Faculdade de Engenharia do Porto entra em competição da Agência Espacial Europeia

FEUP ESA

Três equipas universitárias estão em competição pelo melhor negócio não relacionado com o Espaço, baseado em duas tecnologias inovadoras, patenteadas pela Agência Espacial Europeia. Entre estas equipas está uma da FEUP, que vai apresentar a sua ideia no centro técnico da ESA, na Holanda, no dia 8 de Julho.

O desafio Space Solutions University (S2UN) é uma iniciativa do Programa de Transferência de Tecnologia da ESA, que oferece aos estudantes universitários a oportunidade de trabalhar com a Agência Espacial Europeia. O mote deste concurso é ‘Trazer Tecnologia Espacial para a Terra’.

«O objetivo é fornecer aos estudantes técnicos a oportunidade de trabalhar com tecnologias espaciais reais, fazendo parte da sua educação universitária desenvolvendo capacidades de empreendedor, criando spin-offs a partir de tecnologias competitivas da Agência Espacial Europeia», explica a FEUP.

O desafio proposto às equipas concorrentes foi o de criar o melhor plano de negócio para uma de dois projectos da ESA: PAT 360 (um método de processamento de lixo orgânico) ou o PAT 550 (um regulador de painéis solares, baseado num conversor de step-up and down-conversion.