iRobot e Cisco vão lançar robô Ava 500

Ava 500

A iRobot Corp. e a Cisco anunciaram na InfoComm, a decorrer em Orlando, EUA, que estão a trabalhar em conjunto para lançar no mercado o Ava 500, um robô de vídeo interactivo.

O iRobot Ava 500 permite que qualquer utilizador remoto, sentado à frente do sistema interactivo, reúna com colegas ou fazer parte de experiências, como visitas guiadas às infra-estruturas, que, anteriormente, seria difícil ou impensável de tão longe.

Permite, ainda, que um utilizador em Nova Iorque, por exemplo, caminhe pelos corredores, reúna com pessoas em Paris, Hong Kong ou São Francisco, tal e qual como se estivesse fisicamente no local.

Para criar o Ava 500, a iRobot enriqueceu o Ava, a plataforma robótica móvel com o sistema pessoal Cisco TelePresence EX60.

A solução combinada com um sistema EX60 de 21.5 polegadas em HD no topo da plataforma robótica móvel, aumentando assim a experiência da telepresença – permitindo liberdade de movimento, localização espontânea e o movimento de um utilizador remoto a milhares de quilómetros de distância.

O utilizador pode programar e controlar o Ava 500 através de uma interface iPad, sendo que os pontos de destino podem ser seleccionados com um toque num mapa, ou escolhendo uma sala ou o nome de um funcionário.

Uma vez definida a localização e o ponto de interesse, um robô disponível é activado para levar o utilizador onde este pretende ir.

O robô pode ser operado em modo “privado” ou “público” – o percurso desde a estação base até ao destino pode ser feito de forma reservada ou exposta, dado que o utilizador pode ver e ser visto, ou até mesmo parar num corredor para conversar com um colega com quem se cruza.

Terminada a sessão, o Ava 500 regressa automaticamente à estação base para recarregar a bateria. Navegação autónoma significa que não é necessário “conduzir” o robô, pelo que o utilizador fica livre para outras tarefas.

O Ava 500 deverá estar disponível no início de 2014 através de parceiros Cisco seleccionados.