PCGuia

33 programas e serviços que valem a pena comprar

Infelizmente o software gratuito nem sempre chega para aquilo que queremos fazer, seja porque são versões reduzidas de programas pagos, seja por simplesmente não ter as funcionalidades de que precisamos.

Isto faz com que tenhamos de nos virar para o software pago. Aqui fica uma lista de programas e serviços Web que valem a pena comprar.

Quem é que não gosta de freeware? Quem é que não prefere escolher software perfeitamente funcional e gratuito a um em que se tem de largar algumas centenas de euros?

Pois é, mas nem tudo são rosas. Muitas vezes não existe alternativa gratuita, ou a que existe não tem alguma funcionalidade essencial. Assim, neste artigo, reunimos uma série de programas e serviços Web que fazem um pouco de tudo a preços muito diversos. Se for mesmo importante para si desempenhar uma determinada tarefa, achamos que vale a pena pagar pela ferramenta mais adequada.

De qualquer modo, muitas das aplicações deste artigo têm versões de avaliação. Vale a pena usá-las de modo a verificar se a ferramenta faz, de facto, aquilo que anuncia. O mesmo para os serviços de Web. Se a aplicação for muito cara ou complicada para o que tem de fazer, talvez seja melhor usar a versão gratuita, por mais limitada que seja. Aqui, o nosso objectivo é chamar-lhe a atenção para o bom software que se pode comprar.

 

Gravação de vídeo do ambiente de trabalho

Fraps

Uma ferramenta para capturar ecrãs dos seus jogos, sem qualquer problema. A versão gratuita imprime marcas de água nas imagens, que a versão paga já não faz. Esta também permite a gravação de vídeos, do tamanho e da duração que desejar.

Site

Camtasia Studio

Não será o melhor programa para gravar vídeos dos seus jogos. Mas com a sua boa capacidade de gravar, editar e publicar vídeos, serve para tudo o resto. Muito boa para fazer vídeos da utilização que se faz normalmente do Windows. Muito bom para criar tutoriais, como por exemplo ensinar a usar uma dada aplicação.

Site

Clonagem de Apple

ObjectDock

Para as pessoas que gostam da barra de tarefas que se encontra no OS X, vulgarmente chamada a Doca. Esta amplia-se e reduz-se sempre que se passa o rato sobre os ícones. É discutível se, funcionalmente, é superior ao menu Iniciar do Windows. Mas é muito gira. Agora pode colocar uma Doca na parte de baixo do seu ecrã apreciá-la por si próprio.

Site

Edição de PDF

Foxit Advanced PDF Editor

Normalmente, para se manipular e editar PDFs, é preciso pagar os olhos da cara. O próprio Adobe Acrobat é caríssimo, e é o padrão da indústria. Não vale o que custa, só para se poder mexer nos PDFs criados por si ou descarregados da Internet. Mas há uma solução que custa apenas um terço do que custa o Acrobat: é esta aplicação da Foxit.

Site

Edição de vídeo

Lightworks

Chamam-lhe a única ferramenta de edição de vídeo feita por editores, para editores. Caro, o Lightworks suporta uma série de formatos de vídeo e áudio, podendo depois colocar os vídeos numa hiper-aperfeiçoada cronologia independente de qualquer codec. Com ela pode adicionar efeitos e transições ou fazer ajustamentos à velocidade e aos níveis, tudo em tempo real. Experimente a versão gratuita antes de começar a gastar dinheiro. Pode ser que aquilo de que precisa seja um pouco menos do que tornar os seus filmes domésticos em obras-primas.

Site

Adobe After Effects

Editar vídeo nunca saiu barato a ninguém. No entanto, o Adobe After Effects é mesmo a aplicação suprema para criar efeitos visuais – para o consumidor. Bom, quase, pois está mesmo na fronteira do acessível aos amadores de vídeo que apenas querem adicionar um efeito ou outro. A Adobe oferece um serviço de assinatura para as pessoas que querem usar, precisamente, um efeito ou outro, sem gastar rios de dinheiro.

Site

Adobe Premiere Pro

Até parece que estamos a fazer publicidade à Adobe ao falarmos dos produtos de manipulação de vídeo. Mas estes são realmente os melhores – por exemplo, o Premiere Pro continua a ser o padrão da indústria para importação, edição e exportação de vídeo. Tudo no mesmo sítio. Mencionamos isto porque se pode perfeitamente usar diversas ferramentas freeware para fazer esse tipo de edições de vídeo. Mas nada vence o Premiere para fazer transições, rendering e tudo o resto. Vale perfeitamente o que custa.

