Toshiba AT300 SE

Após revelados os resultados de 2012 da Toshiba, ficou patente que a linha de tablets começa a ter um peso cada vez maior no total da facturação da marca, daí que seja fundamental sustentar esse crescimento com a chegada de novos modelos. Para reforçar a actual gama, a Toshiba decidiu lançar o AT300 SE, um modelo “budget” do tablet topo de gama AT300, que no fundo varia apenas pelos acabamentos do painel traseiro do chassis, pela maior espessura de 10,5 mm e maior peso de 625 gramas (8,95 mm e 590 g para o AT300).

Embora o acabamento pareça ser de menor qualidade, a realidade é que o chassis pareceu-nos mais resistente e sólido que o do AT300, visto usar uma só peça por todo o chassis, e não diversos painéis.

Claro que para além do acabamento, temos também uma redução nas ligações, deixando de existir a saída HDMI e o leitor de cartões SD, existindo apenas uma ligação Micro USB e um leitor para cartões MicroSD. Existe também outra alteração a nível do chassis e componentes técnicos, que foi a substituição das câmaras frontal e traseira, de 5 e 2 megapixéis, por uma de 3 e 1,2 megapixéis, respectivamente.

Internamente está tudo na mesma, estando este AT300 SE munido do mesmo ecrã de 10,1 polegadas de iluminação LED e 1280×800 píxeis de resolução, que garante uma boa qualidade de imagem.

A nível de som temos as mesmas colunas estéreo de tecnologia SRS, e a comandar tudo isto a já conhecida plataforma Nvidia Tegra 3, com o seu processador quad-core (mais um) de 1,3 GHz, 1 GB de memória RAM e 16 GB para armazenamento de dados.

A contrariar esta tendência de “troikar”(ou corte de funcionalidades, se quisermos ser mais correctos) este AT300 SE vem já equipado com o mais recente Sistema Operativo Android 4.1.1 Jelly Bean, e um preço mais apelativo, de €399.