DicasGuia completoNotícias

Guia completo para fazer o upgrade do Windows 7, Vista ou XP para Windows 8

Qualquer que seja a versão do Windows que tenha instalada, o processo de actualização para Windows 8 é praticamente igual. No entanto, como vai poder ver mais à frente, existem alguns pormenores que tem que ter em atenção. Vamos mostrar-lhe as opções principais envolvidas no upgrade para o Windows 8 através de um DVD ou de uma pen USB.

Para usar qualquer um dos processos tem que ter uma versão em caixa ou comprada online e gravada para um DVD ou para uma pendrive. O tempo que o processo demora vai depender dos dados que tem na sua máquina, mas conte pelo menos com uma hora. Antes de fazer seja o que for terá sempre de fazer uma cópia de segurança de todos os seus conteúdos.

[divider]

1. As actualizações para Windows 8 estão disponíveis em versão de 32 e 64 bit. Se estiver a fazer o upgrade directamente a partir do Windows XP terá (quase de certeza) que usar a versão de 32 bit porque a versão de 64 bit do XP passou ao lado da grande maioria dos fabricantes de computadores. No caso de estar a fazer a actualização a partir do 7 ou do Vista vai ter que perceber que versão está a usar porque as hipóteses de estar a usar uma versão de 64 bit são maiores e para que possa actualizar directamente terá que usar a mesma versão no Windows 8.

Windows XP-2-8-1
Janela de informações de sistema no Windows Vista

Para ver que versão está a usar, no XP, 7 ou Vista clique com o botão direito do rato no ícone O Meu Computador e escolha Propriedades. Indicação do tipo de sistema está ao pé de “Tipo de Sistema”. Na mesma janela tome também nota da quantidade de memória RAM que o seu sistema tem.

Para as versões de 32 bits 1 GB é o mínimo se estiver a usar a versão de 64 Bits terá que ter 64 GB. Se não tiver memória e tentar fazer a actualização, o assistente detecta o problema e para. A única forma de resolvê-lo é acrescentando memória ao computa. Fabricantes de memórias como a Kingston ou a Crucial têm sites onde pode descobrir e comprar memórias do tipo que o seu computador usa.

[divider]

2. Na janela de informações do sistema no Windows XP e Vista também consegue ver o Service Pack que está instalado no computador. Se não tiver instalado o Service Pack correcto só poderá fazer uma instalação limpa do sistema operativo (salte para o passo 13). Se estiver a usar o Windows XP terá que ter o Service Pack 3 instalado para que possa usar o assistente de transferência para passar os seus ficheiros para a nova instalação.

Windows XP-2-8-2
Janela de erro do Windows XP que pede a instalação do Service Pack 3.

Se estiver a usar o Windows Vista terá que ter, pelo menos, o Service Pack 1. Se não os tiver, pode usar o Windows Update ou descarregar os Service Packs directamente do site da Microsoft. Pode descarregar o Service Pack 3 para Windows XP clicando aqui e o Service Pack 1 para Windows Vista clicando aqui. Antes de os instalar não se esqueça de fazer uma cópia de segurança dos seus ficheiros.

[divider]

3. Se usar Windows 7 e quiser transferir programas que estejam instalados no computador para o Windows 8 terá que verificar estes estão actualizados. Isto fará com que o processo de actualização funcione sem problemas e reduz a hipótese de um qualquer programa cause problemas depois de ser transferido para o novo sistema operativo.

Se tiver programas freeware, shareware ou que acedam ao hardware a um nível mais baixo, como os de gravação ou cópia de DVD, convém removê-los e depois de acabar a instalação do Windows 8 voltar a instalá-los. Se quiser pode recorrer ao Ninite, um serviço online que faz a instalação automática de grande parte dos programas freeware.

Windows XP-2-8-3

4. Antes de começar o processo de actualização desligue os periféricos como impressoras. Isto faz com que a actualização seja muito mais rápida e podem sempre ser instalados após concluir a instalação do novo sistema operativo.

