Como usar dois monitores no seu computador

Quem trabalha num sistema com dois monitores depressa se habitua a ter mais espaço extra no desktop do sistema operativo que usa. Muitas vezes torna-se até extremamente difícil voltar a uma configuração de apenas um monitor.

Numa configuração com dois monitores, um deles pode ser usado para pesquisas na Internet enquanto o outro está com o Office e o correio electrónico.

As únicas coisas que tem que ter em atenção na utilização de dois monitores em simultâneo, é saber se a sua placa gráfica aguenta o aumento da quantidade de informação a processar. Hoje em dia, as placas gráficas de gama média dos portáteis e desktops conseguem suportar pelo menos dois monitores, mas se tiver dúvidas vá ao site do fabricante da placa gráfica para ter a certeza.

Expanda o ambiente de trabalho

1. Configure o Windows

Comece por ligar o segundo monitor e o PC. Quando o Windows terminar de carregar, clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho. No Windows 8, 7 e Vista clique com o botão direito do rato algures no ambiente de trabalho e clique em “Resolução do Ecrã”. Se o Windows não tiver descoberto já o segundo ecrã, clique na opção “Detectar”.

2. Expanda o ecrã

Agora clique no ícone do segundo monitor e altere a resolução. Clique no menu de queda “Múltiplos Ecrãs” e seleccione “Expanda Esses Ecrãs” para partilhar o ambiente de trabalho entre os monitores. Clique no botão “Aplicar”. Agora, quando deslocar o rato para fora do ecrã, o ponteiro aparece no ecrã seguinte.

3. Organize os monitores

O Windows parte do princípio que o segundo monitor fica à direita do primeiro e fará as definições nesse sentido. Se por qualquer razão preferir pôr o monitor extra à esquerda, deverá trocar de lugar os ícones na janela “Resolução do Ecrã”. Clique-os e arraste-os de modo a ficarem como deseja.

4. Mais funcionalidades

O DisplayFusion é uma impressionante ferramenta que lhe permite ter um controlo muito maior sobre o seu ecrã duplo. Permite que cada monitor tenha um papel de parede diferente, transferir papéis de parede do Flickr, e muito mais. Pode transferi-lo de www.displayfusion.com.

5. Estique o papel de parede

Se quiser, pode usar o DisplayFusion para fazer aparecer um só papel de parede passando pelos dois monitores. Seleccione “Span an image across all monitors” e depois clique em “Load from, O meu computador”. Em bit.ly/TFioNI e bit.ly/Ws2FC7 pode encontrar excelentes papéis de parede já criados para dois monitores ao mesmo tempo.

6. Adicione uma segunda barra de tarefas do Windows

A barra de tarefas do Windows apenas aparece num dos monitores, o que foi definido como monitor principal. Se quiser ter um controlo total em ambos os ecrãs poderá usar este software de terceiros, o MultiMonitor TaskBar, que adiciona uma barra de tarefas ao segundo monitor. Pode descarregar-se a partir daqui: bit.ly/WsrYlv.

7. Organize as janelas com apenas alguns cliques

Com mais de um monitor há espaço para mais janelas. Assim, fica mais fácil trabalhar com diversos programas de uma vez. O Windows pode ordenar estas janelas automaticamente para aparecerem bem arrumadas pelos dois monitores. Para tal, clique com o botão direito do rato na barra de ferramentas e seleccione “Show Windows Stacked”.

8. Aproveite o seu ambiente de trabalho expandido

Já está. Tem o ambiente de trabalho do Windows configurado para que use os dois monitores da melhor maneira. Tem muito espaço extra para trabalhar enquanto olha para bonitos panoramas especialmente criados para dois ecrãs. Combinando as ferramentas do Windows com outro software é fácil transformar o ambiente de trabalho.