Indra lança nova geração de contadores eléctricos inteligentes

A Indra lançou no mercado uma solução compacta de contadores eléctricos inteligentes (Smart Meter).

Esta nova geração de contadores incorpora num único equipamento os elementos de medição, visualização, monitorização (detecção da qualidade do serviço, falta de abastecimento ou nível de tensão), controlo de potência e controlo remoto do abastecimento.

A sua principal característica é a capacidade de concentrar num único dispositivo, a conexão com o exterior de um conjunto de contadores de um edifício, o que supõe uma solução mais económica para as distribuidoras eléctricas de zonas com uma concentração muito grande de clientes (zonas urbanas), uma vez que evita que, em cada contador, multiplique a sua capacidade de comunicação.

A economia conseguida com o equipamento InMeter é possível graças às comunicações bidireccionais, desde ou para a central de distribuição remota da companhia, libertando assim cada contador individual (InMeter EBM) e reunindo os dados num concentrador (InMeter RCC) que utiliza a função Gateway (conexão) entre os vários contadores InMeter associados ao sistema central de distribuição.

O concentrador InMeter RCC é, portanto, o equipamento que incorpora todas as comunicações de modem.

A solução InMeter integra dispositivos antifraude, que impedem a adulteração, e caracteriza-se pelo seu design compacto e modular que minimiza os espaços para instalação.

A Indra desenvolveu ainda um sistema de telegestão – Smart Platform for Efficiente Energy Distribution (InSPEED) – para esta nova geração de contadores inteligentes que facilita a recolha, em tempo real, dos dados de consumo das famílias, permitindo às empresas distribuidoras de energia realizar uma gestão mais eficiente da potência disponível em cada faixa horária e oferecendo aos seus clientes novos serviços.

Os contadores inteligentes (smart meter) serão fundamentais na modernização e evolução das tradicionais redes de distribuição de energia eléctrica para as smart grids.

O desenvolvimento desta nova geração de contadores faz parte da estratégia global da Indra, orientada para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções focadas na eficiência energética e na sustentabilidade, tanto na área de geração, transmissão e distribuição, como no consumo industrial, residencial e de transporte.