Hacker Barnaby Jack morre a poucos dias de falar na conferência Black Hat

barnaby jack

Tinha 36 anos e era um dos hackers mais conhecidos do mundo. Nas vésperas da conferência Black Hat, onde iria fazer uma apresentação, Barnaby Jack foi encontrado morto em São Francisco. Barnaby passou pela McAfee e pela Juniper.

Uma das causas da morte de Barnaby Jack poderá ser ataque cardíaco, embora a polícia de São Francisco não tenha avançado com a causa oficial. Se esta hipótese se confirmar, acaba por ser uma morte irónica, uma vez que o hacker iria falar na conferência Black Hat sobre como atacar implantes cardíacos à distância.

Barnaby Jack costumava dizer que, com o seu método, conseguiria matar uma pessoa a poucos metros de distância, usando um computador e um exploit para controlar um pacemaker.

Apesar desta forma “nociva” de usar a tecnologia, Barnaby Jack ficou conhecido por propor uma série de melhorias a vários equipamentos médicos e também por conseguir fazer com que uma máquina de multibanco “cuspisse” dinheiro. Barnaby Jack desenvolvia estes ataques para alertar empresas e entidades de segurança da suas vulnerabilidades.