Breve guia para recuperar ficheiros apagados de um disco ou cartão de memória

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

Quem nunca apagou fotografias numa máquina fotográfica digital por acidente que atire a primeira pedra. Perder para sempre fotografias das férias ou de uma festa de anos pode ser uma grande frustração e o primeiro impulso é levar o cartão de memória a um centro de assistência informática, para recuperar os dados.

Mas pode resolver isto em casa, usando os muitos programas para recuperar ficheiros apagados ou de suportes de gravação formatados inadvertidamente. Muitos são pagos, mas o software que vamos apresentar, o Pandora Recovery, é gratuito. e pode ser descarregado a partir daqui.

Com ele consegue recuperar todos os tipos de ficheiros como fotos, músicas e documentos. Neste tutorial, mostraremos como recuperar as suas fotos de um cartão de memória através do Pandora.

[divider]

O que acontece quando se formata um disco?

O processo conhecido como formatação serve para a forma como os dados são gravados num qualquer suporte de gravação ser reconhecida pelo sistema de ficheiros do sistema operativo.

Normalmente, o sistema operativo oferece dois tipos de formatação: a rápida, em que apenas é gerada e gravada informação relativa ao sistema operativo, e a formatação completa, em que todos os sectores individuais do suporte são escritos. No primeiro caso, é relativamente fácil recuperar os ficheiros, porque tirando a informação de utilização do suporte mais nenhuns dados são apagados fisicamente. No segundo caso, é bastante mais complicado e normalmente só se conseguem recuperar ficheiros usando soluções profissionais. Felizmente, a maioria dos processos de formatação das máquinas fotográficas e câmaras de vídeo são rápidos, o que facilita muito o trabalho de recuperação. Mesmo o Windows oferece a formatação rápida por omissão.

[divider]

O que acontece quando se apaga um ficheiro?

A menos que use um programa específico de apagamento seguro, ou a função equivalente do sistema operativo, quando apaga um ficheiro o sistema apenas indica que sectores ocupados pelo ficheiro no suporte de gravação ficaram livres. Ou seja, o ficheiro continua lá, mas o espaço que ocupa está dado como livre.

[divider]

Passo 1

Depois de se dar conta que apagou ficheiros ou formatou o seu cartão de memória inadvertidamente, a primeira coisa a fazer é deixar imediatamente de o usar. Se estiver dentro da câmara, retire-o ou desligue a máquina, pois se o dispositivo escrever algo para o cartão pode danificar os ficheiros a recuperar.

Passo 2

Instale o programa e active-o. Na interface do programa pudemos ver que tem três abas: Browse, Search e Surface Scan. Vamos optar pela opção Surface Scan.

Passo 3

Coloque o cartão na máquina e ligue-a ao PC usando o cabo USB. Também pode usar um leitor de cartões. Em princípio, o cartão de memória será detectado como se fosse uma drive normal do Windows.

No programa de recuperação, pode optar apenas pela procura de imagens ou pode escolher outros tipos de ficheiros.

Seleccione o cartão de memória da sua câmara para ele efectuar a procura e clique em Start Disk Surface Scan.

Passo 4

O programa procura os ficheiros que foram apagados do cartão de memória. Quando terminar, a janela vai ficar povoada pelos resultados da busca. Ao contrário de outros programas, o Pandora permite seleccionar todas, ou algumas fotos que quer recuperar. Após seleccionar as fotos que pretende recuperar, clique com o lado direito do rato e seleccione a opção Recover To.

Passo 5

Agora, clique em Browse para seleccionar a pasta onde vai colocar as fotos recuperadas.

Pode optar por uma pasta já existente ou criar uma nova. Não deve tentar fazer a recuperação para o suporte a partir do qual quer recuperar os ficheiros, porque se o fizer pode danificar os dados que quer recuperar. Lembre-se que para o sistema operativo o cartão de memória está limpo…

Passo 6

Quando o programa iniciar o processo de recuperação aparece uma janela com o progresso da recuperação dos ficheiros. Se tudo correr bem, a pasta que seleccionou no passo anterior vai estar cheia com as suas fotos. Depois de se certificar de que conseguiu recuperar os ficheiros que pretendia pode voltar a usar o cartão de memória.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version