iPhone 5S vai ter leitor biométrico?

iphone 5s biometrico

Os rumores parece que se vão confirmar e o esperado leitor biométrico de impressões digitais deve mesmo fazer a sua estreia no iPhhone 5S que será lançado em Setembro. Pelo menos é isso que a Beta 4 do iOS 7 deixa antever.

Se a imagem que veio a público não for uma montagem, então é muito provável que o próximo Apple iPhone tenha um leitor de impressões digitais incorporado no botão Home. Quem fez a descoberta foi o programador Hamza Sood: uma pasta com o nome BiometricKitUI.axb incluída no package de actualização da Beta 4 do iOS 7, apenas disponível para developers registados na Apple.

Nesta pasta, Hamza Sood descobriu ainda linhas de código com um texto que descreve uma imagem, talvez do ícone desta funcionalidade: ‘segurar o iPhone com a mão direita enquanto toca no botão home com o polegar’. Outra linha de texto revela que a app informará o utilizador quando o scan da impressão digital estiver completo.

biometric iphone 5s
O programador Hamza Sood descobriu a pasta BiometricKitUI.axb no package da Beta 4 do iOS 7.

Aquando do lançamento do iPhone 5, esta funcionalidade já tinha sido falada em muitos rumores. Na Verão de 2012 a Apple tinha comprado a empresa especializada em soluções de biometria AuthenTec por cerca de 330 milhões de euros.

Esta empresa é conhecida por ter desenvolvido o mais pequeno autenticador de impressões digitais do mercado, com 1,3mm de espessura e capaz de digitalizar 500px por polegada, que agora deve chegar em definitivo ao iPhone.