Samsung faz batota nos benchmarks do Samsung Galaxy S4?

O site Anandtech terá descoberto que a Samsung alterou as definições de hardware do Samsung Galaxy S4 para que este tivesse um desempenho fora do normal em testes de benchmarking.

O Samsung Galaxy S4 é um dos Android topo de gama mais vendidos do momento e tem como grande rival o HTC One. Os dois têm-se debatido pela coroa de melhor smartphone Android e a Samsung parece empenhada em fazer com que o seu “menino” fique melhor na fotografia.

O site Anandtech descobriu em alguns testes de benchmark que o chip gráfico do Samsung Galaxy S4 atinge velocidades de clock de 533MHz, quando o normal é ficar-se pelos 480MHz, havendo ainda casos onde são registados valores mais baixos, lembra o mesmo site.

Mas o dedinho maroto da Samsung não se fica por aqui, revela o Anandtech: o processador do Galaxy S4 chegou a marcar 1,2GHz estáveis na app GLBenchmark 2.5.1, enquanto noutras apps semelhantes não passa dos 500MHz. O Anandtech concluiu que existem aplicações de benchmark que permitem ao S4 atingir valores mais altos.

samsung batota
As linhas de código identificadas pelo Anandtech

E se está neste momento a pensar que as apps de benchmarking podem realmente mostrar valores diferentes de situação para situação, desengane-se. O Anandtech descobriu uma linha de código onde se prova que o S4 está prepositadamente modificado para se comportar melhor em apps de medição específicas: na Quadrant, Linpack, Benchmark Pi e na AnTuTu.

Será que o Galaxy S4 é assim tão mau, como se refere nas críticas, que a Samsung tem de andar a fazer batota nos testes?