NASA com problemas de segurança na nuvem

Uma notícia da CNET dá conta que, segundo um relatório do gabinete do Inspector-Geral da NASA, a agência espacial norte-americana precisa melhorar consideravelmente as suas práticas de segurança da tecnologia da informação no que diz respeito à computação em nuvem.

Os exemplos de más práticas incluem ocasiões em que a NASA enviou dados para serviços em nuvem públicos sem notificar o gabinete do Chief Information Officer da agência.

Dados estiveram armazenados numa nuvem pública durante dois anos sem qualquer autorização ou sob um plano de segurança.

Para além disto, mais de 100 páginas web internas e externas da NASA não continham os sistemas de segurança apropriados.

Em 2009 a agência espacial norte-americana deu início à sua própria computação em nuvem num centro de dados denominado Nebula e localizado no Ames Research Center. Mas, devido a uma maior fiabilidade e a um menor custo da computação em nuvem pública, a agência decidiu em 2012 enviar os seus dados para nuvens públicas.

A NASA está a planear durante os próximos cinco anos investir fortemente na segurança em serviços na nuvem e em outras iniciativas.