Site

Falar com o computador

Dragon Naturally Speaking 12

Já se pode falar para um smartphone de modo a que ele transcreva aquilo que está a dizer. Mas o reconhecimento de fala num PC ou portátil está um pouco aquém. O Windows 7 e 8 já incluem essas funcionalidades, mas a implementação da análise de voz da Microsoft, mais precisamente a velocidade e o rigor de percepção, são inferiores a produtos de outros fabricantes como, por exemplo, o Dragon Natural Speaking 12. Treinando-o um pouco, poderá depressa começar a fazer ditados para o PC.

Site

Hotspot Wi-Fi

Connectify

Chegamos a um hotel com acesso à Net por Ethernet. Também gostaríamos de ligar à Net o tablet, o smartphone ou mesmo mais um portátil, mas o Wi-Fi do hotel é horroroso.

Mas aqui tem o Connectify. Este programa transforma um computador portátil ou um PC de secretária com Wi-Fi num ponto de acesso à Internet. Tendo em conta que todo o seu equipamento de rede funciona bem, algo que pode verificar usando a versão de teste do Connectify antes de o comprar, poderá criar um Hotspot Wi-Fi protegido com a sua palavra-passe para utilização de aqueles que a sabem. Pode até partilhar a ligação de pens USB de 3G e 4G

Site

Reprodução de Blu-Ray

Arcasoft Totalmedia Theatre 5

A Microsoft não quer pagar as licenças dos codecs adequados para a leitura de discos Blu-Ray, por isso o Windows Media Player nunca terá a capacidade de ler Blu-Ray numa versão comum do Windows. Pode ler Blu-Rays não protegidos na aplicação freeware VLC, mas precisa de gastar dinheiro para ver legalmente os últimos filmes no PC. Aqui tem uma excelente aplicação para tal, o Arcasoft Totalmedia Theatre 5.

Site

Utilização de mais que um monitor

DisplayFusion

Se vai ser um dos que vai saltar o Windows 8 e ver se a versão seguinte do SO da Microsoft é melhor, vai precisar de uma aplicação com melhor suporte a configurações com diversos monitores que as opções miseráveis que vêm no Windows 7 ou Vista.

O DisplayFusion permite-lhe um grande nível de controlo sobre configurações de diversos monitores, podendo criar barras de tarefas que passam por todos os ecrãs e ter papéis de parede e protecções de ecrã diferentes para cada monitor. Um programa tão bom que é um crime não vir junto com todos os monitores que se vendem.

Site

Rato

ReMouse

Gosta de usar as macros do Excel? Com o ReMouse pode fazer uma gravação dos seus gestos do rato e batidas no teclado durante um certo tempo. Pode gravá-las para ficheiro. Quando, mais tarde, voltar a carregá-lo, pode reproduzir todas as suas acções todas as vezes que quiser.

Se comprar a versão standard da aplicação, poderá usar o Smart Recording. Com este terá a certeza de que os movimentos gravados corresponderão às aplicações carregadas, baseando-se na posição relativa da janela na altura em que aparece.

Site

Organização do ambiente de trabalho

Fences

Com Fences podem criar-se áreas destacadas de conteúdo móvel no ambiente de trabalho, onde se podem colocar atalhos e ficheiros, conseguindo uma melhor organização pessoal. Pode até atribuir automaticamente novos ícones a áreas já criadas.

Site

Divvy

O Windows tem o defeito de ser necessário estar sempre a dizer-lhe para redimensionar e colocar as janelas de uma aplicação no local onde gosta que ela esteja no ambiente de trabalho.

Com o Divvy pode automatizar todo este processo, proporcionando-lhe uma grelha onde pode redimensionar imediatamente as janelas. Tem também uma série de teclas de atalho que colocam imediatamente a janela no local desejado.

Site

[toggle_box title=”As cinco aplicações mais pirateadas” width=”Width of toggle box”]

Graças às funcionalidades estatísticas do motor de busca de ficheiros torrent The Pirate Bay, é fácil ficar a saber quais as aplicações mais pirateadas. Aqui vemos os links BitTorrent individuais e não, por exemplo, todas as vezes que aparece o Windows 8 no site.

