Construa uma consola portátil já!

Project-Shield

No inicio deste ano a Nvidia anunciou o projecto Shield, uma consola portátil baseada num chip Tegra, que, em vez de ter os jogos instalados directamente, permite receber um stream de qualquer jogo que esteja a ser executado num PC ou servidor com tecnologia da própria Nvidia. Não se trata do stream de vídeo de um jogo, mas de uma experiência completamente interactiva.
Para um gamer isto é ouro sobre azul, não só não tem que estar preso à secretaria, como pode usar os jogos para PC que oferecem gráficos muito mais complexos e realistas num dispositivo móvel.

A solução que apresentamos aqui permite-lhe usar qualquer computador independentemente de usar, ou não, hardware Nvidia e também qualquer tablet iOS, Android ou Windows.

[one_half][toggle_box title=”De que precisa?” width=”Width of toggle box”]

Um tablet
Pode ser Android, iOS, Windows (8 ou RT)

ou um smartphone Windows Phone 8.

Um PC
Onde vão correr os jogos.

App Splashtop 2

A app está disponível para:

iOS e Android,

Windows RTWindows 8 (X86)

e Windows Phone 8.

Componente PC

Vai ser o programa servidor

que projecta o jogo para o tablet.

Pode descarregá-lo daqui.

[/toggle_box][/one_half]

A partilha dos desktops de computadores não é propriamente tecnologia de ponta, mas os sistemas que existem agora estão feitos para a gestão e resolução de problemas remotos ou seja no máximo consegue um frame rate de 1 ou 2 fps, o que para jogar obviamente não chega.

A aplicação Splashtop veio mudar o panorama do controlo de remoto do PC para jogar porque permite a partilha dos ambientes de trabalho de Windows Linux e MacOS com uma ligação rápida de muito baixa latência, o que permite uma experiência de utilização num tablet, muito semelhante à de estar à frente do computador a jogar.
Como sempre há que se fazer compromissos e o ganho em experiência de utilização paga-se em CPU: este sistema, para funcionar como deve ser necessita de um processador com algum poder, isto porque o gasto extra em termos de processador fica-se pelos 9 a 15 por cento num sistema com um Core i5 de segunda geração.
Outra diferença entre o Splashtop e Remote Desktop do Windows é que funciona em cima da conta de utilizador que está activa, não necessitando que se crie uma conta específica para fazer funcionar o sistema. Isto à primeira vista pode parecer um pormenor, mas pode trazer problemas de segurança.

Passo-a-passo para começar a jogar os jogos de PC no seu tablet.

Playstore

1. Tanto a versão gratuita como a paga da app Splashtop 2 estão disponíveis nas respectivas lojas de apps das várias plataformas. Se quiser usar esta app através da Internet terá que ter uma assinatura paga do serviço. A versão THD foi optimizada para as plataformas Tegra da Nvidia e especialmente pensada para jogos.

2. Também vai ter que instalar o componente para PC do Splashop que é responsável pelo streaming do vídeo do computador para o tablet e aceitar os comandos que der. O componente para PC suporta todas as versões das apps..

Splash 1

3. O separador Desktop Security do programa para PC disponibiliza um grande número de ferramentas que, como o nome indica servem para tornar a sua ligação mais segura. Pode definir um código de segurança para autenticar a ligação ou também poderá usar o seu login do Windows.

4. Depois de pôr o programa a funcionar no PC é tempo de voltar para o tablet. Active a app Splashtop no Android. Esta vai começar imediatamente a procurar computadores na sua rede. Depois de encontrar a sua máquina vai ter que definir primeiro a resolução que vai usar. Toque no botão à direita do ícone do seu computador e escolha uma resolução a usar. Se estiver a usar um dispositivo Android com um ecrã de 7 polegadas recomendamos uma resolução de 1280×800.

Instruções SplashTop

5. A app tem um modo de clique directo em que um toque corresponde a um clique no botão esquerdo do rato. Se tocar e deixar o dedo no ecrã corresponde a um clique com o botão direito. Para mover o rato basta arrastar o dedo pelo ecrã. Se quiser usar os controlos específicos para jogar terá que recorrer à versão paga.

6. Usando a THD. A versão optimizada para dispositivos Nvidia já inclui controlos pré-definidos para alguns jogos como o Skyrim, Diablo III, Portal 2, WoW, PES e Civilization V. A única limitação é que tem que usar os jogos em modo de janela.

7. Se tocar no ecrã com três dedos vai abrir a janela de definição dos controlos para jogos, aqui pode tocar no sinal de + para mover e ajustar a posição dos controlos no ecrã. Se quiser pode usar um gamepad através de Bluetooth.

splashtop-virtual-remote

8. Se quiser gastar algum dinheiro, pode jogar através da Internet. As versões mais antigas usam a sua conta de Google para fazer a ligação entre o seu computador e o seu tablet. As versões mais recentes usam um sistema próprio. Se o router não deixar fazer a ligação como deve ser vai ter abrir o port 6783.