Kaspersky Multi-Device: a "troika" russa chegou ao PC, Mac e Android

A Kaspersky está hoje a anunciar em Moscovo, numa conferência de imprensa internacional, a nova versão da sua suite de segurança que contempla um software de protecção para computadores Mac, PC e terminais Android, a Kaspersky Multi-Device.

Numa apresentação que começou hoje em Moscovo de manhã, ainda madrugada em Portugal, a Kaspersky anunciou o seu novo produto de segurança que vai atacar em três frentes com apenas uma licença: Mac, Windows e Android.

O Kaspersky Multi-Device é uma espécie de “troika” de protecção contra o malware e as ameaças de Web, assumindo-se como a grande aposta da marca russa de software de segurança informática para 2013 e 2014.

O conceito adoptado, segundo Alexander Erofeev, Chief Marketing Officer da Kaspersky, foi o de reunir num único software as mais fortes tecnologias de segurança que a empresa tem desenvolvido nos últimos anos.

Este novo Kaspersky Multi-Device, que pode ser instalado em Mac, PC e dispositivos Android (smartphones e tablets), é o “primeiro software do mundo” a oferecer, através de uma única compra, recursos de segurança para três sistemas operativos distintos.

Segundo Stefan Tanase, Senior Security Researcher da Kaspersky, os dispositivos móveis estão a tornar-se cada vez mais parecidos com os computadores e guardam informações muito importantes, como o e-mail, sms com informações privadas e contactos que os hackers querem. “Nenhum utilizador de dispositivos móveis deve descurar a segurança do seu smartphone ou tablet”, diz Tanase. É para esta realidade que o Multi-Device da Kaspersky quer chamar a atenção.

 

Kaspersky Internet Security Android

Enquanto a Apple não autorizar a venda de software antivírus na sua App Store, para ser usado em iPhone, iPad ou iPod Touch, a Kaspersky vai ter nos Android os seus grande aliados no combate ao malware e afins. “O Android é o principal sistema operativo mobile do Mundo e o que é alvo de mais ataques pelos cibercriminosos”, diz Dimitry Bestuzhev, da equipa de pesquisa mundial e análise da Kaspersky.

Na primeira metade deste ano a empresa detectou 48 mil tipos de malware para Android, valor que representa 99 por cento de todos os ataques para sistemas mobile. O Kaspersky Internet Security para Android possibilita protecção em tempo real, scan automático para todas as apps descarregadas, detecção de phishing no browser para identificar links maliciosos e funcionalidades anti-roubo, filtro de SPAM para SMS e funcionalidades anti-roubo que incluem a localização remota do smartphone ou tablet, bloqueio e apagar os dados à distância.

 

Kaspersky Internet Security Mac

O mito de que o Mac não é infectado por vírus é repetido vezes sem conta sempre que há apresentações de novos softwares de segurança. Em Moscovo não foi diferente e Stefan Tanase, da mesma equipa de Besthuzhev, voltou a chamar a atenção para os perigos que correm os utilizadores de Mac OSX que não têm o seu computador protegido. Na última Primavera, por exemplo, houve mais de 700 mil Mac infectados e ainda hoje há 30 mil que ainda têm a correr o famoso vírus Flashback, espalhado em Maio do ano passado.

“A quota de mercado dos Mac está a crescer todos os anos e os hackers estão atentos a este protagonismo da Apple. Além disso não nos podemos esquecer que os ataques de phishing são transversais a todos os sistemas operativos”, avisou o especialista da Kaspersky.

O software de segurança Kaspersky para Mac conta com este tipo de protecção para integrar no browser e no cliente de e-mail além de ficar alerta para identificar malware específico para OS X, protecção em tempo real, controlos parentais avançados e um teclado virtual para combater a ameaça dos keyloggers em websites.

 

Kaspersky Internet Security PC

O “rei” de todos os alvos de antivírus, malware, trojans, rootkits e todos os possíveis e imagináveis “demónios informáticos” é o sistema operativo Windows. Isto não é, claro, novidade para ninguém e o que as empresas como a Kaspersky têm de fazer e tentar sempre estar um passo à frente dos cibercriminosos.

A empresa russa tem, reconhecidamente, uma das melhores equipas mundiais de pesquisa e identificação de novas ameaças e fez questão de deixar essa ideia bem clara na sua Global Press Tour em Moscovo, onde a PC Guia está em exclusivo a fazer a reportagem para Portugal.

Assim, não é de estranhar que a solução da Kaspersky para PC seja a mais forte das três apresentadas hoje na Rússia. A protecção para Windows é uma autêntica torre de controlo e integra uma ligação com o software Kaspersky instalado nos dispositivos móveis, para que possamos fazer a sua gestão, como por exemplo, activar as funcionalidades anti-roubo nos mesmos.

É igualmente possível ver o estado actual de segurança de smartphones e tablets que tenham o Kaspersky Multi-Device instalado e fazer updates ao software. Depois, entram em campo as ferramentas de alta segurança para PC, como a Password Manager, que guarda palavras-chave de forma encriptada num “cofre” virtual ou uma app que corre sobre o Facebook e analisa se a conta está a ser usada de forma estranha e analisa os links que são partilhados nesta rede, para detectar ameaças.

Esta nova versão 2013 para PC dá ainda um apoio gratuito por chat, telefone ou e-mail para qualquer utilizador, com acsso extra a uma base de dados que descreve os principais problemas detectados pelos utilizadores e pela equipa global de pesquisa da Kaspersky.

Apesar de ter lançado o novo pacote de segurança Multi-Device, a Kaspersky continua a disponibilizar versões separadas do seu software para PC, Mac e Android. O portfolio da empresa inclui ainda o Kaspersky PURE Total Security (a suite de topo) e o Kaspersky Antivírus (entrada de gama).

 

Factóides Kaspersky Multi-Device

4,5 milhões de linhas de código

7 anos de testes

38 anos de desenvolvimento

72 especialistas em anti-malware na equipa

4,1 milhões de ataques neutralizados todos os dias

65 funcionalidades de segurança

35 tecnologias de protecção