Equipa da Escola Secundária de Amares é Campeã Mundial de Robótica

A equipa ESA ROBOTS da Escola Secundária de Amares (Braga), conquistou pela quarta vez consecutiva o título Mundial de Robótica no RoboCup 2013 que este ano decorreu em Eindhoven,...
ESARobots

A equipa ESA ROBOTS da Escola Secundária de Amares (Braga), conquistou pela quarta vez consecutiva o título Mundial de Robótica no RoboCup 2013 que este ano decorreu em Eindhoven, Holanda. Os alunos de amares conseguiram repetir o feito de 2012, obtido no México, ao juntar o título de Campeões Mundiais a nível individual ao título de Campeões em Superteams.

A ESA ROBOTS apresentou, na competição individual, um espectáculo de dança robótica no qual os robôs «interagiam com os humanos, em sincronismo com a música». A equipa construiu e programou robôs que se transformavam em palco durante a actuação: começavam na forma de um cubo e, através de movimentos sincronizados com a música, terminavam com uma aparência de humanoides.

Na prova das Superteams, lançada durante a RoboCup 2013, a ESA ROBOTS trabalhou em conjunto com escolas de Japão e Itália. Para vencer esta prova, a ESA ROBOTS considera que «a experiência acumulada em participações anteriores, nas quais conquistou três títulos mundiais de robótica, em Singapura (2010), na Turquia (2011) e no México (2012), foi determinante».

Esta equipa de Amares, Braga, é composta por alunos do terceiro ciclo e do ensino secundário, nomeadamente dos cursos profissionais da área da Informática: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos e Técnico de Programação de Sistemas Informáticos. O trabalho apresentado na RoboCup 2013 foi desenvolvido ao longo do ano letivo, no âmbito das atividades do Clube de Robótica.

Categorias
Robots

Jornalista de tecnologias desde 2005, tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil. Gosta de carros rápidos e de hotéis caros. Não tem um helicóptero porque decidiu gastar o prémio do último Euromilhões no desenvolvimento de um smartphone de marca própria.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link