33 programas e serviços que valem a pena comprar

Software

Organização do ambiente de trabalho

Fences

Fences

Com Fences podem criar-se áreas destacadas de conteúdo móvel no ambiente de trabalho, onde se podem colocar atalhos e ficheiros, conseguindo uma melhor organização pessoal. Pode até atribuir automaticamente novos ícones a áreas já criadas.

Site

Divvy

divvy-11

O Windows tem o defeito de ser necessário estar sempre a dizer-lhe para redimensionar e colocar as janelas de uma aplicação no local onde gosta que ela esteja no ambiente de trabalho.

Com o Divvy pode automatizar todo este processo, proporcionando-lhe uma grelha onde pode redimensionar imediatamente as janelas. Tem também uma série de teclas de atalho que colocam imediatamente a janela no local desejado.

Site

[toggle_box title=”As cinco aplicações mais pirateadas” width=”Width of toggle box”]

Graças às funcionalidades estatísticas do motor de busca de ficheiros torrent The Pirate Bay, é fácil ficar a saber quais as aplicações mais pirateadas. Aqui vemos os links BitTorrent individuais e não, por exemplo, todas as vezes que aparece o Windows 8 no site.

Sem surpresas, alguns dos produtos mais descarregados são da Adobe. Se estiver a ler o artigo principal, fará alguma ideia do porquê: oferecem funcionalidades excelentes, difíceis de encontrar noutros programas, sendo também extremamente caros e inacessíveis ao comum dos mortais.

Diz a piada que nunca ninguém alguma vez pagou por uma cópia do WinRAR. Não é surpresa que este esteja no topo das listas do Pirate Bay. Estranho, pois há um programa semelhante, o 7zip, que oferece uma funcionalidade praticamente idêntica, custando absolutamente nada.

Estranho também é estar lá o Avast Antivirus. Para obter uma protecção gratuita antivírus a tempo real, é só preciso arranjar o Microsoft Security Essentials. Este já está incluído no Windows 8 como parte do Windows Defender. Quanto a sistemas operativos Microsoft, o topo da lista é o Windows XP – ao qual, a propósito, o Security Essentials pode dar muito jeito.

[/toggle_box]

 

Desbloqueio de DVD/Blu-Ray

AnyDVD

AnyDVD HD

AnyDVD

Já conhecemos bem o AnyDVD. É um programa que nos dá a possibilidade de remover os códigos regionais, e outros sistemas DRM (Digital Rights Management), de DVDs, HD-DVDs e Blu-Rays. Tem também uma função de cópia com um só botão em que pode colocar um disco óptico num ficheiro ISO no seu disco rígido.

Site

Cópia de ficheiros

TeraCopy

TeraCopy

No Windows 8, a cópia e deslocação de ficheiros foi muito aperfeiçoada em relação aos Windows anteriores. Mesmo assim, com o TeraCopy consegue uma transferência ainda mais veloz, e mais umas funcionalidades úteis. Como poder voltar a tentar transferências que falharam, ou não transferir um ficheiro sem alterar a transferência do resto. Para quem usa o Windows 7 – esta aplicação é para si.

Site

Folhas de cálculo

Microsoft Excel

Microsoft Excel

Tem razão. Existem diversas alternativas gratuitas ao famoso programa de folha de cálculo da Microsoft. Mas, comparadas com o Excel, estão muito incompletas. Especialmente, à grande maioria faltam macros VBA. Se tiver de passar com frequência um ficheiro, por exemplo, entre o Calc do OpenOffice e o Excel num ambiente empresarial, é provável que venha a ter problemas. Depois, é o melhor para integrar as folhas de cálculo com a nuvem. As outras opções estão relegadas ao PC.

Site

Ajustes à barra de tarefas

Bins

Bins

Já mostrámos como pode organizar melhor o ambiente de trabalho e até criar uma barra de tarefas semelhante à de um Mac, se quiser. Se não quiser, pode usar a aplicação Bins para pegar nos botões da barra de tarefas do Windows 7 e colocá-los em grupos um pouco semelhantes aos que se encontram no ecrã de um smartphone. Estes ícones, agora uma colecção de atalhos, podem usar-se, por exemplo, para compactar todos os browsers num único link, que se pode expandir.

Site