Já foram anunciados os vencedores do Lisbon BIG Apps, o concurso dirigido à comunidade portuguesa de developers e start-ups. wiRide, Xtourmaker e TaxiMotion foram as aplicações vencedoras e os seus criadores receberam 20 mil euros cada. Já a Parallel Planet ganhou o prémio do público como a mais votada no site deste concurso.
Além dos prémios monetários de 20 mil euros para cada um dos três projectos vencedores, as equipas terão à sua disposição um programa de incubação de seis meses nos Tec Labs – Centros de Inovação do ISCTE e da FCUL.
A isto juntam-se a participação em várias acções de formação e acompanhamento por especialistas em diversas áreas comerciais e técnicas, acesso gratuito a serviços de alojamento de dados em cloud, um plano de marketing para divulgação das apps no mercado, através de canais de comunicação da Vodafone Portugal e apoio da CML à formalização legal do projecto.
As 15 equipas que chegaram à final, seleccionadas entre mais de 200 candidatas, passaram por várias sessões prévias de trabalho, com mentoring para desenvolver os seus projectos, trabalhando factores como o valor da ideia para a cidade de Lisboa.
VENCEDORES
O wiRide nasceu no concurso tecnológico Changeathon, em Braga, e acabou por vencer com um posicionamento muito focado em estudantes: queria ser a primeira aplicação móvel da Península Ibérica a dinamizar boleias entre estudantes dentro do mesmo distrito, dando mais opções de transporte a uma faixa etária afectada por pouca variedade e custos elevados.
Mais informação em http://wiride.lisbonbigapps.com/
A Xtourmaker foi a única app finalista que não tem como destinatário o visitante, nem o habitante ou o cidadão, mas sim os profissionais de turismo. Trata-se de uma aplicação ou serviço que permite que empresas possam criar o seu próprio percurso ou tour interactivo.
Mais informação em www.xtourmaker.lisbonbigapps.com.
A plataforma Taximotions, através de um sistema de backoffice, quer ajudar os taxistas a gerir melhor os seus recursos e a identificar as oportunidades, nomeadamente a procura. Para o efeito, oferece-lhes a possibilidade de, através de uma app, entregar mais valor acrescentado ao seu consumidor, nomeadamente através de um sistema simplificado de chamada de táxi, permitindo até indicar necessidades especiais para o transporte e facilitar o pagamento da viagem.
Mais informação em http://taximotions.lisbonbigapps.com/
PRÉMIO DO PÚBLICO
A equipa da Parallel Planet é composta por João Ribeiro, Manuel Mendes e Ricardo Machado que, em conjunto com uma equipa de guionistas e outros parceiros, criaram uma aplicação que traz uma nova forma de storytelling. A Parallel Planet permite que os leitores ou utilizadores mergulhem na estória, guiados por um conjunto de pistas interactivas baseadas na localização e realidade aumentada.