Sem surpresas, alguns dos produtos mais descarregados são da Adobe. Se estiver a ler o artigo principal, fará alguma ideia do porquê: oferecem funcionalidades excelentes, difíceis de encontrar noutros programas, sendo também extremamente caros e inacessíveis ao comum dos mortais.

Diz a piada que nunca ninguém alguma vez pagou por uma cópia do WinRAR. Não é surpresa que este esteja no topo das listas do Pirate Bay. Estranho, pois há um programa semelhante, o 7zip, que oferece uma funcionalidade praticamente idêntica, custando absolutamente nada.

Estranho também é estar lá o Avast Antivirus. Para obter uma protecção gratuita antivírus a tempo real, é só preciso arranjar o Microsoft Security Essentials. Este já está incluído no Windows 8 como parte do Windows Defender. Quanto a sistemas operativos Microsoft, o topo da lista é o Windows XP – ao qual, a propósito, o Security Essentials pode dar muito jeito.

[/toggle_box]

 

Desbloqueio de DVD/Blu-Ray

AnyDVD

AnyDVD HD

Já conhecemos bem o AnyDVD. É um programa que nos dá a possibilidade de remover os códigos regionais, e outros sistemas DRM (Digital Rights Management), de DVDs, HD-DVDs e Blu-Rays. Tem também uma função de cópia com um só botão em que pode colocar um disco óptico num ficheiro ISO no seu disco rígido.

Site

Cópia de ficheiros

TeraCopy

No Windows 8, a cópia e deslocação de ficheiros foi muito aperfeiçoada em relação aos Windows anteriores. Mesmo assim, com o TeraCopy consegue uma transferência ainda mais veloz, e mais umas funcionalidades úteis. Como poder voltar a tentar transferências que falharam, ou não transferir um ficheiro sem alterar a transferência do resto. Para quem usa o Windows 7 – esta aplicação é para si.

Site

Folhas de cálculo

Microsoft Excel

Tem razão. Existem diversas alternativas gratuitas ao famoso programa de folha de cálculo da Microsoft. Mas, comparadas com o Excel, estão muito incompletas. Especialmente, à grande maioria faltam macros VBA. Se tiver de passar com frequência um ficheiro, por exemplo, entre o Calc do OpenOffice e o Excel num ambiente empresarial, é provável que venha a ter problemas. Depois, é o melhor para integrar as folhas de cálculo com a nuvem. As outras opções estão relegadas ao PC.

Site

Ajustes à barra de tarefas

Bins

Já mostrámos como pode organizar melhor o ambiente de trabalho e até criar uma barra de tarefas semelhante à de um Mac, se quiser. Se não quiser, pode usar a aplicação Bins para pegar nos botões da barra de tarefas do Windows 7 e colocá-los em grupos um pouco semelhantes aos que se encontram no ecrã de um smartphone. Estes ícones, agora uma colecção de atalhos, podem usar-se, por exemplo, para compactar todos os browsers num único link, que se pode expandir.

Site

Correcção de áudio

TuneUp

Há poucas coisas mais irritantes do que ter uma colecção de música cujas faixas têm os rótulos completamente errados, ou só mais ou menos errados, ou errados q.b. para atrapalharem o seu leitor. O TuneUp é um plug-in para o iTunes ou o Windows Media Player que ajuda a corrigir, padronizar e preencher as informações em falta de qualquer colecção de música. E depois de tudo isso ainda lhe arranja as letras das canções e as datas dos próximos concertos das bandas.

Site

Disciplina fiscal

You need a budget

O nome não requer explicações. Trata-se de uma aplicação financeira para Windows com apps em Android e/ou iOS, que o ajuda a controlar os seus gastos, rendimentos e tudo o que tenha a ver com a gestão de dinheiro. A aplicação não consegue ligar-se directamente à sua conta bancária, mas pode, se quiser, importar os dados financeiros em bruto. Tem também toda uma série de relatórios a ajudá-lo a controlar as suas finanças.

Site

Eliminação de spyware

Malwarebytes Anti-Malware

Instalando a versão gratuita do Malwarebytes Anti-Malware tem já quase todas as vantagens da versão paga menos uma – a protecção em tempo real do sistema. Importante, pois se nunca mais se lembrar de a executar, como é que a aplicação vai descobrir e eliminar o malware? É um programa anti-malware pujante, especialmente quando comparado com o Windows Defender.

