Conferência Build da Microsoft arranca esta semana

A Build, a conferência para programadores da Microsoft, vai arrancar na próxima quarta-feira em São Francisco, EUA.

Segundo a notícia da CNET, são de esperar algumas novidades relacionadas com o universo Windows.

A empresa de Redmond deverá apresentar a versão preview do Windows 8.1, que irá incluir algo que a Microsoft chama de “Start tip”, uma espécie de antevisão do botão Iniciar.

Depois de clicar no logótipo do Windows no canto inferior esquerdo do ecrã, os utilizadores serão levados para o ecrã Start.

Aparentemente a Microsoft vai dar aos utilizadores, no que diz respeito ao inicializar dos seus computadores, a escolha entre o modo desktop ou Tile.

Os executivos da Microsoft provavelmente vão passar uma grande parte da conferência com a apresentação de uma série de actualizações.

Estas provavelmente serão divididas em três segmentos: correcções que tornam o sistema operativo mais fácil de utilizar; mudanças com base nos dados de telemetria que a Microsoft recolhe dos utilizadores, assim como a inovação.

A empresa deverá levar a cabo várias demonstrações, destacando novos cenários para os utilizadores do Windows 8, para o qual os programadores podem desenvolver aplicações.

A Microsoft deverá ainda demonstrar como a sua família de produtos funciona em conjunto.

O Windows Phone e a Xbox deverão passar a funcionar cada vez melhor com o Windows 8, e o SkyDrive deverá ter ainda uma maior integração com o sistema operativo, permitindo ao utilizador guardar os seus ficheiros com um mínimo de esforço.

Na última edição da Build, Steve Ballmer disse aos programadores presentes que “Hoje em dia o Windows 8 é a melhor oportunidade para o desenvolvimento de software”.

Com as vendas de PCs em declínio, a Microsoft vai tentar convencer os programadores de que esse optimismo ainda é válido.