Como fazer uma cópia de segurança do disco rígido

O pior aconteceu e o disco rígido morreu, até pode ter uma cópia de segurança dos dados, mas e se o disco que se avariou for o que tinha...

O pior aconteceu e o disco rígido morreu, até pode ter uma cópia de segurança dos dados, mas e se o disco que se avariou for o que tinha o sistema operativo? Sabe onde pára o DVD do sistema operativo? E do resto do software?

[one_half][toggle_simple title=”Precisa de…” width=”Width of toggle box”]

AOMEI Backupper

Pode descarregar o programa

gratuitamente a partir daqui.

[/toggle_simple][/one_half]O AOMEI Backupper é uma aplicação que faz uma imagem completa do disco e de todo o seu conteúdo, incluindo as partições e sectores de arranque.

Todos estes dados são guardados num único ficheiro que, através de tecnologia de compressão de dados, consegue ocupar menos espaço que a soma dos dados que contêm.

Neste tutorial vamos mostrar-lhe como usar esta ferramenta gratuita para criar uma imagem de um disco e depois restaurá-la para outro.

Tal como qualquer outro programa que mexe coma as partições, tenha a certeza de que sabe o que está a fazer porque, se não, pode dar cabo do disco.

 [one_half][box_dark]Criar 011. Descarregue o AOMEI Backupper; depois de o descarregar, instale-o. Quando o activar pela primeira vez, vai reparar que está um post-it a lembrá-lo para fazer uma nova cópia de segurança. Clique na nota para fazer a primeira imagem do disco.[/box_dark][/one_half][one_half_last][box_dark]Criar 022. O programa pode criar três tipos diferentes de cópias de segurança. Neste tutorial vamos usar o “Disk Backup”, que serve para fazer uma cópia completa de um disco rígido. Por defeito, o programa escolhe as melhores opções possíveis, tentando equilibrar o tempo que demora a fazer a imagem com o espaço que vai ocupar.[/box_dark][/one_half_last]

[one_half][box_dark]Criar 03 (2)3. O processo de cópia de segurança consiste em dois passos, o programa mostra todos os discos que encontrou no seu sistema e pergunta-lhe quais são os que quer copiar. Pode escolher um ou vários discos. Os que forem escolhidos são assinalados a verde. Depois de escolher os discos clique em “Add” para seguir para o passo seguinte.[/box_dark][/one_half][one_half_last][box_dark]Criar 03 (1)4. O passo seguinte consiste em escolher o sítio onde vai guardar os ficheiros de imagem. Quando está a escolher o destino para a imagem tem de ter em atenção que não pode ser no disco que está a copiar. Depois de escolher um sítio clique no botão “Backup”. O processo vai demorar mais ou menos tempo, dependendo da quantidade de dados que contém.[/box_dark][/one_half_last]

[divider]

Restaurar a imagem de um disco

[one_half][box_dark]Restore 011. Depois de terminar o processo de cópia será transportado de novo para o ecrã inicial, que agora contém a indicação de todas as cópias que foram realizadas. Se passar o rato por cima delas verá opções extra, que passam por exemplo pela possibilidade de se verificar a integridade da imagem. Clique em “Restore” para iniciar o processo de restauro da imagem.[/box_dark][/one_half][one_half_last][box_dark]Restore 022. O restauro de uma imagem de disco é um processo com dois passos. No primeiro escolhe o disco que vai ser restaurado a partir da imagem ou, se esse disco tiver mais que uma partição, pode escolher a partição que quer restaurar.[/box_dark][/one_half_last]

[one_half][box_dark]Restore 033. No segundo passo vai escolher para que disco físico que restaurar a imagem. Antes de começar, o programa vai mostrar-lhe um resumo de tudo o que vai acontecer. Neste momento vai poder editar as partições do disco de destino. A opção por defeito é copiar o disco completamente sem alterar o tamanho das partições, o que é particularmente útil se estiver a restaurar uma imagem de um disco para outro do mesmo tamanho.[/box_dark][/one_half][one_half_last][box_tip]Este tutorial ajuda-o a manter uma cópia de segurança completa do disco que até possa usá-la quando faz uma actualização para um disco novo, no entanto tem que ter os seguintes aspectos em consideração:

Se mudar de disco e o disco de destino tiver menos capacidade que o original, não vai poder restaurar o conteúdo todo.

Uma imagem de disco é uma coisa estática, tal como uma fotografia. Se não a actualizar regularmente pode ficar desactualizada e, se o disco se avariar, não vai conseguir recuperar os dados que foram acrescentados entre a altura em que a imagem foi feita e a altura em que o disco se avariou.

[/box_tip][/one_half_last]

 

Categorias
DicasespecialNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link