurar a unidade para o Histórico de Ficheiros, toque ou clique na mesma e ative o Histórico de Ficheiros no ecrã apresentado.

Caso contrário, siga estes passos para escolher uma unidade de rede ou uma unidade externa já ligada ao PC.

  1. Faça o gesto de percorrer a partir da margem direita do ecrã e, em seguida, toque em Procurar.
    (Se estiver a usar um rato, aponte para o canto inferior direito do ecrã, mova o ponteiro do rato para cima e clique em Procurar.)

  2. Introduza Definições do Histórico de Ficheiros na caixa de pesquisa e, em seguida, toque ou clique em Definições do Histórico de Ficheiros.

  3. Toque ou clique em Selecionar uma unidade e escolha unidade de rede ou externa que quer usar.

  4. Active o Histórico de Ficheiros.

Para restaurar ficheiros ou pastas
  1. Faça o gesto de percorrer a partir da margem direita do ecrã, toque em Procurar (ou, se estiver a usar um rato, aponte para o canto superior direito do ecrã, mova o ponteiro do rato para baixo e clique em Procurar), introduza restaurar os ficheiros na caixa de pesquisa e, em seguida, toque ou clique em Restaurar os ficheiros com o Histórico de Ficheiros.

  2. Introduza o nome de ficheiro que está a procurar na caixa de pesquisa ou utilize as setas para a esquerda e para a direita para procurar diferentes versões das suas pastas e ficheiros.

  3. Selecione o que pretende restaurar para a localização original correspondente e, em seguida, toque ou clique no botão Restaurar.

    Se pretender restaurar os ficheiros para uma localização diferente da original, prima sem soltar ou clique com o botão direito do rato no botão Restaurar, toque ou clique em Restaurar Para e, em seguida, escolha uma nova localização.