Organize a sua biblioteca de música com o AudioGrail

audiograil

Os ficheiros de música nem sempre têm a informação correcta – o álbum indicado pode não ser o certo ou o ano de lançamento estar errado. Se não usa um leitor de áudio como o iTunes ou o Winamp, o AudioGrail pode ajudar a completar os dados da sua biblioteca de música e, inclusive, fazer o download da capa do álbum.

1
audiograil 1
Aceda a www.kcsoftwares.com e faça o download do software. A versão gratuita tem um limite de 30 músicas que pode editar. A versão completa tem um preço de 24,99 euros. Instale o AudioGrail e arraste os seus ficheiros de áudaudiog6io para este programa.

2
audiograil 5
Vai ficar em baixo com a informação básica da sua colecção de música: quantos artistas, álbuns e músicas tem disponíveis. Do lado direito tem as opções de edição das tags dos ficheiros. São mais de dezasseis opções, mas para completar a informação em falta vamos apenas usar a ‘Edição de Tags’, a segunda app desta lista.

3
audiograil 3
O ecrã que lhe vai aparecer mostra a música que escolheu editar, com toda a informação sobre o ficheiro. Pode fazer uma edição manual da informação, se souber os dados correctos. Mas o mais simples será pedir ao programa que contacte com uma base de dados de música, a FeeDB.

4
audiograil 4
Clique em ‘Identificação automática (FreeDB)’ para que o AudioGrail contacte este serviço na Web e lhe mostre alguns resultados sobre a correcta informação sobre a música. Para músicas mais antigas, é normal que lhe sejam apresentados vários dados, uma vez que a música pode ter feito parte de vários álbuns.

5
audiograil 5
Na janela da Actualização Automática, clique em ‘Procurar’ para que o AudioGrail faça uma busca on-line sobre a música cuja tag quer editar. Os resultados dos álbuns aparecem do lado esquerdo e as faixas correspondentes do lado direito. Seleccione o álbum correcto e a música certa. Os campos de ‘Ano’ e ‘Género’ devem ficar automaticamente preenchidos. Quando estiver completo, clique em ‘Ok’.

6
audiog6
Com a informação correcta sobre a música, vamos agora à procura da capa do álbum. A capa é adicionada ao ficheiro de áudio para que depois a consiga ver no seu leitor de música no computador ou num dispositivo MP3, como o iPod. Na janela dos ficheiro do Audio Grail, clique sobre o artista para que lhe sejam mostrados os álbuns disponíveis. Carregue com o botão do lado direito em cima do álbum e seleccione ‘Info. do Álbum’

7
audiograil 7
Se o ficheiro de música não tiver uma capa de álbum associada, vai aparecer um espaço vazio em ‘Cover Art (Capas)’, do lado direito. Para adicionar uma nova capa clique em ‘Download’ e, na janela seguinte, em ‘Procurar’. O AduioGrail faz outra vez uma busca e deverá encontrar a capa certa do álbum. Finalmente deve clicar em ‘Guardar’ e ‘Aplicar’ para que o ficheiro fique correctamente editado.