Site

Vigilância do Windows

WinPatrol

O WinPatrol é uma aplicação que segue a vertente “tudo e mais um par de botas”. Foi criado para proporcionar um grande número de opções ao utilizador para que as partes mais complicadas do Windows não sejam atropeladas por outras aplicações ou por malware. O WinPatrol, por exemplo, avisa quando outra aplicação tentar alterar a lista de aplicações que arrancam ao mesmo tempo que o Windows ou se uma aplicação está a tentar activamente desinstalar outro programa no seu sistema.

Site

Caça ao ladrão

Prey

Detestamos que nos roubem os computadores portáteis. Se os utilizadores da Apple têm as suas funcionalidades iCloud e Find my Mac, os Windows não. Claro, pode instalar uma aplicação de rastreio como o Prey. O programa tira fotografias ao ladrão com a webcam e tenta notificá-lo do local onde se situa o portátil – e outras coisinhas. Só falta o modo de autodestruição.

Site

Gmail

PostBox

Se é dos que adora o Gmail e detesta o Outlook, dê uma vista de olhos aqui ao PostBox. Com ele pode ter o Gmail completo no ambiente de trabalho, sem browser. Tem os separadores, as mensagens prioritárias, integração com o calendário do Google e até pode usar os atalhos do teclado que usa no Google. Tem também extras como criação de links para os ficheiros partilháveis no Dropbox e outras, que são uma grande mais-valia para qualquer aplicação de e-mail offline.

Site

Serviços Web

 

Cópias de segurança

CrashPlan

Quando tudo corre mal no PC, ainda é pior se o seu último backup foi há anos – ou nunca! Melhor arrumá-lo na nuvem. Sem limite de armazenamento!

Site

Armazenamento e visualização de fotografias

SmugMug

Um site de armazenamento para as suas fotografias e vídeos originais de alta resolução, podendo transformar a sua exposição de fotos numa montra de loja em que pode vender os seus trabalhos.

Site

Armazenamento na nuvem

Box

O que não faltam são opções de armazenamento na nuvem. O Box atraiu-nos por causa do preço: 15$ por utilizador/mês por um terabyte, muito mais que os 500GB por 50$/mês do Dropbox.

Site

Chats em comunidade

App.Net

Uma versão paga do Twitter, muito mais aberta. Se calhar, pagar por um serviço de microblogging de 256 caracteres e sem anúncios acaba com o spam e afasta as pessoas mais irritantes.

Site

Chamadas telefónicas

Skype Out

Acabe com o telefone fixo. Mude-se para o Skype e, pagando muito pouco, faça chamadas para os números fixos ou móveis de todo o mundo. E fica ainda mais barato com uma assinatura do Skype.

Site

Armazenamento e apresentação de vídeo

Vimeo Plus

Se gosta de vídeo mas precisa de algo na Internet onde arquivar e mostrar os seus trabalhos, use o Vimeo Plus. Pode carregar 5GB por semana, uploads de HD ilimitados e pode personalizar o leitor que usa para mostrar bem os seus filmes na Internet.

Site

DNS Dinâmico

No-IP

Quer ligar-se a um computador (ou outro aparelho ligado à rede) com toda a facilidade? Pode usar as funcionalidades de Dynamic DNS do No-IP. Só precisa de se lembrar de um endereço de Web.

Site

Protecção de palavras-passe

LastPass Premium

A aplicação LastPass inclui um serviço Web que sincroniza em segurança todas as suas palavras-passe por todos os seus dispositivos e browsers. Com a versão Premium pode também usar uma pen USB como autenticador para dar mais um nível de segurança, e tem acesso às apps de LastPass para smartphones.

Site

Música

Spotify

A rede social de música do momento. Pode ouvir música directamente no browser ou se tiver uma conta premium usar as apps que existem para iOS, Android e Windows Phone e ouvir música sem estar liga à Internet. Suporta integração com outras redes sociais como o Facebook ou Twitter.

Site

Digitally Imported

Este serviço de música existe em formato gratuito, com anúncios, e modo premium com mais qualidade de som e sem anúncios. É dedicado a quem gosta de música electrónica, chill ou trance.

Site

Exit mobile version