DicasGuia completoNotícias

Como manter o Windows em forma com o Iobit Advanced System Care Free

Para que o seu sistema operativo funcione como deve ser tem de saber libertar recursos do computador que não estão a ser usados mas que estão alocados a um ou outro programa. A PCGuia mostra como se faz.

[alert variation=”alert-info”] De que precisa

Iobit Advanced SystemCare Free, que pode descarregar gratuitamente a partir daqui

[/alert] 

O Iobit Advanced System Care é um programa que resolve os problemas que afectam a performance do Windows e ainda faz optimização do sistema operativo de forma a manter o computador a funcionar à velocidade máxima.

[alert variation=”alert-info”]O que é um serviço do Windows?

Chama-se um serviço a um programa que fica residente quando o computador arranca ou quando um determinado programa é activado. Como funcionam em segundo plano, os serviços não se conseguem gerir como os programas tradicionais. Só podem ser geridos através do gestor de tarefas do Windows, do msconfig.[/alert]

[divider]

As versões mais recentes incluem o Action Center, que permite a monitorização de outro software da marca que tenha instalado na máquina. Para além disto, a quantidade de aplicações reconhecidas pelo Advanced System Care aumentou bastante, o que permite a optimização de grande parte das aplicações mais comuns usadas hoje em dia.

Guia passo-a-passo

 w-1

1. Depois de instalar o programa active-o e clique no botão “Analisar” para ordenar ao programa que comece a procurar problemas no sistema operativo. Este processo pode demorar bastante tempo.

No final ser-lhe-ão propostas várias soluções para os problemas que o programa encontrou no computador. Como normalmente estas envolvem apagar ficheiros que estão a mais tenha algum cuidado e verifique o que o programa vai fazer antes de lhe dizer para fazer seja o que for. Se aparecer um ícone de energia ao pé de uma das sugestões é porque será necessário reiniciar o computador depois de acabar para que a alteração seja aplicada.

 w-2

2. Turbo Boost. A ferramenta Turbo Boost faz com que o computador fique um pouco mais rápido porque desliga muitas tarefas que estão a consumir recursos, como memória ou ciclos de CPU, que assim ficam livres para o programa que quer que o computador execute. Para activar este modo, clique em “Turbo Boost”, que está no topo da janela do Advanced System Care e depois em “Configurar”. Pode escolher entre “Modo Trabalho” e “Modo Jogo”. O primeiro é ideal para tarefas como edição de vídeo. Clique em “Próximo” para escolher os serviços e aplicações que quer desligar. Escolha apenas as que não vai usar. Caso contrário o computador ou o programa que vai usar podem não funcionar como deve ser.

 w-3

3. No passo seguinte, o Advanced System Care permite também controlar todos os serviços que não são espoletados pelo Windows mas que estão a trabalhar em segundo plano e, por isso, a consumir recursos da máquina.

Clique em “Próximo”, escolha os serviços que quer desligar e depois clique em “Próximo”. Escolha o “Plano de Energia” e clique em “Próximo” e depois em “Aplicar”. Depois deste último passo, o modo Turbo Boost vai ficar ligado e ser-lhe-á mostrada uma mensagem a indicar o número de programas que desligou e a quantidade de memória que conseguiu libertar. Se clicar no botão “Turn Off” regressa ao normal e todos os serviços que foram parados voltam a ser activados.

 w-4

4. O Gerenciador de Inicialização serve para reduzir o tempo de arranque do Windows através da gestão dos tempos de arranque e da ordem pela qual os programas arrancam com o sistema operativo.

Clique em “Ferramentas” no topo da janela, depois em “Gerenciador de Inicialização” na secção “Optimizar”. Clique num qualquer programa para ver mais informação, incluindo a recomendação feita pelo software. Utilize a secção no fundo para apagar as referências a programas que já não estão instalados. Clique em cima do programa de depois clique no botão “Excluir” no topo da janela.

w-5

5. No Driver Booster pode fazer uma cópia de segurança dos drivers que tem instalados no seu sistema operativo, para o caso de ter que reinstalar o Windows. Deixe a opção “Driver Backup” seleccionada e clique em “Próximo”. Clique na caixa no cimo da lista para seleccionar todos os drivers que estão instalados. Depois clique em “Modify Backup Folder”, escolha uma pasta e depois clique em “OK”. Por fim clique em “Backup”. O programa vai criar uma pasta dentro da que escolheu e dá-lhe um nome composto pela data e hora em que a cópia de segurança foi iniciada.

w-6

6. O Advanced System Care também permite libertar memória através da opção “Optimizar RAM”. Ao clicar no botão “Optimizar RAM” vai aparecer a quantidade de ciclos de CPU, memória RAM e memória virtual estão em uso. Clique em “Go”, depois em “Deep Clean”. Os gráficos que ilustram a quantidade de memória RAM e de memória virtual vão subir e depois voltam a descer quando o processo acabar. No final aparece uma mensagem que lhe indica a quantidade de memória que foi recuperada.

PCGuia
Pedro Tróia
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link