Como está a fazer a actualização usando um DVD ou pendrive não precisa de estar ligado à Internet, mas se quiser usar a sua conta Microsoft para proteger a sua máquina terá que estar ligado para que o Windows consiga autenticá-lo na primeira vez que fizer login após a actualização.

Windows-XP-2-8-4

 

Quando estiver pronto insira o DVD ou pendrive com o Windows 8. Se o programa de instalação não arrancar sozinho, abra a janela da drive e dê dois cliques no ícone chamado setup. Se não estiver ligado à Internet siga para o passo seguinte. Se estiver clique em “Entrar online para verificar actualizações”, ou em “Não obrigado”. Clique em Seguinte.

 

5. A primeira coisa que o instalador faz é uma série de verificações para se certificar que o seu PC tem os requisitos mínimos para poder executar a versão do sistema operativo que seleccionou, bem como o espaço em disco necessário para fazer a actualização. Depois vai pedir a chave de produto, também conhecida por número de série.

Windows XP 2 8 5

Trata-se de um código com 25 caracteres que vem na caixa ou se descarregou o Windows encontra-o na página da sua conta na loja Windows. Não se preocupe em adicionar os hifenes porque o sistema faz isso automaticamente. Também não interessa se a letra é maiúscula ou não. Depois de a inserir, a chave é verificada para ver se está correcta. Se não estiver volte a inseri-la.

 

6. Coloque um visto para aceitar o acordo de utilização de depois clique em Seguinte. Quando está a fazer o upgrade a partir do Windows XP tem duas opções “Manter apenas os ficheiros pessoais” e “Nada”. Se estiver a actualizar a partir do Vista aparece uma terceira hipótese “Manter configurações do Windows e os ficheiros pessoais”.

Windows Xp 2 8 6

 

No Windows 7, esta opção é transformada em “Manter configurações, ficheiros pessoais e aplicações”. Se escolher a opção que lhe permite manter apenas os ficheiros pessoais, esses ficheiros serão transportados para as bibliotecas específicas do Windows 8. Se escolher “Nada”, todos os ficheiros pessoais serão apagados desde que estejam na pasta “Meus documentos” do Windows XP, Documentos, Vídeos, Música ou Fotos no Vista ou em qualquer biblioteca do Windows 7. Tudo o que estiver no Ambiente de Trabalho ou na pasta Publico manter-se-á como estava. Escolha uma qualquer opção e clique em Seguinte.

 

7. Se estiver a fazer o upgrade a partir do Windows XP ou Vista, o programa de instalação do Windows 8 vai fazer agora uma série de verificações de hardware para descobrir potenciais incompatibilidades que possam fazer com que o Windows 8 não funcione. Se existirem, o programa avisa-o. Se o hardware for amovível deve removê-lo.

WIndows XP - 2 8 7

Se não for contacte o fabricante para ver se existe alguma resolução para o problema. Se não existir slate para o passo 13 para tentar fazer uma “instalação limpa”. Antes de tentar este método não se esqueça de fazer uma cópia total do seu disco porque ele vai ser apagado completamente. Se não existirem incompatibilidades vai aparecer um ecrã parecido com o do passo 9.

 

8. Se estiver a usar o Windows 7 e se escolheu a opção “Manter as configurações, ficheiros pessoais e aplicações”, ao clicar em seguinte vai fazer com que o programa de instalação procure software que seja incompatível com a versão do Windows que está a instalar. Se forem descobertos alguns programas, o assistente de instalação avisa-o e até lhe coloca um botão de desinstalação junto a cada um deles.

Windows XP 2 8 8

Se clicar neste botão vai fazer aparecer o programa de remoção de software standard do Windows. Terá que repetir o processo para cada um dos programas a remover. Se aparecer uma janela a dizer que o Windows tem que ser reiniciado faça-o. Após o arranque, o assistente de instalação do Windows 8 de retomar no sítio onde estava. Apesar de ser bastante preciso, este sistema pode deixar passar programas que não vão funcionar no Windows 8 e só vai descobrir isso depois de ter acabado o processo de instalação.

