portugalcasino.pt

Agência Espacial Europeia mostra Mesopotâmia vista do Espaço

Probing Mesopotamia

Na imagem de satélite desta semana, captada pelo mini-satélite Proba-V da Agência Espacial Europeia (ESA), é mostrada a região da Mesopotâmia, com os rios Tigre e Eufrates, fundamentais para a agricultura da região e onde se crê ter nascido a civilização. O satélite Proba-V faz uma retrato da cobertura vegetal de toda a Terra, a cada dois dias.

Nesta fotografia é mostrada uma área com 500km de largura onde se podem ver grandes lagos ao longo do rio Eufrates, visíveis do lado esquerdo, e outro ao longo do rio Tigre, do lado direito. Na região central/direita da imagem, podemos ver as montanhas iraquianas de Sinjar. Membros do grupo religioso Yazidi acreditam que foi nesta região que a Arca de Noé veio poisar depois da inundação bíblica.

O Proba-V faz o mapeamento da cobertura vegetal e do crescimento da vegetação em todo o planeta Terra, a cada dois dias, com o seu equipamento Vegetation. «O satélite está neste momento na sua fase de comissionamento, o que inclui uma calibração cruzada do equipamento Vegetation com o seu antecessor no satélite francês, Spot-5, para garantir a compatibilidade dos dados», explica a ESA.

AS ÚLTIMAS DEZ FOTOGRAFIAS DA SEMANA DO PROBA-V

[doptg id=”12″]