Notícias

James Kakalios fala na Academia de Verão da UA sobre a física dos super-heróis

James Kakalios vai falar entre hoje e dia 14 de Julho na Academia de Verão da Universidade de Aveiro (UA) sobre a física dos super-heróis. O cientista que aceita as regras do espectáculo e da ficção, mas reflecte sobre a Física por detrás dos super-poderes das histórias aos quadradinhos é professor na Universidade do Minnesota e consultor de filmes como “Watchmen” e “O Incrível Homem-Aranha”.

A vinda de James Kakalios insere-se no programa de palestras do  Centro Documental “American Corner” da UA, numa parceria com a Embaixada dos Estados Unidos da América e dirige-se, não só aos participantes na Academia de Verão, mas também à comunidade universitária e a outros interessados.  O interesse, enquanto jovem, pelas histórias aos quadradinhos de super-heróis, terá servido de inspiração ao físico James Kakalios.

O que o levou a titular uma aula, já enquanto professor na Universidade do Minnesota, de “Tudo o que eu gostaria de saber sobre Física aprendi a partir dos livros de banda desenhada” surgiu como reacção ao preconceito de vários alunos em relação à Física. Com grande decepção sua, havia quem considerasse esta disciplina da Ciência sem qualquer utilidade no dia-a-dia.  O sucesso destas aulas levou o professor a escrever livros sobre o tema, a ser convidado para consultor, por exemplo, do filme “Watchmen” e a refletir em questões como a Mecânica Quântica por detrás do Dr. Manhattan do filme (e da banda desenhada) “Watchmen”, sobre a resistência das teias do Homem-Aranha e quais os princípios científicos associados ao caminhar no tecto ou na vertical, ou ainda acerca do laboratório de Tonny Stark em “O Homem de Ferro”.

Na primeira das sessões, hoje, dia 12 de Julho, às 16h00, no auditório da Reitoria da UA, Kakalios fala para o primeiro grupo de participantes da Academia de  Verão que se despedem desta experiência de contacto com a vida universitária. No domingo, no mesmo espaço, o físico norte-americano fala, durante a sessão de boas-vindas que começa às 15h30, para o recém-chegado segundo grupo de jovens participantes que vem descobrir vocações e experimentar várias áreas científicas em programas organizados de acordo com cada faixa etária. Neste dia, a sessão de boas vindas abre com o Vice-reitor da UA, para a área de Investigação, José Fernando Mendes, seguindo-se a intervenção de James Kakalios.

PCGuia
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link