Terça-feira, 17 de Setembro de 2019
DicasHardwareNotíciasSoftware

5 dicas para reduzir para metade os custos de impressão

Imprimir em modo de rascunho é, talvez, a sugestão mais conhecida para quem quiser poupar alguns euros com a sua impressora. A tinta que os equipamentos usam hoje tem por trás alguns anos de desenvolvimento e algumas tecnologias que nem sonhamos, o que faz com que o seu preço seja bastante elevado. Neste artigo vamos dar-lhe cinco ideias para que consiga cortar mais um pouco na sua “renda” da impressora.

Cada vez há menos necessidade de imprimir documentos. Empresas como a nossa operadora de televisão por cabo ou fornecedora de electricidade há muito que já adoptaram o recurso da factura digital. O conceito de e-factura também já está bem enraizado em Portugal. Os tablets e smartphones já permitem ver bem PDF e há apps que servem para os editar e fazer comentários sem necessitarmos de um computador. O mundo da impressão está cada vez mais ecológico, não só em termos de energia consumida pelos equipamentos, mas também no que respeita às tecnologias de printing. Actualmente, uma impressão em jacto de tinta pode custar 3 a 5 cêntimos por página, mas é possível ser ainda mais poupado.

1 – Comprar tinteiros compatíveis mais baratos
As grande empresas de impressoras passam a vida a dizer que usar cartuchos que não sejam de marca pode ser prejudicial, pois a tinta não tem a mesma qualidade. Isto depende, claro, das exigências que temos para as nossas impressões. Apesar de reconhecermos que as tintas ditas compatíveis podem não ter a mesma tecnologia adicionada às de marca, também não é de todo uma ideia assim tão má comprarmos tinteiros de marca branca se o nosso objectivo é a simples impressão de documentos de texto ou alguns apontamentos de cor. O valor pode chegar a menos de metade do original, por isso esta pode ser uma boa oportunidade para começar a poupar nas suas impressões.

Cartuchos LowCost

2 – Não imprima aquilo de que não precisa
Quando queremos imprimir uma página Web, o mais certo é ficarmos com um documento onde vem tudo aquilo que se vê na página que está no nosso browser: imagens, menus, logótipos, publicidades, artigos relacionados e até comentários de leitores, se estivermos num site de informação, por exemplo. Para Chrome e Firefox há alguns plugins que permitem editar as páginas Web de forma a que a impressão tenha apenas aquilo que quisermos, como o texto de um artigo em formato plano. Experimente usar o Print Friendly, que funciona com ambos os navegadores de Internet: está em printfriendly.com.

3 – Use um tipo de letra mais fino ou a Ecofont
Por defeito, o Word usa dois tipos de letra: Calibri ou Arial. Contudo, existem opções que permitem poupar na tinta durante a impressão. Para já, evite o bold, como é óbio, pois este formato de letra pode gastar até duas vezes mais tinta. Já há fontes como a Times New Roman ou a Century Gothic, que usam até 10 a 15% menos tinta que as fontes usadas por defeito no Word. Já a Ecofont é um tipo de letra que tem uma particularidade: o corpo de letra tem pontos brancos, o que significa que a letra nunca é impressa na totalidade. O mais interessante é que isto mal se nota nas impressões. Pode fazer o download gratuito deste tipo de fonte clicando aqui.

Calibri

4 – Documentos Word mais compactos
Existe uma funcionalidade no Word que pouca gente conhece e que pode ajudar a poupar rios de tinta. Nas opções de impressão do novo Windows 2013 (que faz parte da suite Office 365), entre no menu ‘Ficheiro’ e depois escolha ‘Imprimir’ e vá até à última opção, que deve mostrar o seguinte: ‘1 Página Por Folha’. Aqui deve seleccionar, pelo menos ‘2 Páginas Por Folha’. Pode colocar até 16 páginas por folhas, mas isto reduz consideravelmente a leitura dos textos. As opções de algumas impressoras também costumam ter opções de poupança de tinta, como a diminuição da mancha de texto (por percentagem). Outro truque é reduzir as margens da página, algo que o próprio Word permite fazer por defeito no menu ‘Imprimir’.

5 – Não use impressão a cores quando tem apenas texto em preto
As impressoras de jacto de tinta usam uma combinação de cores e preto (há umas que usam um tinteiro para cada uma: ciano, amarelo, magenta) para criar páginas com um aspecto mais atractivo e vibrante. Contudo, se pretende apenas ter um documento de texto em preto use a clássica opção para imprimir a preto e branco: entre em ‘Ficheiro’, depois em ‘Imprimir’. Clique na impressora que está ligada ao computador para seleccionar o modo de impressão a preto e branco. Muitos modelos chamam a este tipo de impressão rascunho (draft), economic (económico) ou text (texto). As opções variam consoante o modelo, por isso consulte o manual da sua impressora ou o site do fabricante para tirar qualquer dúvida.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×