Robôs vão jogar futebol contra humanos (e ganhar) em 2050

Por agora, os robos jogam apenas entre si, mas os organizadores da RoboCup Soccer, que decorreu até domingo em Eindhoven, Holanda, acreditam que estes autómatos vão poder enfrentar jogadores...
robocup

Por agora, os robos jogam apenas entre si, mas os organizadores da RoboCup Soccer, que decorreu até domingo em Eindhoven, Holanda, acreditam que estes autómatos vão poder enfrentar jogadores humanos e ganhar jogos em 2050.

No evento que viu os portugueses da ESA ROBOTS sagrarem-se Campeões Mundiais de Robótica, também se discutiu o Mundial de Futebol para Robôs onde estiveram em confronto vários países. «O objectivo da RoboCup é criar um robô que se pareça com um humano e que seja capaz de ganhar o campeonato do mundo da FIFA em 2050», apontam os organizadores.

Até lá, o mundo vai ter de resolver algumas questões éticas: será que os robôs podem jogar em equipas mistas ou há uma nação apenas de robos? Os humanos podem jogar com próteses ou apenas com o seu corpo natural? Para já, a ideia é apenas teórica, mas os responsáveis da RoboCup não têm dúvidas: «Neste século ainda vamos ver uma equipa de robos ganhar a humanos segundo as regras da FIFA».

Para já, os humanos ficam “fora-de-jogo” dos campeonatos RoboCup: as regras ditam que uma vez soado o apito inicial, não é permitida qualquer intervenção humana no jogo, a não ser para fazer substituições de robôs.

O vencedor desta ano deste futebol robotizado foi a equipa japonesa JoiTech que derrotou na final a equipa HuroEvolution AD de Taiwan.

Categorias
NotíciasRobots

Jornalista de tecnologias desde 2005, tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil. Gosta de carros rápidos e de hotéis caros. Não tem um helicóptero porque decidiu gastar o prémio do último Euromilhões no desenvolvimento de um smartphone de marca própria.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link