33 programas e serviços que valem a pena comprar

Software

Infelizmente o software gratuito nem sempre chega para aquilo que queremos fazer, seja porque são versões reduzidas de programas pagos, seja por simplesmente não ter as funcionalidades de que precisamos.

Isto faz com que tenhamos de nos virar para o software pago. Aqui fica uma lista de programas e serviços Web que valem a pena comprar.

Quem é que não gosta de freeware? Quem é que não prefere escolher software perfeitamente funcional e gratuito a um em que se tem de largar algumas centenas de euros?

Pois é, mas nem tudo são rosas. Muitas vezes não existe alternativa gratuita, ou a que existe não tem alguma funcionalidade essencial. Assim, neste artigo, reunimos uma série de programas e serviços Web que fazem um pouco de tudo a preços muito diversos. Se for mesmo importante para si desempenhar uma determinada tarefa, achamos que vale a pena pagar pela ferramenta mais adequada.

De qualquer modo, muitas das aplicações deste artigo têm versões de avaliação. Vale a pena usá-las de modo a verificar se a ferramenta faz, de facto, aquilo que anuncia. O mesmo para os serviços de Web. Se a aplicação for muito cara ou complicada para o que tem de fazer, talvez seja melhor usar a versão gratuita, por mais limitada que seja. Aqui, o nosso objectivo é chamar-lhe a atenção para o bom software que se pode comprar.

 

Gravação de vídeo do ambiente de trabalho

Fraps

Fraps

Uma ferramenta para capturar ecrãs dos seus jogos, sem qualquer problema. A versão gratuita imprime marcas de água nas imagens, que a versão paga já não faz. Esta também permite a gravação de vídeos, do tamanho e da duração que desejar.

Site

Camtasia Studio

Camtasia Studio

Não será o melhor programa para gravar vídeos dos seus jogos. Mas com a sua boa capacidade de gravar, editar e publicar vídeos, serve para tudo o resto. Muito boa para fazer vídeos da utilização que se faz normalmente do Windows. Muito bom para criar tutoriais, como por exemplo ensinar a usar uma dada aplicação.

Site

Clonagem de Apple

ObjectDock

ObjectDock

Para as pessoas que gostam da barra de tarefas que se encontra no OS X, vulgarmente chamada a Doca. Esta amplia-se e reduz-se sempre que se passa o rato sobre os ícones. É discutível se, funcionalmente, é superior ao menu Iniciar do Windows. Mas é muito gira. Agora pode colocar uma Doca na parte de baixo do seu ecrã apreciá-la por si próprio.

Site

Edição de PDF

Foxit Advanced PDF Editor

Foxit Advanced PDF Editor

Normalmente, para se manipular e editar PDFs, é preciso pagar os olhos da cara. O próprio Adobe Acrobat é caríssimo, e é o padrão da indústria. Não vale o que custa, só para se poder mexer nos PDFs criados por si ou descarregados da Internet. Mas há uma solução que custa apenas um terço do que custa o Acrobat: é esta aplicação da Foxit.

Site

Edição de vídeo

Lightworks

Lightworks

Chamam-lhe a única ferramenta de edição de vídeo feita por editores, para editores. Caro, o Lightworks suporta uma série de formatos de vídeo e áudio, podendo depois colocar os vídeos numa hiper-aperfeiçoada cronologia independente de qualquer codec. Com ela pode adicionar efeitos e transições ou fazer ajustamentos à velocidade e aos níveis, tudo em tempo real. Experimente a versão gratuita antes de começar a gastar dinheiro. Pode ser que aquilo de que precisa seja um pouco menos do que tornar os seus filmes domésticos em obras-primas.

Site

Adobe After Effects

cs6 2

Editar vídeo nunca saiu barato a ninguém. No entanto, o Adobe After Effects é mesmo a aplicação suprema para criar efeitos visuais – para o consumidor. Bom, quase, pois está mesmo na fronteira do acessível aos amadores de vídeo que apenas querem adicionar um efeito ou outro. A Adobe oferece um serviço de assinatura para as pessoas que querem usar, precisamente, um efeito ou outro, sem gastar rios de dinheiro.

Site

Adobe Premiere Pro

premui1

Até parece que estamos a fazer publicidade à Adobe ao falarmos dos produtos de manipulação de vídeo. Mas estes são realmente os melhores – por exemplo, o Premiere Pro continua a ser o padrão da indústria para importação, edição e exportação de vídeo. Tudo no mesmo sítio. Mencionamos isto porque se pode perfeitamente usar diversas ferramentas freeware para fazer esse tipo de edições de vídeo. Mas nada vence o Premiere para fazer transições, rendering e tudo o resto. Vale perfeitamente o que custa.

Site