 

9. No final das verificações clique em Instalar. Se quiser voltar atrás por qualquer motivo pode clicar em Anterior. Depois de clicar em “Instalar”, vai aparecer um assistente que ocupa o ecrã completamente. Esta será a parte mais longa do processo.

Assim que acabar, o computador vai reiniciar automaticamente. Se, durante este processo, aparecer no ecrã uma mensagem a dizer “Prima qualquer tecla para arrancar a partir do CD” não o faça. Neste momento, a única coisa que pode fazer é esperar.

 

10. Nos momentos seguintes, o ecrã vai ficar preto várias vezes com um logo do Windows 8 e texto por baixo que indica o progresso da instalação. Depois aparecerá o ecrã de personalização que lhe vai deixar escolher uma cor para o seu Windows 8. Se escolheu manter as configurações da versão anterior do sistema operativo este ecrã não vai aparecer. Clique em seguinte para continuar.

 WIndows XP 2 8 10

11. Se estiver a actualizar uma máquina com rede wifi, neste momento o programa de instalação vai permitir-lhe ligar-se a uma rede sem fios. Escolha a rede a lista e clique em “Ligar”. No ecrã seguinte vai poder inserir a password da rede. Clique em “Ligar” outra vez.

Windows xp 28 11

Se a máquina apenas tiver uma ligação com fios, este ecrã não aparece. Depois vai surgir o ecrã Configurações que lhe permite escolher entre dois cenários: Express e Personalizadas. Escolha a primeira opção, até porque pode sempre alterar as configurações dentro do próprio Windows.

 

12. Se o computador estiver ligado à Internet, o ecrã seguinte pede-lhe para ligar-se através da sua conta Microsoft. Insira o endereço de email da sua conta Microsoft, clique em Seguinte para inserir a respectiva password. Se não quiser, pode passar à frente deste passo para usar um login e password específicos para a instalação do Windows que está a fazer.

Windows Xp 2 8 11

Depois aparecerá um pequeno tutorial que lhe explica as bases do funcionamento do Windows 8 e depois aparecerá o Menu Inciar. Clique na Tile do Ambiente de Trabalho para ver os seus programas que transitaram da instalação anterior.

Se escolheu a opção “Nada” no passo 6, os seus ficheiros vão estar dentro uma pasta chamada Windows.old que está na drive C:

 

13. Para fazer uma “instalação limpa”, o PC tem que arrancar com o DVD ou a Pen drive que contém o Windows. Aparecerá no ecrã uma mensagem que diz: “Prima qualquer tecla para arrancar a partir do CD”, faça o que diz no ecrã e prima uma qualquer tecla para arrancar a partir do CD para dar início à instalação do Windows.

Se isto não aparecer e a máquina arrancar para o Windows, aceda à BIOS (normalmente premindo DEL ou F2) e coloque a drive de óptica e a porta USB em primeiro lugar na sequência de arranque para que os suportes de instalação sejam detectados primeiro e o sistema lhe dê a oportunidade de arrancar a partir deles.

 Windows Xp 2 8 13

Depois da máquina arrancar vai aparecer uma janela que lhe dá a hipótese de escolher a língua, escolha a correcta e clique em “Seguinte”. Escolha Instalar, insira a chave de produto e clique em “Seguinte”, aceite a licença de utilização e volte a clicar em “Seguinte”. No ecrã seguinte escolha a opção “Personalizado” clique na partição do disco “Sistema” na coluna Tipo. Para manter os ficheiros pessoais clique em “Seguinte” e depois em “Sim”. A instalação começa logo a seguir.

 

14. Se quiser apagar todo o conteúdo do disco de sistema clique em Opções da Drive, clique em Format e depois em OK. Vai aparecer uma mensagem a indicar a que vai perder todos os dados que estiverem nessa drive. Clique em OK para prosseguir. Após a conclusão do processo de formatação clique em “Seguinte” para dar início à instalação propriamente dita.

Windows Xp 2 8 14

 

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×