DicasGuia completoInternetNotíciasSegurança

Nunca mais perca uma password com o LastPass

Se é daqueles utilizadores que se obriga a ter uma password difícil e diferente para cada serviço online que usa, o LastPass pode ajudá-lo e muito a fazer a gestão das palavras-chave em todos os sites em que tiver conta.

Mas este software, que tem plugins para o Chrome e o Firefox, vai além do simples gerenciador de passwords: podemos usá-lo para guardar a nossa informação do cartão de crédito para preenchimento automático em sites de comércio electrónico ou até mesmo ter uma ficha com os nossos dados pessoais – morada, telefone, nome completo, NIF ou BI – para que não tenhamos de estar a escrever tudo à mão. Se estiver com dúvidas na password a utilizar, o LastPass pode mesmo fazer isso por si.

[divider]
DO QUE PRECISA

Windows 7, 8 ou 8.1 LastPass, que pode descarregar gratuitamente a partir de lastpass.com

 

[divider]

1

Quando criamos uma conta no LastPass temos de definir uma password mestra, a chamada ‘Master Password’. É esta chave que permite o acesso ao “cofre” do LastPass, por isso deve ser uma com um grau de segurança elevado. Tem de ser você a escolher esta password e, depois do programa instalado, é a única que vai ter de se recordar daí para a frente.

lastpass 1

 

Em seguida, o programa faz uma análise do histórico do browser e das passwords que usa para entrar em redes Wi-Fi. Esta informação será o ponto de partida para a utilização do LastPass na Web. Para ver a password atribuída a cada serviço ou rede basta clicar no ícone do olho. Depois de lhe serem apresentados os resultados pode seleccionar aqueles que quer realmente importar.

2

O ícone do LastPass que fica visível no seu browser é um asterisco branco com fundo vermelho. Quando o software estiver desactivado, o ícone muda de cor para preto. Quando for assim, tem de clicar no ícone e fazer o login com a ‘Master Password’ de que falámos no passo 1.

lastpass 2

 

Sempre que entrar num site onde tem conta vai aparecer-lhe um pequeno ícone cinza também em forma de asterisco na barra de login (username/password). Dê um clique neste ícone para que o LastPass identifique a conta correspondente (ou contas). Depois basta seleccionar o login desejado para que o username e a password sejam preenchidos de forma automática.

3

Quando criar uma conta nova num site, e se tiver o LastPass ligado (ícone vermelho), pode gerar uma password através deste programa. Esta password não lhe vai ser enviada por e-mail, por isso, se precisar dela para entrar numa conta noutro dispositivo, tem de a decorar – a outra solução é descarregar a app do LastPass para iOS, Android ou o plugin para o browser que estiver a usar.

lastpass 3

 

No menu de contexto do LastPass que aparece pode ainda gerar uma nova password que irá substituir a antiga de imediato. Aqui pode ainda definir o tamanho da palavra-chave. Siga a nossa sugestão e escolha uma com 12 caracteres. As ‘Opções Avançadas’ permitem ainda escolher os caracteres que queremos incluir ou excluir da nossa password. Para finalizar, clique em ‘User Password’. A próxima vez que visitar este site, já vai poder ver as opções de login do LastPass.

4

Como referimos, pode “ensinar” o LastPass a preencher formulários de forma automática. Para usar esta funcionalidade clique no ícone do asterisco que aparece no campo de login do site e escolha o ícone à direita do asterisco vermelho: ‘Preenchimento de Formulário de Perfil’.

lastpass 4

 

Aqui tem acesso a sete categorias: ‘Pessoal’, ‘Endereço’, ‘Contacto’, ‘Cartão de crédito’, ‘Conta do banco’, ‘Campos Personalizados’ e ‘Notas’. No campo ‘Nome’, coloque a designação que vai dar a este perfil – pode ser o seu nome, por exemplo. Seleccione a opção ‘Exigir repetição da Palavra-Passe’ para dar segurança extra ao preenchimento automático. Depois de preencher todos os dados que quiser, clique em ‘Adicionar perfil para preenchimento de formulário’, em baixo.

5

Se estiver num site de compras online, como a Amazon ou o eBay, clique no asterisco cinza que está no campo do ‘Full Name’ no formulário de endereço. Vão-lhe ser mostrados os seus perfis. É aqui que pode escolher aquele que quer usar – pode, inclusive, alterar os detalhes do seu perfil.

lastpass 5

 

Se colocar o ponteiro do rato em cima do e-mail que usa para fazer o login, surge o ícone de uma chave inglesa. Clique aqui para fazer aparecer as várias opções disponíveis para fazer a edição dos seus dados. Se escolher ‘Editar’ é aberto um novo separador no browser para que veja a informação de acesso a esse site.

6

A mais recente versão do plugin (ou add-on) LastPass trouxe uma nova caixa de pesquisa onde podemos procurar as nossas contas adicionadas a este serviço. É aqui que pode também desligar o LastPass se estiver e usar o computador de forma menos segura. Isto evita que pessoas aceder de forma mal-intencionada ao seu cofre de passwords.

lastpass 6

 

Clique no ícone com o asterisco para ter acesso às várias opções desta ferramenta de segurança: ‘Ferramentas’, ‘Preferências’, ‘Sítios’ (onde podemos adicionar sites) ou ‘O Meu Cofre LastPass’, onde podemos fazer toda a gestão da nossa conta.

7

Um das boas soluções oferecidas pelo LastPass é a de podermos criar diferentes contas neste serviço para as mais diversas utilizações, como por exemplo um perfil para utilização doméstica e outro para o trabalho. Para criar um novo perfil ou identidade clique no ícone do asterisco na barra do browser e entre em ‘O Meu Cofre LastPass’.

lastpass 7

 

No menu superior, escolha ‘Identidades’. Vai-nos ser pedido para introduzirmos a nossa password mestra. Em seguida aparece uma janela onde vamos poder adicionar uma nova identidade (menu da esquerda) e definir um nome para a identificar. Para adicionar logins de outra conta para a sua nova identidade basta arrastá-los da esquerda para a direita. Para terminar, clique em ‘Submeter’. Pode alternar entre identidades a qualquer altura.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×