DicasNotícias

Nunca mais perca ficheiros no Windows

Toda a gente já apagou ficheiros sem querer. Mas isso não é a única coisa que pode correr mal, especialmente quando estamos com pressa. É também bastante fácil alterar um documento e guardá-lo e, mais tarde, arrependermo-nos da alteração. Mas o Windows 7 vem com a funcionalidade Versões Anteriores, que pode ajudar a limitar esses problemas, fazendo imagens do disco rígido automaticamente, de forma a voltar aos ficheiros de uma versão anterior. Ou para recuperar ficheiros apagados por acidente. É muito fácil começar a trabalhar com a ferramenta Versões Anteriores, e pode sempre ser de grande utilidade mais tarde.

recuperar_1

1. Active a protecção do sistema

Clique no botão Iniciar e depois no atalho Painel de controlo. Clique no ícone Sistema, seguindo-se o link Protecção do sistema. Na secção Definições de Protecção, no centro do diálogo, clique a linha da drive C: e clique no botão Configurar.

recuperar_2

2. Configure as opções de restauro

Seleccione a opção Restaurar, as definições do sistema e versões anteriores dos ficheiros. Use o cursor de deslize ao fundo do diálogo para definir quanto espaço será reservado no disco para as versões anteriores dos ficheiros e das cópias de segurança do sistema.

recuperar_3

3. Crie um ponto de restauro

O Windows começa automaticamente a criar pontos de restauro e a guardar diversas versões dos ficheiros. Arranque o processo clicando no botão Criar no separador Propriedades do sistema. Atribua um nome ao primeiro ponto de restauro e prima Criar. O ponto de restauro terá no nome a data e a hora da sua criação.

[/box_light][/one_half][one_half_last][box_light]

recuperar_4

4. Complete o ponto de restauro

A criação do ponto de restauro pode levar algum tempo, dependendo dos dados armazenados no disco rígido. Concluído o processo, clique no botão Fechar que termina o processo de cópia. Agora pode fechar a janela das propriedades do sistema e o painel de controlo.

recuperar_5

5. Acesso às versões anteriores

Se tiver guardado alterações num documento indesejadas, clique-lhe com o botão direito do rato e clique na opção Restaurar versões anteriores. Ou então clique com o botão direito do rato num ficheiro e seleccione a opção Propriedades e vá ao separador Versões anteriores.

recuperar_6

6. Verifique o conteúdo

Terá uma lista das versões anteriores do ficheiro seleccionado. Pode escolher com qual deseja trabalhar. Clique no botão Abrir para ver o conteúdo de um dado documento. Vá andando pela lista até encontrar a versão que deseja restaurar.

recuperar_7

7. Restaure a versão anterior

Decidido qual o ficheiro que deseja recuperar, clique no botão Restaurar. Cuidado com a mensagem que aparece, avisando que vai escrever por cima do ficheiro existente se continuar. Clique no botão Restaurar se quiser continuar. Quando estiver terminado, clique em Ok.

recuperar_8

8. Crie uma cópia

Se não quiser escrever por cima do ficheiro corrente, um problema se por acaso estiver a recuperar o ficheiro errado, vale a pena criar uma cópia da versão anterior. Clique no botão Copiar e vá até à pasta onde deseja guardar a cópia. Clique Copiar outra vez.

recuperar_9

9. Restaure os ficheiros eliminados

Se tiver apagado um ficheiro por acidente, clique com o botão direito do rato na pasta onde estava armazenado e seleccione a opção Restaurar versão anterior no menu que aparece. Clique duas vezes numa das versões anteriores da pasta e crie uma cópia do ficheiro que quer recuperar.

recuperar_10

10. Trabalhe em paz

Pode então continuar a trabalhar nos seus documentos como se nada tivesse acontecido. Tenha feito uma alteração errada no CV ou eliminado um par de fotografias, as Versões Anteriores ajudam-no a evitar sarilhos e estafas.

PCGuia
Pedro Tróia
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link