750 milhões de cartões SIM em risco

Foi descoberto um novo buraco de segurança em alguns cartões SIM que permitem o acesso a redes de telefonia móvel em todo o mundo. Esta falha pode ser activada...
Cartão SIM

Foi descoberto um novo buraco de segurança em alguns cartões SIM que permitem o acesso a redes de telefonia móvel em todo o mundo.

Esta falha pode ser activada através de duas mensagens SMS: a primeira mascarada como uma mensagem vinda do operador, o telefone retorna a quem enviar essa mensagem as chaves de encriptação do cartão SIM.

A segunda mensagem vai usar essa informação para escutar chamadas, mandar mensagens ou roubar outros dados.

Segundo Karsten Nohl da Security Research Labs, que foi quem descobriu este problema, todo o processo demora menos de dois minutos.

No entanto só se consegue desbloquear cartões SIM que usem o sistema encriptação DES mais antigo. Os cartões modernos que usam o novo sistema Triple DES não são afectados. Ainda assim, Nohl estima que cerca de 750 milhões de cartões SIM estejam em perigo.

A GSM Association já enviou a informação sobre este problema aos operadores para que estes possam tomar as medidas necessárias para o resolver.

Via New York Times

Categorias
MobilidadeNotíciasSegurança

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link