Jelly Bean 4.3, um novo Nexus 7 e o dongle HDMI para televisões ChromeCast anunciados pela Google

google

A Google confirmou hoje o lançamento de um novo tablet Nexus 7 e da versão 4.3 do sistema operativo Jelly Bean. O tablet estará disponível em três modelos, sendo que um é com 4G, com preços entre os 299 e 349 dólares. Novidade foi também a apresentação de um sistema de entretenimento HDMI para televisões, o ChromeCast.

Entre as principais novidades do Jelly Bean 4.3 está a capacidade de criar perfis de utilizadores diferentes, o que permite aos pais controlarem as funcionalidades a que os seus filhos têm acesso. Um conceito semelhante já tinha sido apresentado no lançamento do Windows Phone. As compras dentro das apps (in-app purchases) podem igualmente ser bloqueadas.

O Jelly Bean 4.3 traz ainda uma nova tecnologia Bluetooth, a Bluetooth Smart, e é compatível com OpelGL ES 3.0, que traz melhorias ao desempenho gráfico nos jogos 3D ao nível de sombras, reflexos e brilhos. A Goole vai ainda disponibilizar um novo conjunto de API de DRM aos programadores para que estes as usem no desenvolvimento de novas apps que tiram partido dos recursos HD do Nexus 7, do Bluetooth AVRCP e da introdução de texto.

google

A actualização do Android Jelly Bean para a release 4.3 vai estrear-se com o renovado Nexus 7, o novo tablet da Google que foi hoje anunciado pela empresa. Como aconteceu com os anteriores Nexus, este modelo será fabricado pela Asus. Com NFC, Bluetooth 4.0 e saída HDMI, o novo Nexus pode ainda ser carregado por indução, ou seja, sem fios.

google

O ecrã, apesar de manter as sete polegadas, tem agora uma resolução de 1920x1200px, com uma qualidade de 323ppi e adopta a tecnologia IPS. Para “alimentar” este novo tablet, a Asus instalou um processador quad-core Sanpdragon S4 Pro da Qualcomm que trabalha em conjunto com uma GPU Adreno 320 e 2GB de RAM.

O novo Nexus 7 conta ainda com duas câmaras, o que não acontecia na versão anterior, apresentada há um ano pela Google: à frente vamos ter uma câmara com 1,2MP e a traseira é de 5MP. Esta nova versão é também mais fina que a sua antecessora, descendo dos 10,4mm para os 7,6.

Disponível em três versões, 16GB + Wi-Fi, 32GB + Wi-Fi e 32GB 4G + Wi-Fi, os preços começam nos 229 dólares e chegam aos 349. Portugal não está, de acordo com a Google, no grupo dos primeiros países a receber o novo Nexus 7.

Depois das apresentações do Nexus 7 e do Jelly Bean 4.3, a Google surpreendeu com o anúncio do ChromeCast, um dongle HDMI que permite emparelhar, não só os terminais Android, mas também os Mac, iPhone, iPad e a qualquer TV que tenha ligado um ChromeCast.

google

O ChromeCast tem um modo de funcionamento igual à Apple TV, mas tem um preço bastante mais em conta: 35 dólares. Este dongle, que é visto com o substituto do Nexus Q, pode ser comprado já a partir de hoje na Amazon e é compatível com as apps de música e filmes da Google, mas também com o YouTube.