Fadas do lar robóticas – Teste em grupo a robôs aspiradores

O primeiro robô de limpeza autónomo a ser comercializado em massa nasceu pela mão da empresa sueca Electrolux e chamava-se Trilobite 1.0. Foi apresentado pela primeira vez em...

Cleaning Robot Vileda

Vileda
Depois de anos de experiência no mercado dos utensílios de limpeza doméstica, a Vileda lançou-se no mundo dos robôs domésticos e lançou o Cleaning Robot Vileda.

Este produto pertence a uma gama mais baixa de robôs que não utiliza o mapeamento por GPS. O robô da Vileda desloca-se de forma autónoma pela casa, e contorna os obstáculos com o modo de embate.

Por vezes o robô contorna o móvel em quanto lhe bate, o que revelou bons resultados na recolha do lixo que se encontrava junto aos móveis. Responsáveis pela limpeza estão, à semelhança de outros modelos, duas escovas giratórias e três pincéis do lado direito.

Além disto encontrámos ainda uma pala de silicone para impede que o lixo passe para trás do Cleaning Robot e uma escova larga do lado esquerdo. A limpeza dos cantos não foi perfeita, mas não foi o pior resultado, graças à ajuda dos embates contínuos.

O Cleaning Robot da Vileda três modos de limpeza, disponíveis através dos três únicos botões no topo. Cada botão tem um tamanho diferente e uma letra correspondente ao tamanho da divisão – pequeno (S), médio (M) e grande (L). Para o pôr a funcionar só tivemos de carregar num dos botões.

Trabalhou eficientemente em todo o tipo de pavimentos duros, e até em cima de carpetes de pelo curto, mas num tapete com pêlos de cão, deixou tufos espalhados.

A limpeza é realizada em círculos, começando com voltas pequenas que vão alargando, quando o programa termina o robô anuncia com um apito. Quando se abre o contentor, parte do pó tende a cair ao chão, porque não existe nada a impedir que o lixo que entra volte a sair.

Se o robô Vileda estiver numa posição mais vertical quando é retirado o recipiente, o lixo não cai. Voltar a encaixar o contentor não é tão fácil como retirar.

 

O Cleaning Robot tem uma bateria com autonomia para cerca de 70 minutos de trabalho, e como não tem doca, cabe ao utilizador a tarefa de ligar o transformador.

No que diz respeito ao ruído, o robô Vileda é bastante baruhento e as pancadas contra a mobília não ajudam. Ainda que possa parecer pouco inteligente, a tarefa é concluída com sucesso porque o lixo é apanhado, mesmo os pêlos do cão. À semelhança do Roomba, o Cleaning Robot possui uma pega para facilitar o transporte de uma divisão para outra.

As principais vantagens do robô Vileda estão no preço e na facilidade de compra, já que se pode encontrar em qualquer supermercado.

Prós: Preço; Opções de limpeza; Contorno do móveis Contras:  Não tem doca; Ruído
Preço: Entre €150 e €175 (depende da campanha)

Categorias
Gadgets
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link