MIT cria interface gráfica que permite ver como a NSA espreita as nossas ligações

immersion mit

Programadores do MIT (Instituto Tecnológico do Massachusetts) criaram um pequeno programa, o Immersion, que mostra de maneira muita gráfica a forma como a NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA) mapeia as nossas ligações aos contactos que temos na Web.

Nos últimos tempos as agências governamentais dos EUA têm estado sob fogo, depois de Edward Snowden ter revelado que as comunicações privadas de qualquer pessoa podiam ser investigadas e “escutadas” pela administração Obama.

Entretanto, Snowden desapareceu do mapa e as suas movimentações na sombra já levaram a alguns incidentes diplomáticos, sendo que um dos últimos até envolveu Portugal. O Governo impediu que o avião do presidente bolívio Evo Morales sobrevoasse o espaço aéreo nacional, o que levou a Bolívia a pedir explicações a Portugal.

Com a temática das espionagem das comunicações provadas na ordem do dia, o MIT criou um programa, o Immersion, que mostra a forma como a NSA consegue entender as nossas relações on-line baseado nas mensagens que enviamos por e-mail.

Se quiser saber como é que, em teoria, a NSA espia as comunicações, pode ligar a sua conta do Gmail ao programa criado pelo MIT aqui.