Como resolver os problemas mais comuns com a ligação à Internet

É estranho estar publicar num site de Internet conselhos para melhorar a ligação à Internet. Mas, por outro lado, podemos ver isto como “profilaxia”, olhando para o problema antes...
Fibra

É estranho estar publicar num site de Internet conselhos para melhorar a ligação à Internet. Mas, por outro lado, podemos ver isto como “profilaxia”, olhando para o problema antes dele acontecer.

Se o nosso trabalho depende do correio electrónico e de uma ligação à internet e esta faltar ou ficar muito lenta, podemos perder horas e horas. A PCGuia ajuda-o a resolver problemas mais comuns que podem limitar o seu acesso à internet.

 

A ligação cai

Siga estes passos para recuperar uma ligação que cai com frequência:

Router

1. Verifique se tem o router a funcionar como deve ser. Regra geral, os routers têm alguns LED na parte da frente a indicar o seu funcionamento. Desligue o router e, se for o caso, o modem cabo/DSL por momentos, espere uns segundos e volte a ligá-los. Este método, chamado power cycling, serve para reiniciar os aparelhos.

Cabo Ethernet

2. Depois, verifique as ligações dos cabos que unem o modem de cabo/DSL ao router, assim como os do router ao PC. Pode ter-se solto um cabo e o sinal não chega aos computadores. Se quiser, e se desconfiar que o original não está em boas condições, troque de cabo ethernet, colocando um que saiba estar em bom estado. Examine os cabos procurando danos como cortes e dobras, que podem causar má ligação.

3. Agora, alguns dos computadores deverão estar ligados à internet. Se um computador estiver com problemas, use os diagnósticos de rede do Windows para corrigir o problema. Saberá se alguma máquina está a ter problemas a ligar-se à net se aparecer um X vermelho sobre o ícone da ligação à internet na área de notificação. Aparece também um triângulo com um ponto de exclamação no meio, indicando que está ligado à rede mas não à internet. Execute os diagnósticos de rede no Windows 7 clicando com o botão direito do rato no ícone da ligação à rede na área de notificação e seleccione Resolver problemas. O Windows começa imediatamente a aplicar soluções, como renovar o endereço IP e repor o adaptador de rede do PC.

4. Se tem um computador ligado à internet por Wi-fi, talvez o router não esteja a enviar sinal com força suficiente para o PC. Aproxime o PC do router e verifique se o sinal fica mais forte com a proximidade. Talvez haja materiais ou equipamentos na sala a interferir com o sinal wireless. Pode assim ter de deslocar o computador para outro compartimento. É algo a experimentar em caso de ligação lenta, também.

 

Corrija uma ligação lenta

Experimente estas técnicas se estiver com uma ligação lenta

1. Tal como com uma ligação em falta, deve começar por desligar o router e o modem e voltar a ligá-los.

2. Depois, deverá verificar a ligação com a ajuda de um teste de velocidade da banda larga online. O teste indica a velocidade corrente da sua rede e pode executá-lo diversas vezes, vendo se há alterações à velocidade durante as diferentes horas do dia. A maioria dos testes online testa as velocidades de carga e de descarga. Se as velocidades estiverem em níveis inferiores aos esperados, contacte o seu ISP para tentar resolver o problema do lado dele.

3. Se tiver várias pessoas a partilhar a ligação à internet, talvez não haja largura de banda suficiente para todos. Por exemplo, o seu escritório usa cloud computing para o serviço de atendimento aos clientes, cópias de segurança e correio electrónico. Se todos os empregados usarem estes serviços ao mesmo tempo, a largura de banda fornecida pelo ISP pode não chegar para as necessidades. Outras aplicações que comem muita largura de banda são as de telefonia VoiP e software de videoconferência. Se verificar que tem pouca largura de banda, que não corresponde às necessidades da sua empresa, fale com o seu ISP para ver as opções disponíveis, e se entre elas haverá alguma mais adequada.

Google_Safe_Browsing_Flags_Websites_with_Malware

4. Os vírus e o spyware são outras causas comuns para a lentidão nas ligações. Os vírus costumam disseminar-se enviando cópias deles próprios pelo correio electrónico, que come quer largura de banda, quer a capacidade de computação da sua máquina. Já o spyware pode vigiar os seus hábitos de navegação na web, chegando por vezes ao ponto de registar as batidas no teclado, e envia as informações aos criminosos. Evite que estes e os vírus tomem conta da ligação à internet, tendo nos seus computadores pacotes de segurança devidamente actualizados.

5. Se nem a largura de banda nem os vírus forem o problema, talvez seja o hardware da sua máquina. A web, por exemplo, só está lenta num computador mais velhinho? Os computadores mais novos são mais rápidos? Regra geral, as aplicações da nuvem não precisam de grandes requisitos de hardware. Chegará um processador de 1 GHz e 256 MB de RAM. Mas se a máquina não atinge esses valores, se calhar está na altura de arranjar hardware novo para a máquina. Pode verificar a velocidade do processador e a memória no Windows 7 clicando no botão Iniciar, clicando com o botão direito do rato em Computador e seleccionando Propriedades.

Finalmente

Não sendo uma lista completa, seguir estes passos deverá resolver a grande maioria dos atrasos e quedas de ligação da internet. Se continuar com problemas, a nossa sugestão é que entre em contacto com o seu ISP.

Categorias
Guia completo

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link