A “igreja do culto do Mac da Apple” reuniu-se mais uma vez em S. Francisco para o World Wide Developers Conference 2013. A keynote inicial ficou a cargo do CEO Tim Cook que pareceu ter mais confiança e presença em palco que nas primeiras keynotes que fez após o desaparecimento de Steve Jobs.
iOS7
- Publicidade -
Tal como se esperava, o novo iOS7 foi a estrela da companhia. Alguns dos rumores estavam completamente certos, como por exemplo a aplicação de paralaxe ao ecrã dependente da orientação do dispositivo para dar um pouco de tri-dimensiolidade à bi-dimensionalidade que vai imperar por todo o sistema a partir de agora.
A primeira coisa que salta à vista é a alteração no tipo de letra que agora inclui letra “ultra-thin” para, por exemplo aplicações como a Meteorologia.
A segunda é que os ícones perderam a profundidade. Tudo é 2D.
A única profundidade está no sistema de paralaxe que serve para fazer com que exista uma pequena ilusão de profundidade quando se roda o telefone. Até dá para “ver por trás dos ícones”.
- Publicidade -
Uma outra forma como Jony Ive não deitou completamente fora o 3D é através do uso de transparência que funciona em praticamente todas a apps e que por exemplo permite ter um vislumbre das cores da imagem de fundo.
O problema aqui é que muitas das coisas que a Apple apresentou hoje não são originais, por exemplo as notificações de meteorologia são basicamente iguais às que já existem no skin HTC Sense para Android há alguns anos. Por exemplo na app de meteorologia, quando chove, o utilizador vê a chuva a cair no ecrã e assim por diante.
Outra nova funcionalidade que foi “inspirada” por outras que já existem é o sistema de gestão de tarefas que é muito parecido com o do Windows Phone 8 e Android. É mostrado ao utilizador um ecrã da aplicação em vez de apenas os ícones como acontecia até agora.
Por fim, o Control Center, algo que já falatava ao iOS desde a versão 1 e que já existia no mercado do Jailbreak desde essa altura: uma forma de ligar e desligar componentes como a rede sem fios, áudio ou o Bluetooth sem ter que andar à procura deles nos ecrãs de configuração. E até disponibiliza uma lanterna! Uma das primeiras Apps feitas para o iPhone assim que ganhou um flash.
Outros rumores que estavam certos prendem-se com a app de fotografia que agora inclui filtros “a lá Instagram”, permite fazer partilha directa de fotos nas redes sociais e organiza-as em “momentos” que podem ser locais ou dias.
O sistema de controlo por voz Siri tem duas novas vozes uma masculina e uma feminina, um ecrã novo e novos comandos para ligar ou desligar o Wifi ou Bluetooth, pode também enviar e ler tweets e SMS, procurar no Bing e integração com kits mãos livres Bluetooth e mesmo nos sistemas “infotainment” nos carros.
App Store
A nova App Store sabe onde está através do sistema de localização e aconselha-lhe apps. As actualizações passam a ser automáticas.
iTunes Radio
Esta nova funcionalidade funciona através da app de música do iOS7 e no iTunes do Mac OS. Gratuito com anúncios e sem anúncios para os subscritores do iTunes Match. O modo de funcionamento é muito semelhante ao do Spotifiy.
Find My iPhone
Agora bloqueia de vez o dispositivo tornando-o completamente inútil.
O novo sistema operativo móvel vai estar disponível antes do fim do ano para o iPhone 4 em diante e iPad 2 em diante.
Foram também apresentados novos Macbooks com tecnologia Hashwell da Intel e novo Mac Pro com um design diferente…
Imagens: Engadget, Tech Crunch